Gravador Tascam DR-40

    Autor Mensagem
    l-fernandosantos
    Membro Novato
    # dez/15


    Criei esse tópico porque estou com algumas duvidas sobras as suas funções e acho que varias pessoas também tem essas mesmas dúvidas, espero que todos possam se ajudar e comentar sobre o produto...

    minha dúvida é, pra que serve o modo de gravação EXT INDEP. pelos testes que eu fiz ele grava 4faixas (no modo 4CH) duas faixas (L e R) com o audio do proprio gravador e mais uma faixa (L) stereo com o audio das duas entradas que ele tem. Não entendi a pra que esse modo serve, afinal a função EXT 1/2 grava o som do mic do gravador em duas faixas, a entrada 1 em uma faixa e a entrada 2 em outra faixa. E acho que dessa forma é melhor. Enfim, se puderem me ajudar eu agradeço, coloquem sugestoes de como usar, a maneira que voces usam, as configurações que voces fazer e tals. Obrigado

    Iversonfr
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    l-fernandosantos

    Pelo jeito seu gravador já veio com o firmware atualizado para você ter acesso à essas opções. Isso você pode facilmente ler no Release Notes na atualização 1.10, realmente não tem no manual pois são coisas que vieram depois.

    http://tascam.com/content/downloads/products/706/e_dr-40_rn_vf.pdf

    Basicamente você consegue ajustar o input independente pra cada canal nesse EXT INDEP, o que é muito útil quando você está usando 2 mics separados gravando coisas distintas, como por exemplo numa entrevista ou numa voz/violão.

    Não entendi direito o que você quis dizer ao gravar 4 canais. Ao se gravar os 4 mics stereo (2 embutidos e 2 externos), ele cria dois arquivos stereos L/R, aí você pode importar os áudios em qualquer DAW e splitar o L/R para dois canais mono, e assim você tem seus 4 mics separados para mixagem.

    l-fernandosantos
    Membro Novato
    # dez/15
    · votar


    Não entendi direito o que você quis dizer ao gravar 4 canais. Ao se gravar os 4 mics stereo (2 embutidos e 2 externos), ele cria dois arquivos stereos L/R, aí você pode importar os áudios em qualquer DAW e splitar o L/R para dois canais mono, e assim você tem seus 4 mics separados para mixagem.

    Então meu jovem, o que acontece é o seguinte, vou tentar explicar bem detalhadamente kkk

    Gravação 4CH EXT INDEP.
    Essa gravação gera dois arquivos...

    O primeiro arquivo é do microfone embutido que tem duas faixas (L e R). o L fica em uma faixa e o R fica em outra, a final é um som estereo certo?

    (isso ai em cima que escrevi é um arquivo que ele gera)

    O segundo arquivo é dos microfones embutidos que eu coloquei nas entradas XLR que ele possui. Mas ai é que esta a bruxaria kkk porque ele fica gravado em UMA faixa (no editor está como L) porém, o audio fica estereo, quando coloco o fone ouço cada mic que eu conectei em um lado do fone.

    (isso ai em cima que eu escrevi é o outro arquivo que o gravador gera)

    A minha duvida é a função desse estilo de gravação, porque tem o modo EXT IN1/2 que grava o audio do mic interno em duas faixas estereo (isso é um arquivo) e o outro arquivo ele gera duas faixas (L e R) com cada entrada do gravador gravado em sua respectiva faixa (L e R).

    Espero ter sido claro kkk vou tentar tirar um print da tela pra mostrar, ou colocar o audio pra voce ouvir.

    Se puder me ajudar eu agradeço..

    Iversonfr
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    l-fernandosantos
    Mas ai é que esta a bruxaria kkk porque ele fica gravado em UMA faixa (no editor está como L) porém, o audio fica estereo, quando coloco o fone ouço cada mic que eu conectei em um lado do fone.

    Vish cara que doidera, o meu não faz isso não rsrs. Você está com a última versão do Firmware atualizada?

    Se o som está em stereo mesmo aparecendo só a faixa L, o que acontece com a faixa R se splitar pra 2 faixas mono?

    l-fernandosantos
    Membro Novato
    # dez/15
    · votar


    Vish cara que doidera, o meu não faz isso não rsrs. Você está com a última versão do Firmware atualizada?

    Se o som está em stereo mesmo aparecendo só a faixa L, o que acontece com a faixa R se splitar pra 2 faixas mono?


    Como atualizo o Firmware?

    A faixa R não tem nada, não sei porque, acho que nem ruido nela tem...

    Mas no sentido geral, qual a diferença ente esses dois modos de gravação? EXT INDEP. e EXT IN 1/2 ??

    Iversonfr
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    l-fernandosantos

    Como eu disse lá em cima, o INDEP vc consegue ajustar separadamente o input de cada mic. Pra atualizar o firmware vc baixa o arquivo no site da Tascam, copia o arquivo pra raiz do SD e roda no gravador. Tem certinho como fazer no site, não me lembro muito bem.

    l-fernandosantos
    Membro Novato
    # dez/15
    · votar


    Como eu disse lá em cima, o INDEP vc consegue ajustar separadamente o input de cada mic. Pra atualizar o firmware vc baixa o arquivo no site da Tascam, copia o arquivo pra raiz do SD e roda no gravador. Tem certinho como fazer no site, não me lembro muito bem.

    Ai sim meu jovem, atualizei o Firmware e agora ta tudo certo, muito obrigado...
    Agora acho que a função EXT IN 1/2 perdeu a utilidade, ja que a EXT INDEP. faz a mesma coisa que ela e ainda controla o volume rsrsrs

    Iversonfr
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    l-fernandosantos
    Agora acho que a função EXT IN 1/2 perdeu a utilidade, ja que a EXT INDEP.

    Bem isso rs. Mas depende, se você for usar 2 mics condenser de over ou room, geralmente não precisa regular independente. Porém esse INDEP é muito mais legal mesmo, foi uma bela atualização isso. Abs!

    l-fernandosantos
    Membro Novato
    # dez/15
    · votar



    Bem isso rs. Mas depende, se você for usar 2 mics condenser de over ou room, geralmente não precisa regular independente. Porém esse INDEP é muito mais legal mesmo, foi uma bela atualização isso. Abs!


    É sempre bom ter o controle do que voce grava ne kkk
    Fiz um unboxing desse gravador no meu canal e mais pra frente quando eu tiver manjando mais dele vou tentar fazer um review e ensinar a galera como atualiza e tals, porque acho que muita gente nao sabe atualizar e nem mexer nele... se quiser dar uma olhada no meu canal do youtube é esse:
    https://www.youtube.com/watch?v=Q3MRDjn58-Q

    Fernando-Kad
    Membro Novato
    # jan/18
    · votar


    Ola, gostaria de saber se alguem pode me ajudar, como posso gravar o MIC-L e MIC-R em dois arquivos separados?

    Iversonfr
    Veterano
    # jan/18
    · votar


    Fernando-Kad

    Ele grava num arquivo de áudio stereo mesmo. Aí vc tem que usar alguma DAW pra quebrar em 2 tracks mono.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gravador Tascam DR-40