Sonex em Xadrez

    Autor Mensagem
    TiagusXP
    Membro Novato
    # set/17


    Senhores,

    Tenho uma sala de 5m x 5m para a qual comprei sonex.
    Fiz a medições e daria para dar duas voltas de sonex na parede da sala e isso equivale a apenas um metro de altura, sendo a altura 2,5m.

    Se eu desse duas voltas de sonex eu estaria contemplando apenas um quinto da altura da parede.
    Ai eu resolvi colar o sonex em xadrez, o que deu pra fazer 3 voltas e ainda sobrou um pouco que pretendo usar no teto.
    Após colar, fiz teste apenas de voz mesmo, falando, gritando, etc e verifiquei que havia retorno de eco, pouco mas havia.

    Fiquei na dúvida se existe isso, colar sonex em xadrez.
    Vi alguns estúdios que colocam apenas algumas placas espaçadas, por isso fiz dessa forma.
    Mas fiquei na dúvida mesmo se isso existe ou se eu devia ter dados apenas duas voltas na parede da metade pra cima mesmo.
    Alguém sabe dizer se fiz errado?
    Caso sim, tudo foi medido e nos espaços do xadrez daria pra colocar o restante do sonex (assim que der pra comprar :) ).

    Como última informação, a sala é para ensaios de banda e, em breve, pra gravar mesmo músicas dessa banda.
    Desde já, agradeço aos feras aí...

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # set/17
    · votar


    Vamos por partes.
    Quanto menor o quarto, mais as reflexões zoam o som, não por ter mais ou menos reflexões, mas por estarem muito próximas. Quanto mais alto o volume, mais forte as reflexões, e as frequências que se reforçam o farão com mais intensidade, bem como as que se cancelam o fazem com intensidade maior também zoando mais o som.

    O principal pra vc tratar são as paredes na altura do ouvido e as próximas a isso, ou seja, tem que meter sonex nas paredes da altura da cintura até um pouco depois da cabeça. Não precisa cobrir totalmente a parede, pode colocar a 45° ou reto mesmo, tanto faz. O importante é cobrir bastante.

    Os estúdios que vc vê na internet tem somente em locais estratégicos porque provavelmente o objetivo alí é tratar somente as reflexões primárias dos monitores de som. Estúdio de ensaio, onde vai ter amp de guita valvulado fritando, vocal no PA acompanhando e bateria descendo a lenha com agudo de prato pulando pra tudo quanto é lado, o tratamento tem que ser mais massivo.

    Ou seja, na prática, o tratamento acústico ideal depende do objetivo da sala. Aqui em casa, eu gosto de fritar meu valvulado de 100w, o cab dele não é angulado, e ele fica no chão. Ou seja, os cantos na altura do joelho, aqui em casa, tem que ser totalmente tratados, todos os vértices da sala idem, é como não uso monitores com o objetivo de ter som de alta fidelidade (flat), usei toda a espuma que consegui.

    Outra coisa que me ajudou a deixar som mais natural foi usar diferentes materiais no tratamento. Aqui eu usei duas espumas diferentes, usei madeira, tapete no chão, os móveis da sala também ajudam, tem um sofá, etc... Isso tudo vai dando diferentes reflexões em diferentes frequências, o som fica menos embolado é mais natural, mais vivo.

    Mais uma coisa. Se o que caga no som tirando sua inteligibilidade, deixando embolado, e justamente este conflito entre dois sons iguais porém fora de fase, logo, deixar o primeiro som ir embora foi muito bom aqui em casa. Deixo uma janelinha pequena aberta lá em cima, e a porta metade aberta. Faz diferença! Mas aqui eu não preciso de isolamento, em 90% dos casos isso não se aplica...

    Pra finalizar... Na boa velhinho, Bass traps são necessários, e quanto mais alto o volume, mais necessários eles se tornam, é maior a quantidade deles que vc vai querer. Outra coisa é que não tem problema vc deixar uma parede com pouca coisa pra absorver, é muito mais problema quando vc tem essa parede em paralelo a outra que também tem pouco tratamento, isso é muito ruim. Não se esqueça que difusores também podem ajudar!

    TiagusXP
    Membro Novato
    # set/17
    · votar


    acabaramosnicks

    Pois é parceiro,
    Você falou o que eu pensava que alguém ia falar rs, só que eu queria confirmar.
    Muito obrigado.
    Vamos ter que tratar mesmo os espaços do "xadrez".

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Sonex em Xadrez