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Lugh Send Veterano |
# fev/15
Bom galera, decidi publicar pelo menos um artigo por semana aqui, hoje falarei sobre a preparação da gravação para ser mixada por outra pessoa, as dicas vão ser uteis até para casos onde você vai mixar o trabalho. As pessoas sempre me perguntam como preparar e enviar seus projetos para que eu os mixe. Alguns engenheiros preferem receber os projetos inteiros, outros (que é meu caso) preferem os arquivos de áudio separados. Independentemente disso, é sempre bom fazer algumas coisas referentes à formatação que podem economizar tempo e dinheiro, já que a maioria dos engenheiros não consideram determinadas ações parte da mixagem. Então separei algumas dicas aqui, vejo muito como preparar a mixagem para a masterização, mas como preparar a gravação para mixar nunca vi.
1- A gravação digital traz bastantes benefícios, um deles que pode complicar uma mixagem é a aparente ausência de limites, as pessoas tendem a ter uma quantidade enorme de trilhas inúteis como aqueles vários takes de vocal ou solos de guitarra que não foram compilados para uma trilha só. Esse processo de triagem é bem demorado e não faz parte da mixagem, o ideal é não deixar pra tomar essas decisões muito tarde e enviar apenas o que se deseja na musica para a mixagem.
2- É bom também que os momentos de silencio sejam realmente silenciosos rs. Remova o que foi captado que não faz parte da musica (o vocalista andando, arrotando, bebendo agua, vazamento do metrônomo) e os artefatos como puffs, clicks e crackles. Muitos desses ruídos não aparecem quando você está fazendo uma mix áspera, mas em processos futuros depois de altas cargas de compressão eles tendem a ficar bem visíveis.
3- Corrija erros de tempo e afinação. O ideal é que isso seja feito durante a gravação antes de cada novo elemento a ser adicionado (grava bateria -> edita bateria -> grava o baixo-> edita o baixo...). Claro que se os músicos forem bons, mesmo com alguns pequenos erros eles podem ser mantidos a fim de preservar a naturalidade da execução. Se você não sabe exatamente como fazer esse processo, há varias pessoas especializadas nessas funções, incluindo meu assistente Thiago rs.
4- Salvo quando você souber exatamente o que está fazendo ou desejar por exemplo um delay bem especifico na guitarra, um sintetizador modular com filtros ou qualquer coisa que tenha certeza que se enquadram muito bem na musica, desligue qualquer processamento que foi feito para gerar uma mix áspera antes de exportar as trilhas. Parece meio bobo, mas incontáveis vezes recebi trilhas completamente mutiladas por processamentos feitos para se ter um som mais equilibrado durante a gravação.
5- Nomeie claramente as faixas, uma vez recebi uma musica para mixar que tinha uma trilha com nome “verde”, não consegui identificar um instrumento pelo som e até hoje não sei do que se tratava. Evite nomes longos e abreviaturas pouco objetivas (já recebi uma bateria nomeada assim: k, c, t, s, x, o, r), algo como Kick, Cxa, Snr, Gtr, Guita, Bxo deve funcionar muito bem.
6- Faça um back up do projeto e em seguida consolide ou exporte a trilhas. É bastante comum por aqui gerar uma pasta nova para o projeto a cada novo processo. É aconselhável que você exporte suas trilhas desde o principio da sessão, para garantir que todas as faixas estejam bem alinhadas quando o engenheiro as importar para a Daw que ele usa. Se for enviar o projeto inteiro, se livre dos arquivos não utilizados, você economiza espaço e se estiver contratando um serviço on-line vai levar menos tempo para enviar. Certifique-se também de enviar os arquivos na mesma resolução que gravou.
7- Escolha um bom nome para a pasta das trilhas, eu gosto do modelo: Nome do artista – Nome da musica – Bpm. Envie um arquivo de texto com informações sobre a musica, uma mixagem áspera e referências também, tudo isso em uma pasta separada para evitar confusão. Nunca tive noticias de algum engenheiro pedindo, mas sei que qualquer um agradeceria se enviasse as trilhas separadas por grupos (em uma pasta você coloca apenas percussão, outra harmonia, vocais etc), isso economiza muito tempo do engenheiro na hora de organizar as trilhas na sequencia predileta dele.
Essas são boas dicas para quando se pretende enviar um projeto para outra pessoa mixar, a maioria dos profissionais vão te ajudar caso tenha alguma duvida com o processo. Há bastante material on-line para ajuda-lo a navegar em sua DAW e consolidar suas trilhas, limpar, editar ou qualquer outro processo. Se você tiver quaisquer perguntas sobre a preparação de suas faixas, se tem interesse em me contratar para mixar algum trabalho seu ou apenas deseja propor um tema para um próximo artigo, envie-me uma mensagem, estarei pronto para ajudar.
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carlcarl Veterano
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# fev/15
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Lugh Send são excelentes os teus conselhos ,muito obrigado. abç
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Lugh Send Veterano |
# fev/15
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carlcarl
Fico feliz em saber que o texto foi útil, semana que vem publico outro texto, se tiver alguma sugestão de tema ficaria grato se me dissesse.
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RafaelBernatto Veterano |
# fev/15
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Lugh Send
Valeu! Ótimas dicas... Principalmente pra nós (boa parte da galera aqui, penso) nos nossos humildes home studios não podemos nos dar ao luxo de errar no básico...
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Lugh Send Veterano |
# fev/15
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RafaelBernatto
Sim, é onde a maioria dos erros acontecem, escuto muito dono de home studio dizendo que o som não é bom por não ter determinado pré ou microfone, gente que gasta um valor relativamente alto em equipamentos mas não se preocupa em aprender usa-los... Pretendo dar uma ajuda por aqui
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Flipe J. Membro Novato |
# fev/15
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Fico feliz em saber que o texto foi útil, semana que vem publico outro texto, se tiver alguma sugestão de tema ficaria grato se me dissesse.
Eu sugiro: como finalizar uma mix colocar compressão e reverb ou outros no master bus? algum limite de volume quando for exportar? etc
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Lugh Send Veterano |
# fev/15 · Editado por: Lugh Send
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Flipe J. Uma boa ideia, já começarei escrever algo sobre. Obrigado
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carlcarl Veterano
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# fev/15
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Lugh Send a minha sugestão para um tópico que penso ser de grande utilidade é: exemplo: 1)estou fazendo uma mixagem de uma musica 2)no projeto coloco uma musica como referencia. qual o procedimento para chegar o mais próximo possível dos timbres dos elementos da pista de referencia ,EQ ,volume e outros ?
e ja que estou pedindo ,seria possível num futuro próximo falar sobre "mastering" no home studio?ja li muita coisa mas ,o discurso na sua grande maioria é muito complexo e quase sempre direcionado aos grandes studios ,como voce tem uma maneira de explicar direta ,clara e fácil de entender penso que poderá me ajudar e possivelmente a outros de nossos colegas. te gradeço uma vez mais. abç
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ogner Veterano
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# fev/15
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Marcando pra ler mais tarde!!
:))
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MMI Veterano
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# fev/15
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Lugh Send
Nomeie claramente as faixas, uma vez recebi uma musica para mixar que tinha uma trilha com nome “verde”, não consegui identificar um instrumento pelo som e até hoje não sei do que se tratava. Evite nomes longos e abreviaturas pouco objetivas (já recebi uma bateria nomeada assim: k, c, t, s, x, o, r), algo como Kick, Cxa, Snr, Gtr, Guita, Bxo deve funcionar muito bem.
Isso é fo**... Semana passada recebi um projeto, as trilhas eram identificadas como 1,2,3,4... Legal, né?
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Lugh Send Veterano |
# fev/15
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MMI Já peguei um assim também, trilhas nomeadas de 1 a 175, uma enorme perca de tempo descobrir tudo, a vantagem é que estavam em sequencia mais ou menos inteligente, ruim mesmo é quando você pega com o bumbo na trilha 1 e a caixa na trilha 20 hahah
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entamoeba Membro Novato |
# fev/15
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Hum...
Falando nisso, estamos preparando um EP e só gravaremos a bateria em estúdio, enquanto os demais instrumentos e a voz serão gravadas em casa. No estúdio os caras têm monitores decentes e condições de deixar a batera no jeito. Agora tô na dúvida se peço para eles me entregarem todas as faixas separadas ou se peço em uma só faixa estéreo.
Alguém quer dar um pitaco?
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Lugh Send Veterano |
# fev/15
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Hum...
Falando nisso, estamos preparando um EP e só gravaremos a bateria em estúdio, enquanto os demais instrumentos e a voz serão gravadas em casa. No estúdio os caras têm monitores decentes e condições de deixar a batera no jeito. Agora tô na dúvida se peço para eles me entregarem todas as faixas separadas ou se peço em uma só faixa estéreo.
Alguém quer dar um pitaco?
entamoeba Eu pediria para eles fazerem um processamento corretivo e pegaria as faixas separadas.
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ogner Veterano
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# fev/15
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entamoeba Cara, eu que nao entendo muito tenho quase certeza q o melhor é te entregar separado..... Depois vc ainda vai mixar com o resto dos instrumentos!!
Se a batera vier "congelada" certamente vc vai se arrepender. Por melhor que fique a mix dos caras, ainda virão os resto dos instrumentos.
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entamoeba Membro Novato |
# fev/15
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Lugh Send ogner
Pois é. Nunca mixei com a batera "congelada". É que a preguiça tá falando mais alto... Por outro lado, todas as vezes que a preguiça determinou a escolha tive que trabalhar dobrado para remendar a cagada.
Acho que perguntei para ver se alguém me desencorajava mesmo! Valeu!
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ogner Veterano
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# fev/15
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entamoeba Mas calma!! Deixa alguém com mais experiencia ae dar pitaco tb!! hehehehehe!!! Vai que não é, ou existe alguma dica valiosa!!
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Lugh Send Veterano |
# fev/15
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Acho que perguntei para ver se alguém me desencorajava mesmo! Valeu!
entamoeba Se a parte corretiva for feita em bons monitores, ficará muito mais fácil conseguir um bom resultado em sistemas mais simples, e você terá flexibilidade ainda, com as trilhas separadas.
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carlcarl Veterano
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# fev/15
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entamoeba e porque não ter as duas opções? abç
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entamoeba Membro Novato |
# fev/15
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carlcarl,
Pretendo ter as duas opções, só não sei se eles disponibilizarão. Tá muito barato o serviço (vintão por música - e a qualidade da gravação dos caras é boa). Minha ideia é estar bem informado caso tenha que fazer uma escolha ou, até mesmo, pagar a mais por ela.
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donagilda Veterano |
# fev/15
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entamoeba (vintão por música - e a qualidade da gravação dos caras é boa)
Barato? ta de graça... Eu ficaria com um pé atras, mas se você já conhece o trabalho vai fundo.
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