Ruído na gravação (click)

    Autor Mensagem
    MatheusZ
    Membro Novato
    # fev/19


    Boa noite,

    Comprei recentemente uma mesa de som, Behringer Xenyx Q502, para gravar algumas coisas aqui em casa, não é pra ser nada profissional.

    Porém, ao tentar gravar com o baixo ligado direto na mesa de som, escuto um barulho como se fossem "clicks" no som ao tocar.

    Estou utilizando o Reaper para gravar, já tentei com o Audacity mas o problema permanece. Tentei outros instrumento, mas o barulho permanece.

    Como é difícil explicar, subi um pequeno áudio com o problema:

    https://soundcloud.com/matheus-zimann/click-audio

    Obs. tenho certeza que não é o metrônomo hehe

    Casper
    Veterano
    # fev/19
    · votar


    Caro MatheusZ:

    Creio que realmente seja algum problema
    grave. Não parece ser saturação do
    pré, dá a impressão de ser algum problema
    digital mesmo.

    Use a garantia.

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # fev/19 · Editado por: Beto Guitar Player
    · votar


    MatheusZ

    Não plugue o baixo direto na mesa. Plugue em um cubo e em linha, plugue na mesa. Caso persistir o problema, daí pode ser algum problema na mesa.
    Eu tenho uma mesa dessa e nunca tive problema, mas se ligar o instrumento direto, dá muito ruido e chiado. Acredito que tenha a ver com diferenças de impedâncias, ou algo do gênero.


    Edit. Tem um detalhe importante, que talvez possa ser a origem do problema. Existem dois tipos básicos de entradas nessa mesa: Mic e Line. A entrada Mic é indicado para ligar microfone, de preferência balanceado e a entrada Line é onde deverá ser plugado o instrumento. Se isso resolver, desconsidere o que escrevi acima.

    entamoeba
    Membro Novato
    # fev/19
    · votar


    Tive um problema parecido e o que estava errado era a configuração de protocolo (ASIO, MME, Direct Sound, WASAPI). Só foi mudar que resolveu.

    The Man Who Sold The World
    Veterano
    # fev/19
    · votar


    Beto Guitar Player
    pra resolver o problema com impedância é só usar um DI, se o amplificador não for bom, a saída de linha só vai servir pra gerar mais ruído

    vbsilveira
    Membro Novato
    # fev/19 · Editado por: vbsilveira
    · votar


    directbox/preamp entre a mesa e o baixo, liga a mesa na entrada line(azul no pc)... usa algum drive tipo asio4all... e ve uns tutoriais de como configurar impedancia no reaper

    Edit: tenta usar cabos balanceados XLR stereo, ao inves dos P10...

    MatheusZ
    Membro Novato
    # fev/19 · Editado por: MatheusZ
    · votar


    Boa noite,

    Primeiramente agradeço a todos pelo auxílio, finalmente consegui resolver.

    O retorno no Reaper ainda não consegui fazer funcionar, mas ao menos nas gravações não tem mais aquele ruído.

    Afim de que fique registrado e que possa ajudar a outros com o mesmo problema configurei da seguinte forma:

    Baixo ligado ao pedal NIG Bass Shaper, o "out" do pedal ligado no amplificador e a saída balanceada ligada na mesa.

    No Reaper deixei as configurações da seguinte forma:

    http://tinypic.com/r/33v0xf6/9
    http://tinypic.com/r/2jg5wnd/9
    http://pt-br.tinypic.com/r/2wlrktu/9

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # fev/19
    · votar


    MatheusZ

    Baixo ligado ao pedal NIG Bass Shaper, o "out" do pedal ligado no amplificador e a saída balanceada ligada na mesa.

    Então o problema era por estar ligando o baixo direto na mesa?


    O retorno no Reaper ainda não consegui fazer funcionar

    Eu não sei usar o Reaper, já fucei um pouco do Pro Tools, mas acredito que as configurações devam ser semelhantes. Provavelmente o problema para você não conseguir ouvir o que está tocando se deve por conta da configuração de saída de áudio. Tem que setar as saídas corretamente para onde você vai escutar, ex.: caixas de som, monitor de áudio, fones de ouvido, etc. Acredito que essa configuração esteja naquela primeira imagem que você mandou.

    MatheusZ
    Membro Novato
    # fev/19
    · votar


    Então o problema era por estar ligando o baixo direto na mesa?


    Não tenho certeza, mas acredito que tenha sido alguma das configurações do Asio.

    Estava usando o Asio4All quando o problema ainda aparecia, mudei para o Asio que a Behringer oferece e resolveu.

    francisco2004
    Veterano
    # fev/19
    · votar


    Estranho esse click mesmo... geralmente click tem a ver com a configuração dos buffers no DAW... se for muito pequeno, o computador pode não conseguir processar tudo em tempo, produzindo esse efeito. Mas o seu baixo parece claro no fundo, como se o click estivesse ocorrendo em paralelo e viesse de outra fonte.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ruído na gravação (click)