Gostaria dumas dicas específicas sobre monitores de referência

    Autor Mensagem
    Clev
    Membro Novato
    # jul/16


    Boa tarde,

    Penso em adquirir um par de monitores de referência, mas não tenho nenhuma vivência com monitores a não ser umas poucas vezes que escutei alguns materiais musicais em casa dum amigo que tem home studio. Em mixagem também não tenho muita experiência.

    Primeiramente, queria saber se vale a pena usar monitores para outras coisas que não mixagem. Na verdade, adquiri recentemente um piano digital e, pra tocar esse piano, as minhas caixas de som do velho minisystem LG com função auxiliar até que ficam razoáveis, mas tentei mixar umas coisas recentemente e deixaram bastante a desejar, e mesmo pra ouvir músicas em determinados estilos fica estranho...

    Pedi lá no fórum pianoworld.com umas dicas de monitores e me indicaram os que estão listados logo abaixo. Pelo que pesquisei, só o da Yamaha se encontra fácil ao mesno aqui no Rio de Janeiro onde moro, portanto eu não teria como testar numa loja física, e mesmo que eu pudesse, provavelmente não saberia avaliar bem... Na verdade, não sei qual seria exatamente a diferença ou diferenças na experiência de audição entre monitores de diferentes fabricantes, já que teoricamente, todo monitor tem que soar plano, com todas as freqüências no mesmo nível. Olhando as especificações, percebo que obviamente tem detalhes diferentes, como o intervalo de freqüências (frequency range) e talvez as medidas dos componentes, mas em que isso implica na prática? Alguns fabricantes são melhores em certas faixas de frequências do que outros, é por aí?

    Mas voltando um pouco, minha intenção seria usar os monitores pra gravar e mixar quando eu quiser, tocar e ouvir o meu piano e ouvir música em geral, embora eu não vá ter aquele "colorido" de caixas de som comuns, se bem que pelo que entendo eu poderia usar equalizadores para regular o som conforme o meu ambiente aqui e o meu gosto...

    Bom, os seguem os monitores que me foram sugeridos, se alguém puder fazer considerações eu agradeço e queria também alguma explicação mais conceitual conforme as questões que coloquei acima.

    Yamaha HS8: http://usa.yamaha.com/products/music-production/speakers/hs_series/hs8 /
    JBL LSR305: http://www.jblpro.com/www/products/recording-broadcast/3-series/lsr305 #Specs
    Adam A7X: http://www.adam-audio.com/en/pro-audio/products/a7x/technical-data
    Focal Solo 6 BE: http://www.focal-br.com/pt/sm6/136-solo6-be-3544053801407.html

    Muito grato,
    Cleverson

    Jabijirous
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Clev

    Tudo depende de quanto de $. Você só achou yamaha pq é que nem zika.

    Adam e Focal você acha na www.knob.com.br que fica no Flamengo.

    De todas essas listadas, eu só não ouvi a Focal. Mas ela é muito bem falada lá fora!

    Clev
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    Olá muito obrigado pela dica da loja, vou lá então quando possível. Sobre custos eu até pago bem se for o caso... Mas, se voce já ouviu eles, o que diria de cada um em geral se tiver ainda lembrança?

    Jabijirous
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Clev

    A minha ordem seria

    Adam
    JBL
    Yamaha

    Inclusive estou na paquera do 308 da JBL

    Clev
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    OK, valeu.

    [ ]s

    Iversonfr
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Clev

    Nem sei se são fabricados ainda, mas apenas como outra opção, tenho um par de M-Audio BX8A Deluxe. Uso tb pra escutar música, tocar guita com simulador, etc. Só não esqueça jamais eles ligados, independente do modelo e marca. Sempre gostei muito do som deles mas eu achava que eles roubavam um pouco nos graves. Há alguns meses descobri que eu que usava um pouco errado rs. Fiz um outro móvel aqui e agora eles estão perfeitamente equidistantes e na altura perfeita (a altura que estava um pouco fora antes). Foi como se eu tivesse comprado outras caixas, tão perfeitos pra mix, muito mais coerentes com oq escuto nos fones. Recomendo se achar, são de qualidade excelente com falante de kevlar. Vale a pesquisa pra adicionar na sua lista ai. Tendo grana de sobra aí, da uma olhada nos Genelecs tb, um colega tem e é espetacular, mas é outro nível $$. Abs!

    Clev
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    OK, obrigado.

    [ ]s
    Cleverson

    strinbergshredder
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Clev
    Um que foi bem falado lá fora também é o Presonus Eris E8.

    https://www.presonus.com/products/Eris-E8#ytl-638cpzNDPRA

    Boa sorte!

    Rachmaninoff
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Clev
    Alguns fabricantes são melhores em certas faixas de frequências do que outros, é por aí?


    É teoricamente possível, mas extremamente difícil construir um monitor com resposta 100% flat. Se você vir um monitor desses caríssimos, ele chega bem perto, mas tem uns picos pequenos aqui e ali. Isto não varia com o fabricante, varia com os materiais e técnicas utilizados para construir determinado modelo. Existem fabricantes em larga escala e também existem umas boutiques que fabricam poucas unidades (geralmente mais caros).

    Considere também que ouvidos não-treinados não vão conseguir diferenciar um monitor de R$ 8 mil de um monitor de R$ 14 mil... existem faixas de preço onde os monitores serão equivalentes, mas talvez sua audição nem seja treinada o suficiente para reconhecer faixas de preço diferentes, de tão sutil que é a diferença a partir de um certo patamar. Por isso minha dica é não gastar uma grana preta num monitor de grife... procure um monitor honesto, com boa relação custo/benefício, que atenda suas necessidades.

    Quanto aos modelos que você postou, quando eu estava pesquisando informações em fóruns gringos para comprar meus monitores, lembro que falavam bem do Adam A7X.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Gostaria dumas dicas específicas sobre monitores de referência