Cabo correto para ligar interface a monitores

    Autor Mensagem
    Clev
    Membro Novato
    # nov/17


    Olá, postei a mensagem abaixo no fórum errado, postando agora no fórum correto:

    Estou em dúvida sobre a melhor forma de ligar um par de monitores Yamaha HS7 a uma interface Presonus Audiobox USB. Segundo as especificações, cada um dos monitores tem duas entradas: "XLR3-31 type (balanced), PHONE (balanced)". Já a interface PreSonus tem as saídas descritas assim:
    Type
    ¼"
    Balanced Output Impedance
    51Ω

    Ou seja, a interface só tem saídas p10. Pensei em adquirir dois cabos XLR/p10, mas um conhecido me falou que pode dar problema de impedância e sugeriu cabos p10/p10. Ocorre que, ao pesquisar cabos p10/p10, não encontro cabos mono e balanceados ao mesmo tempo e não sei se é seguro comprar cabos estéreo e balanceados, na verdade as especificações do monitor e da interface não dizem se os conectores são mono ou estéreo, dizem apenas que são balanceadas. Se eu comprar cabos estéreo, tenho receio que o plugue não encaixe nos conectores.

    Auxílio por favor ?

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # nov/17
    · votar


    Cara, vc tá fazendo uma confusão danada. Vc sabe o que é sinal balanceado? Se sim, então já deveria ter matado a charada de cabo estéreo/mono P10 balanceado ou não.
    Sinal balanceado deixa de ser balanceado em cabo "mono", mas não deixa de ser sinal mono por estar em cabo estéreo, porque as duas vias do estéreo só estão balanceando o sinal, e não o deixando estéreo.
    Quer dizer, vc tem ligar a saida P10 da sua interface (balanceada, 3 vias) na entrada P10 (balanceada, 3 vias) do seu monitor. Com que cabo? P10 mono? Claro que não, pq não tem como passar sinal balanceado por ali. Tem que ser P10 stereo, pq no estereo vc tem 3 sinais no conector, Tip/Ring/Sleeve (TRS), 3 vias, onde vai passar o sinal hot(+), cold(-), e ground, ou, sinal normal, "invertido", e terra. Seria a mesma coisa que usar um "cabo de microfone", com conectores canon, ou XLR, é tudo cabo de 3 vias, só mudou o conector... Fora isso, não faz sentido nenhum o cabo não entrar no conector por ser stereo ou mono, é tudo 1/4". Se vc usar um cabo mono, vai entrar normal e vai funcionar, só que o sinal não estará balanceado e estará mais suscetível a interferências.
    Então trago novamente a pergunta inicial, vc sabe mesmo o que é um sinal balanceado?

    Clev
    Membro Novato
    # nov/17
    · votar


    Olá, agradeço a resposta. Mas, ontem mesmo fiz um experimento e constatei que existem sim plugues p10 diferentes entre si. Tenho um adaptador p10 macho para p2 femea, que uso para ligar um fone de ouvido antigo à minha interface. Esse adaptador encaixa no conector de fone da interface, mas não encaixa em nenhuma das outras duas saídas. Olhando bem os plugues, descobri que o plugue desse adaptador tem uma "ranhura", uma "separação" a mais do que os plugues dos cabos p10/RCA, os quais eu ainda uso para ligar a interface a um minisystem enquanto não chegam os monitores.

    Assim, meu medo é que, ao comprar cabos balanceados, eles tenham plugues iguais aos desse adaptador p10/p2, que tem uma separação a mais e não encaixa nas saídas principais.

    JonGouveia
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    Clev
    as ranhuras que você fala são essas?
    http://www.theclosedcaptioningproject.com/wp-content/uploads/2016/04/3 -5mm-Stereo-vs-Mono-300x200.jpg

    Ningen
    Veterano
    # nov/17 · Editado por: Ningen
    · votar


    cabos mono e balanceados ao mesmo tempo e não sei se é seguro comprar cabos estéreo e balanceados

    O cabo balanceado possui 2 vias + a malha de proteção. (ou seja ele tem 3 meios de transmissão/contato) o que pode ser "interpretado" como cabo estéreo.
    Se o cabo for "mono" ou seja, tiver só uma via + malha (como um cabo de guitarra) ele é um cabo desbalanceado.

    Ou seja, o ideal é usar um cabo com 2 vias + malha, e usar plugs TRS ou P10 Estéreo (3 pontos de contato) ou XLR (3 pontos de contato).

    Para não ter problemas de impedância com cabos XLR-P10, use esse diagrama.
    Na dúvida, compre P10-P10.

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # nov/17
    · votar


    Clev
    JonGouveia
    Se as ranhuras que vc está se referindo são essas da imagem, então é porque o adaptador é estéreo, o que faz sentido usar em fones já que o fone tem L/R, fica uma via pra cada lado. Mas pode ter certeza que a medida é a mesma. Se não tá entrando o adaptador no jack de entrada, ou o jack veio com defeito dimensional, ou o adaptador veio com defeito dimensional. Eu também tenho um adaptador desse que veio com o meu headphone que uso com a interface, ele tem as "ranhuras" (é estereo), e entra normalmente em qualquer jack P10. Diga-se de passagem que não é muito difícil ter problemas dimensionais com P10, pois a precisão que uma máquina precisa ter na fabricação desses não é brincadeira. Na verdade, uma coisa que é bem comum é ter problema dimensional só no plastiquinho que separa uma via da outra no conector macho, se for o caso, pode cortar o excesso com um estilete ou passa uma lixa (só no plástico) que vai entrar e não estraga nada.

    Clev
    Membro Novato
    # nov/17
    · votar


    OK, essas informações todas me dão mais segurança. Agora então é só decidir se adquiro um p10/10 balanceado ou um XLR macho para p10. Se não for fazer diferença na prática, acho que vou de p10/p10, que aí além do preço menor, as chances de ser compatível com outros equipamentos no futuro são maiores.

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # nov/17
    · votar


    Clev
    Só tem um pequeno detalhe: muitas vezes o povo faz e vende cabo XLR/P10 pra fazer a "gambiarra" de mandar sinal de microfone (XLR balanceado) pra mesa de som que tem entrada P10, muitas vezes que não é balanceada, então o P10 é mono e não é balanceado. Realmente é mais negócio pegar o P10/P10 stereo (balanceado, TRS)

    Clev
    Membro Novato
    # nov/17
    · votar


    Valeu !

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cabo correto para ligar interface a monitores