Gostaria dumas dicas específicas sobre monitores de referência

    Autor Mensagem
    Clev
    Membro Novato
    # jul/16


    Boa tarde,

    Penso em adquirir um par de monitores de referência, mas não tenho nenhuma vivência com monitores a não ser umas poucas vezes que escutei alguns materiais musicais em casa dum amigo que tem home studio. Em mixagem também não tenho muita experiência.

    Primeiramente, queria saber se vale a pena usar monitores para outras coisas que não mixagem. Na verdade, adquiri recentemente um piano digital e, pra tocar esse piano, as minhas caixas de som do velho minisystem LG com função auxiliar até que ficam razoáveis, mas tentei mixar umas coisas recentemente e deixaram bastante a desejar, e mesmo pra ouvir músicas em determinados estilos fica estranho...

    Pedi lá no fórum pianoworld.com umas dicas de monitores e me indicaram os que estão listados logo abaixo. Pelo que pesquisei, só o da Yamaha se encontra fácil ao mesno aqui no Rio de Janeiro onde moro, portanto eu não teria como testar numa loja física, e mesmo que eu pudesse, provavelmente não saberia avaliar bem... Na verdade, não sei qual seria exatamente a diferença ou diferenças na experiência de audição entre monitores de diferentes fabricantes, já que teoricamente, todo monitor tem que soar plano, com todas as freqüências no mesmo nível. Olhando as especificações, percebo que obviamente tem detalhes diferentes, como o intervalo de freqüências (frequency range) e talvez as medidas dos componentes, mas em que isso implica na prática? Alguns fabricantes são melhores em certas faixas de frequências do que outros, é por aí?

    Mas voltando um pouco, minha intenção seria usar os monitores pra gravar e mixar quando eu quiser, tocar e ouvir o meu piano e ouvir música em geral, embora eu não vá ter aquele "colorido" de caixas de som comuns, se bem que pelo que entendo eu poderia usar equalizadores para regular o som conforme o meu ambiente aqui e o meu gosto...