PC vs Mac - Alguns prós e contras de ambos [DICA]

    Autor Mensagem
    mahohnikk
    Membro Novato
    # out/16 · Editado por: mahohnikk


    Olá pessoal, beleza com todo mundo? Eu estou criando este tópico com o objetivo de clarear um pouco um assunto que pode ser abordado com dúvidas. Qual eu devo comprar? Por que? PC? Mac?

    Eu usava antigamente apenas PCs (meu último PC usava uma CPU i7-4770K com 4 núcleos e 8 threads e 8GB RAM, que eu me recorde com barramento 1600). Pois bem, hoje uso um MacBook Pro 2009 13 (Mid) que tem a seguinte configuração:
    CPU Intel Core 2 Duo P8700 2,53GHz 3MB
    RAM 4GB DDR3-1067 (não sei a fabricante)
    HDD WD 500GB 5400rpm
    GPU NVIDIA GeForce 9400M 256MB

    Pois bem, a diferença que eu senti que perdi em relação ao processamento eu imaginava que seria absurda, mas não, foi "grande", isso me levou a crer que o OS X, hoje macOS, tem uma melhor interação hardware-software, sendo que entrei em contato com a Apple e me informaram que o OS X, atual macOS é feito de uma forma diferente, assimilando informações diferente do Windows. Eu, de certa forma, para música sai ganhando com este MacBook usado, por que?

    O sistema é mais estável, posso usar softwares como o Logic Pro X e o soundBlade (software de masterização profissional), já vem com entrada FireWire, consome bem menos energia do que um PC de mesa.

    Uns benefícios não específico do meu Mac, mas dos Macs em geral e nisso cito os novos são:

    Mac Minis (compactos, com portas Thunderbolt, porta FireWire, sem barulho aparente, elegante design, baixo consumo)
    iMacs (superiores obviamente, pois além do restante da configuração, o HDD de um iMac mais simples é um com 7200rpm e não 5400rpm como é o caso dos Mini e consome pouco)
    MacBooks (o lado ruim é a bateria de lítio que pode dar problema, mas a portabilidade é boa e eles pecam em ter poucas portas USB)
    Mac Pro (preço exorbitante e consumo de energia elevado, pelo menos eu acho)

    Um ponto negativo dos Macs em geral é que os novos estão vindo com hardware soldado, não costumam ter a customização de um PC (upgrades impossíveis) e o hardware de um Mac padrão costuma ser inferior ao de um PC top de linha (mesmo que soe que nos Macs roda melhor)

    Por outro lado têm os PCs

    São customizáveis, podendo por inclusive placas de vídeo avulsas e poderosas, placas Thunderbolt (têm o 3 inclusive) e as placas mãe mais evoluídas em tecnologia parecem vir com um ótimo sistema de áudio onboard para fones de ouvido, acho isso excelente, algumas já vêm com Thunderbolt inclusa.

    Porém, não se pode trabalhar com o soundBlade (escolhi este software para masterizar músicas), a estabilidade de um Windows tende a ser menor que a de um Mac (chances de dar erro, com o tempo a degradação em performance se mostra maior), maior número de vírus, pelo menos na minha opinião é outro contra do sistema Windows e "parece" que o Windows 10 é a última versão do Windows, enquanto sobre os Macs não temos notícias de última versão, o que eu acho positivo, pois terá mais novidade.

    Bom, minha escolha são os Macs e um dos motivos eu já citei (o soundBlade), sendo outro motivo a estabilidade e a simplicidade em terem portas FireWire (no caso dos Mini, por exemplo) e Thunderbolt 2 já embarcadas.

    Fiz uma lista então com possíveis prós e contras dos 2 lados

    PC (Windows)

    Prós
    - Customização (upgrades)
    - Thunderbolt 3
    - FireWire 800
    - Drive óptico
    - Hardware
    - Games

    Contras
    - Menor estabilidade do sistema Windows
    - Fim de novas versões do Windows
    - Falta de softwares (ex soundBlade/Logic Pro X)
    - Exigência de um CD-Key (sistema comprado)
    - Necessidade de um DVD ou pendrive com o Windows gravado
    - Impossibilidade da instalação do macOS
    - Maior consumo do que um iMac, MacBook Pro e Mac Mini
    - Maior variedade de vírus

    Mac (OS X/ macOS)

    Prós
    - Maior estabilidade dos sistemas OS X/macOS perante o Windows (menos chances de erros)
    - Possibilidade de instalação do OS X/macOS e do Windows lado a lado
    - Portas FireWire 800/Thunderbolt 2 já embarcadas em Macs como iMacs e Mac Minis
    - Menor consumo de energia em Macs como iMacs, Mac Minis e MacBooks
    - Softwares únicos como o Logic Pro X, Final Cut Pro X e o soundBlade
    - Não se paga mais por sistemas novos
    - Possibilidade de download do sistema dos servidores da Apple
    - Tudo citado em um computador compacto como o Mac Mini
    - Menos barulho com um Mac Mini (praticamente silencioso)
    - Novas versões do macOS sendo lançadas ano a ano
    - Menor variedade de vírus

    Contras
    - Sem customização de peças em novos Macs (sem upgrades)
    - Pior para jogos (com a ausência de títulos)
    - Preço
    - Thunderbolt 3 ausente em Macs (pelo menos em Macs Mini)
    - Existem Macs sem FireWire 800
    - Maior variedade de vírus
    - Hardware inferior em comparação a um PC

    Espero ter ajudado, de alguma forma, com a criação deste tópico.

    Del-Rei
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Cara, em 2010 eu resolvi migrar pra plataforma OSX. Inicialmente foi um transtorno... Demorei pra me habituar a algumas coisas... Perdi arquivos... Fiquei meio puto e instalei o Windows nele e fiquei usando. Passadas umas semanas da frustração, resolvi voltar ao OSX com mais calma... Lembro até que aqui no FCC tinha um tópico sobre Mac e alguns camaradas me deram algumas dicas legais.

    Resultado: Hoje não me vejo mais com Windows. A merda é que Apple é cara pra dedéu aqui no BR.

    Em 2010 não era tão caro, e comprei na FastShop um iMac 21" (modelo de entrada) por 3.6K.

    Só uma observação no seu texto:

    Macs (superiores obviamente, pois além do restante da configuração, o HDD de um iMac mais simples é um com 7200rpm e não 5400rpm como é o caso dos Mini e consome pouco)

    Na verdade, isso para os de 27", né?

    Porque depois que fizeram aqueles modelos mais finos de iMacs (a partir de 2013, acho), os de 21,5" são todos de 5400 rpm. A não ser que role um upgrade por fora.

    O meu de 2010 era 7200, mas o que comprei em 2014 caiu pra 5400, o que me deixou bem puto - é nítida a diferença de velocidade do HD. E olha que o de 2014 era a versão top dos 21,5”. Acabei comprando um SSD externo, conectado via Thunderbolt. Mas como SSD com Thunderbolt é caro, comprei um de 256GB só, onde fica apenas o sistema operacional e alguns aplicativos. As tranqueiras ficam no HD interno mesmo. Com o OSX instalado no SSD, ele voa baixo!

    A parte de maior variedade de vírus para OSX também não entendi muito bem no seu texto. Para Windows existem muito mais, né? Visto que é o sistema mais utilizado no mundo. Tenho Mac há 6 anos e nunca instalei um anti-vírus. E acesso páginas de bancos, faço compras...

    Sobre a diferença de hardware entre Apple e Microsoft, acho que nem vale comparar porque a otimização do OSX é anos-luz à frente do Windows, então mesmo com configurações inferiores o OSX pode ter um rendimento superior. Acaba ficando algo muito relativo comparar hardwares.

    Um aceno de longe!!!

    mahohnikk
    Membro Novato
    # out/16 · Editado por: mahohnikk
    · votar


    Brother, você disse tudo o que eu acho dos Macs haha. Sobre os HDDs, pelo que eu vi o iMac de 21,5'' com i5 1,6GHz usa um HDD de 7200rpm (e é o iMac mais fraco da nova leva). Sobre os vírus, eu não descarto, porque impossível não é, eu desconfio, mas se houverem são bem menos do que em Windows. A otimização de um OS X/macOS é realmente muito superior, nem se compara. Certeza que se eu comprasse um Core 2 Duo P8700 (caso vendesse) e colocasse em um PC de mesa, levaria uma surra bem maior do i7-4770K do que o P8700 em um sistema Mac. Os computadores que me surpreendem e eu gosto demais são os Mini, no curso que fiz de produção musical gravamos uma banda com mais de 40 canais com o Pro Tools 10, isso em um Mac Mini com i5 dual-core e nem travava. O meu MacBook as vezes não abre o Pro Tools 12 (mas o 10 ele abre se eu colocar uma versão inferior do OS X que estou utilizando), mas por ser tão antigo assim gosto bastante dele, me serve bem, mesmo com esse problema do Pro Tools.

    Del-Rei
    Veterano
    # out/16
    · votar


    mahohnikk
    Sobre os HDDs, pelo que eu vi o iMac de 21,5'' com i5 1,6GHz usa um HDD de 7200rpm (e é o iMac mais fraco da nova leva)

    Rapaz... Estranho isso. Devem ser os modelos antigos (pré 2013), não?

    Até fui olhar agora no site da Apple e nenhum dos 21,5" é com 7200rpm.
    Que, honestamente, acho um absurdo.

    Os computadores que me surpreendem e eu gosto demais são os Mini, no curso que fiz de produção musical gravamos uma banda com mais de 40 canais com o Pro Tools 10, isso em um Mac Mini com i5 dual-core e nem travava

    É. O desempenho é bom.
    Apesar de que, nessa situação, certamente estavam usando uma placa ou interface externa de áudio, onde acontece boa parte do processamento, liberando o computador.

    Um aceno de longe!!!

    Iversonfr
    Veterano
    # out/16 · Editado por: Iversonfr
    · votar


    mahohnikk
    O sistema é mais estável

    Extremamente discutível. Tenho um desktop bem montado que também uso pra trabalho, softwares originais, memória Corsair, etc. Ele simplesmente NUNCA travou. Vejo pessoal comparando Mac/PC mas sempre comparam maçã com banana, sempre com alguma asneira no meio. É sempre um cara que tinha um pc com i3 e zero de RAM e do nada compra um macbook, é lógico que vai ser melhor.

    Por ser extremamente mais customizável, o PC também tem mais margem de falha, muitos montam um PC e nem sabem o que estão comprando, pessoal só se atenta com processador. Aí vem a placa mãe e componentes tudo xing ling, memória ruim e fraca etc, mas no processador está lá estampado "i7". Tá aí outra coisa que não diz quase nada, pois tem uma penca de modelo de i7, do ruim ao bom, passando por i5 que são melhores que i7, mas isso é outra história. Voltando, as vezes nem sabem a placa mãe que tem, você mesmo nem comentou sobre a marca da RAM e a placa mãe do seu PC, que na minha opinião é o principal que controla tudo. Ter essas duas coisas de qualidade na minha opinião é mais importante que apenas ter um i7.

    Mac sempre vem tudo top e casadinho, amarrado, aí não tem como ter erro mesmo, e por consequência causa a falsa impressão (na minha opinião) de que é "mais estável". Também, mac tem que manter atual senão dá problemas de compatibilidade como vc mesmo comentou do ProTools. Comprar um mac de 5 anos atrás por exemplo é um tiro no pé na minha opinião.

    Tenho contato com ambos os sistemas. Sabendo o que está fazendo, em ambos se tem resultados excelentes. Atualmente no Brasil se monta um PC com um custo muito menor que um mac de hardware similar. Questão de se vale a pena, se é caro ou não, vai de cada um. O resto é mimimi.

    makumbator
    Moderador
    # out/16 · Editado por: makumbator
    · votar


    mahohnikk

    Uso windows 10 e OSX Mavericks (ainda não mudei dele). Gosto mais do OSX para certas coisas, mas em outras prefiro windows. Na verdade o que mais gostei foi o Snow Leopard.

    Tenho alguns reparos pra fazer sobre seu post incial:

    1. O lance do windows 10 ser o último é mais uma questão de nomenclatura, e para se aproximar do esquema da Apple de se instalar o SO sempre por cima do anteriror sem maiores distúrbios (coisa que até algum tempo a Microsoft não conseguia proporcionar). Não quer dizer que nunca mais ele será atualizado. Mas o plano é não chamar por um nome especial, vai ser só windows mesmo.

    2. O panorama atual de atualização de SO mais frequente da Apple a meu ver é um ponto contra, e não a favor. Vejo vários programas de áudio (e não só eles) que nem conseguem se livrar de bugs em determinado SO e já tem um novo saindo com novos problemas. Dois exemplos de softwares que rodam melhores no windows por conta disso: Cubase e Sibelius (me refiro a última versão de ambos).

    3. Tenho um sistema com windows 10 montado pela Avell e nunca trava também, e não tem vírus ou coisa parecida. As pouquíssimas vezes que travou foi culpa de updates ruins da Nvidia. Obviamente não uso nada pirata e não fico passeando por lados suspeitos da internet (mas tenho esse comportamento precavido no OSX também).

    Mas no geral também gosto mais do OSX (assim como gosto do IOS), apesar que fora a questão de privacidade, o windows 10 é realmente muito bom.

    marcelosz
    Membro Novato
    # out/16
    · votar


    mahohnikk
    Me permita fazer um comentário:
    Mac Minis (...sem barulho aparente...)
    Infelizmente os Mac Minis só não fazem barulho quando estão com baixo consumo de CPU. O que não é o caso em boa parte das situações em home studio.
    Tirando isso, são maquininhas muito boas. Eu tenho um de 2011, troquei o HD interno de 5400RPM por um SSD de 500GB, e adicionei outro SSD de 128GB.

    Se não fosse essa mania da Apple de fazer máquinas sem possibilidade de atualização, eu comparia um Mac Mini mais novo...

    Tirando isso também não troco Mac OS por nada.

    Del-Rei
    Veterano
    # out/16 · Editado por: Del-Rei
    · votar


    makumbator
    Uso windows 10 e OSX Mavericks (ainda não mudei dele)

    Eu uso o Yosemite... Tentei o El Capitan mas tive algumas incompatibilidades com alguns aplicativos de terceiros. Aí voltei. E nem pretendo mudar por enquanto.

    Engraçado, também preferi, até hoje, o Snow Leopard. Gostava daquele sistema. E sobre o iOS, em termos visuais eu preferia o padrão usado até o 6. Quando atualizou pro 7 com aquela aparência nova, fiquei meio irritado. É um lance simplista ao extremo, que parece meio tosco.

    Algo que me deixou meio irritado por muito tempo no Mac foi o Terminal, que na época que eu procurei, nunca encontrei um manual explicando as funcionalidades e comandos dele.

    Um aceno de longe!!!

    mahohnikk
    Membro Novato
    # out/16 · Editado por: mahohnikk
    · votar


    Amigos, mas precisamos analisar um conjunto:
    1- Em questão de BSOD x Kernel Panic, eu sempre comprei peças de PCs de procedência boa (bons modelos) e o Windows costuma sim ter mais chances de problemas, eu presenciei isso em anos e anos de uso, sendo que obtive um Kernel Panic com Apple apenas;
    2- Se eu precisar de Thunderbolt, só o preço gasto com 1 placa mãe top com Thunderbolt ou com 1 placa mãe boa + placa Thunderbolt, compensa pegar um Mac, pois um PC assim sairia por uns R$5.000,00 no mínimo, para você casar apenas componentes de uma classe de performance;
    3- Pelo que observei os PCs consomem mais e isso reflete na conta de luz, visto que os equipamentos de áudio que eu tenho, somente o par de caixas consomem 320w/h (160 cada);
    4- E tem a questão do soundBlade, pelo menos pra eu que vou trabalhar com ele, já descarta uma possibilidade para eu usar um PC, porque o soundBlade não roda em Windows pelo que eu sei.

    O combo que eu tinha em um PC era muito superior ao meu MacBook Pro 2009 (Mid) atual, bem casado, bem montado, mas eu tenho a impressão que se eu tivesse outro PC com o mesmo hardware do MacBook contra esse PC com o i7-4770K, a surra seria pior. Isso só testando mesmo. Agora uma coisa chata é que tem programa que somente roda em Windows também, mas nesse caso posso por Windows e macOS em um Mac usando o Boot Camp, enquanto em um PC eu não posso fazer isso.

    makumbator
    Moderador
    # out/16 · Editado por: makumbator
    · votar


    mahohnikk
    1- Em questão de BSOD x Kernel Panic, eu sempre comprei peças de PCs de procedência boa (bons modelos) e o Windows costuma sim ter mais chances de problemas, eu presenciei isso em anos e anos de uso, sendo que obtive um Kernel Panic com Apple apenas;

    Não sei, os únicos BSOD que tive foram fruto de driver problemático, e não hardware.

    mas nesse caso posso por Windows e macOS em um Mac usando o Boot Camp, enquanto em um PC eu não posso fazer isso.

    Até dá. Já tive um Acer Aspire que usei como Hackintosh algum tempo. Funciona bem pra caramba. Mas é mais restrito mesmo.


    Del-Rei
    Eu uso o Yosemite... Tentei o El Capitan mas tive algumas incompatibilidades com alguns aplicativos de terceiros. Aí voltei. E nem pretendo mudar por enquanto.

    A Apple passou a lançar um atrás do outro. Caiu a qualidade. O engraçado foi que a Microsoft melhorou a qualidade do software dela.

    Engraçado, também preferi, até hoje, o Snow Leopard. Gostava daquele sistema.

    Top demais!

    E sobre o iOS, em termos visuais eu preferia o padrão usado até o 6. Quando atualizou pro 7 com aquela aparência nova, fiquei meio irritado. É um lance simplista ao extremo, que parece meio tosco.

    Eu comecei no IOS na última versão do 6 antes do 7. Continuei gostando. Mas muita gente ficou desapontada mesmo.

    mahohnikk
    Membro Novato
    # out/16
    · votar


    Hackintosh já começa sendo ilegal e além disso não creio que fique tão estável quanto um macOS rodando em um Mac autêntico. Sobre o Snow Leopard, ele é excelente, embora os plugins da Waves tenha que ter outro computador para passar as licenças para um pendrive e tem plugins que nem rodam, além do Pro Tools ir até o 10. Sobre BSOD, então os drives das fabricante para Macs devem ser menos problemáticos e mais fluidos, talvez.

    makumbator
    Moderador
    # out/16 · Editado por: makumbator
    · votar


    mahohnikk


    O Hackintosh em alguns casos fica bem estável (mas precisa escolher bem o modelo que vai receber). No meu Acer Aspire só não funcionava a webcam, de resto rodava tudo perfeito. Era até engraçado. Em outros fica bugado como o inferno. Mas é um ótimo exercício (depois eu vendi esse Acer, apagando antes o Snow Leopard dele)

    Sobre BSOD, então os drives das fabricante para Macs devem ser menos problemáticos e mais fluidos, talvez.

    Acho que pode ser uma questão de simplicidade, pois no mundo do Mac tem bem menos modelos disponíveis que no Windows (e as combinações de hardware são menores). Um driver generalista da Nvidia por exemplo serve para literalmente dezenas e dezenas de interfaces gráficas. A chance de dar merda é muito grande pela interação desse monte de modelos com milhares de outros periféricos e peças possíveis em um windows.

    marcelosz
    Membro Novato
    # out/16
    · votar


    A questão da estabilidade de device drivers em Windows x Mac (e até mesmo Linux) se deve não só pela gama de dispositivos disponíveis, mas pela arquitetura em si. É infinitamente mais fácil desenvolver um driver para Unix-like (Mac incluído) do que é para Windows. O kernel do Windows é intrinsicamente mais complexo, menos "enxuto" por assim dizer, e qualquer operaçãozinha indevida você ferra o sistema todo (daí o BSOD).

    mahohnikk
    Membro Novato
    # abr/17
    · votar


    Bom pessoal, depois de muito tempo sem postar, eis me aqui. Hoje penso o oposto, vale mais um PC mesmo, ainda mais com os Ryzen da AMD e existem softwares de masterização, por exemplo, para Windows e muito bons.

    Buja
    Veterano
    # abr/17
    · votar


    mahohnikk
    Eu nao trabalho com audio. Trabalho com desenvolvimento.
    E na minha mesa ha um pc com windows, um com linux (ubuntu 16.04 com lxde) e um macbook air nao sei que ano, mas nao é dos mais novão nao. Tanto a maquina windows como a linux sao 8gb processadores i5, nao sei que geracao. HDs comuns. O macbook acredito ser 8gb tambem, o hd nao sei se é comuns nao. Acho que é SSD.

    Bom, era pro mac dar uma lavada, de escovão mesmo, nas outras maquinas. So olhando pelo hardware mesmo.
    Mas nao é assim. Na vida real, nao.

    O sftware parece ser extremamente otimizado para o hardware. Roda bem, fluido, nao trava e etc. Mas nao ganha em poder de processamento nem na quantidade de tarefas que consigo rodar ao mesmo tempo.
    O linux sim, (talvez até pela experiencia em usar a muitos anos), da uma lavada.
    Eu consigo fazer praticamente qualquer coisa, com uma maquininha de 8gb.
    Abro 2 ou 3 IDEs ao mesmo tempo. Rodo apps Java pesados, Ela serve de servidor para varias aplicações minhas. Rodo emuladores, rodo nodejs, rodo um banco mariadb nela, google chrome (comedor de memoria), fora varios programinhas memory-eaters tb, thunderbold, spotify, alguns softwares via wine, etc.

    No mac se abro um final cut junto com xcode e umas 8 abas de safari, pronto, ja começa a dar sinais de gargalo. Alias, gargalo nao. Seria injustiça. A maquina nao trava (jamais). O gerenciamento de memoria no macOS é lindo. A maquina so responde devagar. E isso pra mim, é so um paliativo a travar.

    Coisa que o Windows, puts, me mata. So tenho windows aqui pra rodar algumas aplicacoes que foram feitas em .NET e nao tive tempo pra refatorar ainda. E tem alguns programas que so tem em .exe. Coisas da receita, gerador de sped, etc etc.

    Fora isso, nao consigo ver justiça numa comparacao entre hardware potente com windows e hardware enxuto com macOs.
    É meio que comparar carro com moto. Cada um trabalha de um jeito. A arquitetura é diferente.

    Porem, se formos fazer comparações numa otica de usuario final, bem, o mac ganha. Agora se juntarmos numeros, e siglas, o pc leva vantagem, e muita, muita mesmo.
    Desperdicio é botar windows numa maquina dessas. Se houvesse uma comunidade forte pra manter um repositorio firme de apps para audio, bem elaborados e desenvolvidos, bem, coitadinho do mac. Nao tinha pra ninguem.
    Mas rodar reaper no wine, é broxante. Dai nao tem jeito. Mac leva a melhor.

    carlcarl
    Veterano
    # abr/17 · Editado por: carlcarl
    · votar


    para mim windows so as da minha casa,migrei pra o mac OS em 2006 e nem pensar em retornar.
    uso o computador quase que 24 horas por dia.
    é claro que antes eu não pensava assim,so conhecia o sistema windows,pensava que no Mac OS não iria encontrar as mesmas coisas,posso
    afirmar sem duvidas que encontrei muito mais.
    esta é uma opinião pessoal.
    esqueci do objetivo que é o contra entre os dois mundos.
    a minha placa de som não presisa de drivers o mac OS a reconhece sem nenhuma instalação,a mesma placa de som no windows necesita de drivers e outras gambiarras e de vez em sempre desaparece tudo.
    Mac ,ponto negativo? o preço,em compensação o meu esta velhinho (2011) e continua a funcionar muito bem,faz tudo o que necessito e com um pouco de sorte vai durar mais uns 5 anos.

    mahohnikk
    Membro Novato
    # abr/17 · Editado por: mahohnikk
    · votar


    Os Macs precisam de processadores multi-thread e preços melhores.

    Então Buja, mas o Linux só tem um software de masterização e ele não me agradou, a maioria é Windows, depois Mac. E os softwares mais cotados são todos Windows, com exceção do Mixbus que roda em Linux, Mac e Windows e o Ardour roda em Linux. Eu deixo Linux em terceiro por não ter softwares de grandes firmas ainda para áudio, mas curto Linux também, Windows acho que estou preferindo, embora eu use Mac hoje.

    Iversonfr
    Veterano
    # abr/17 · Editado por: Iversonfr
    · votar


    mahohnikk

    Aproveitei a black friday do ano passado e desde então vim aos poucos montando um pc novo pois o meu tinha uns 10 anos. No final, está um i7 6700k, com SSD no OS e 2tb de hd normal, 24gb de ram ddr4 e uma rx480 8gb. São coisas boas mas não topo de linha, a ssd é uma sandisk e não uma Samsung evo, a memória é uma hyperx e não uma dominator, etc. Em tudo gastei uns R$3500 ao longo do tempo pois acompanhei sem pressa boas promoções. Tenho contato com Mac e um conhecido é applemaníaco, e posso dizer que é bem difícil um Mac bater de frente com esse pc, não é qualquer um não. E se colocar o custo beneficio na jogada, a comparação vai pro espaço. Acha alguma coisa por R$3500 da Apple que chega perto disso, missão impossível. Travar? Não, tudo original e redondinho, liga em 15 segundos, talvez menos. Sempre vejo um padrão em quem reclama de pc, acontece muito mesmo pois sempre pergunto, ou ta cheio de programa pirata e incializa tanta coisa ao ligar o pc que não sobra desempenho pra nada, ou não entende direito e só sabe que tem um processador "intel" ou quando vc pergunta quanta ram tem, responde "500 gb". O melhor da apple é vir tudo redondo, vc não precisa saber se a ram X tem incompatibilidade com a placa mãe Y, é só ligar e pronto. Também a desvalorização é bem menor. Ambos tem prós e contras, como o que preciso é capacidade rápida de processamento e não mexo com imagens detalhadas, até hoje não vi vantagens no Mac pro meu uso.

    Edit: agora que eu vi que comentei nesse tópico lá em cima. Nem lembrava, mas minha opinião ainda é bem parecida.

    mahohnikk
    Membro Novato
    # abr/17
    · votar


    Então Iversonfr, eu mudei de opinião. Agora com os Ryzen, se eu for trocar de computador será um PC.

    francisco2004
    Veterano
    # abr/17 · Editado por: francisco2004
    · votar


    Uso Linux e Windows no trabalho, Mac em casa. Essas disputas são uma grande bobagem. Esses laptops de 3 mil com carcaça vagabunda são uma piada comparados a qualquer Mac. Agora, pega um Lenovo Thinkpad, um Dell Precision, aí o bicho pega, mas custam o mesmo que Macbooks com características parecidas.

    Em suma, temos que deixar desses preconceitos e comprar a melhor máquina para o nosso bolso. Se o cara só pode gastar 3 ou 4 mil reais, beleza, compra um carcação de plástico com bateria que dura duas horas. Se tiver mais grana, pega um Thinkpad, um Precision ou um Macbook Pro Retina. Agora, ficar desmerecendo as marcas porque não pode comprar, fica até meio ridículo.

    Quanto a desktops, é claro que uma workstation HP com um par de Xeons e uma Nvidia Quadro top de linha vai ser uma beleza também. Mas vai ver o preço... é praticamente o mesmo preço de um Mac Pro. Aqui no Brasil a gente nem vê essas máquinas circulando no mercado, aí acha que consegue comprar uma torrezinha chinesa, uma placa mãe Asus mid-range e vai ter uma máquina estável. Não é só meter o processador mais rápido. Ninguém quer uma estação de trabalho barulhenta com coolers mal dimensionados, ainda mais mexendo com áudio.

    Não existe esse debate Mac x PC. O que existe é quanto você pode gastar.

    mahohnikk
    Membro Novato
    # abr/17
    · votar


    Se bem que pra eu largar do Mac é difícil, porque mesmo com hardware inferior, ele roda super bem com o sistema e eu gosto demais do software de masterização WaveBurner, então fico com Apple mesmo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a PC vs Mac - Alguns prós e contras de ambos [DICA]