Adobe Audition CC: tem como gravar violão e voz ao mesmo tempo?

    Autor Mensagem
    HenriqueHusken99
    Membro Novato
    # jan/17


    E aí galera. Tudo bom?

    Gostaria que alguém pudesse me ajudar, se possível. Seguinte:

    Eu uso um microfone condensador USB(Arcano BKU-01) para a gravação da voz e uso a ME-25 como interface de áudio para gravar o violão. Gostaria de saber se há como eu gravar as duas coisas simultâneamente, o violão pela interface(ME-25) e o microfone direto pelo USB.

    KalukaGuitar
    Membro Novato
    # jan/17
    · votar


    HenriqueHusken99

    Eae Henrique... la vamos nós de nv kkkkk

    Tem sim. É possivel engatilhar (não sei se esse é o termo correto) duas faixas ao mesmo tempo para gravar, cada uma recebendo dois tipos de entrada diferente (um da ME-25, outro do mic). Recomendo? Não! Pq?

    Antes de mais nada, como você quer que suas gravações soem? Como studio ou ao vivo? Se for ao vivo, até pode funcionar... Então você grava em um único take (uma tomada, ou seja, aperta REC, toca e canta até o fim). Entretanto soar como "live" não possui a melhor qualidade do mundo (só ver esse youtubers que gravam com o mic do pc)

    Se quer que elas soem como studio, vai ter que gravar faixa por faixa, trecho por trecho. (não que vá ter uma qualidade igual à um studio, me refiro à studio e ao vivo para ilustrar como funciona cada um dos processos). Então primeiro você grava a intro quantas vezes necessárias até ficar o mais perfeita possivel (dentro do tempo, sem ruído, sem nota errada, sem mta influencia externa - caso do mic, etc). Claro que depois vc pode fazer ajustes com compressão e outras técnicas, só que precisa gravar o mais fidedigno possível. Masterização resolve falhas, não faz milagres. Depois grava os versos, o refrão, a ponte, enfim, trecho a trecho. Essas musicas que vc escuta no celular são em sua grande maioria gravadas com instrumentos isoladamente, trecho a trecho (apenas bateria e baixo que costumam gravar juntos para facilitar a "cola" da mixagem). Há sim exceções, de faixas gravadas com a banda tocando todos juntos, nem sempre isso é possível...

    Gostaria de saber se há como eu gravar as duas coisas simultâneamente, o violão pela interface(ME-25) e o microfone direto pelo USB.

    É possível...

    francisco2004
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    Eu estou recém (re)começando nessas brincadeiras de home studio, mas eu tenho gravado voz e violão tudo junto na primeira trilha. Depois, com essa base, vou gravando uma coisa por vez. Se é uma música com um compasso fixo, tipo 4/4, 3/4, dá para usar metrônomo sem gravar essa referência, mas eu não me acertei com metrônomo para bossa nova... sou meio burro para calcular compassos compostos.

    Resumindo em passos:
    1o: gravo voz e violão em uma trilha mono (não esqueça de iniciar a gravação falando "1, 2, 3..." para saber onde começar nas próximas trilhas);

    2o: gravo o violão em uma nova trilha, ouvindo pelos headphones a gravação voz e violão da trilha 1. Aqui, obviamente, não preciso dizer o "1, 2, 3...", que já estará gravado na trilha 1.

    3o: deixo a trilha 1 muda, já que não preciso mais dela. Agora basta cantar numa nova trilha ouvindo o violão gravado na trilha 2.

    4o: adiciono novas trilhas de voz, solo de violão, etc, ouvindo as trilhas 2 e 3 pelos headphones.

    Tenho feito assim para voz e violão, mas aceito sugestões...

    HenriqueHusken99
    Membro Novato
    # jan/17
    · votar


    KalukaGuitar

    Tu é o cara! hahahah.

    Valeu por todas as dicas!

    HenriqueHusken99
    Membro Novato
    # jan/17
    · votar


    francisco2004


    Parece uma ideia bacana. Vou tentar deste jeito também.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Adobe Audition CC: tem como gravar violão e voz ao mesmo tempo?