EP NameIt - Marina Saint-Hills

Autor Mensagem
Pé de chinelo
Veterano
# set/14


Eai galera terminei de produzir um EP com a Marina Saint-Hills, deixem seus comentários e críticas aí

O equipamento: PC, Guitar Link, Baixo fender precision, guitarra harmony, mic samson meteor.

Softwares: Fruity Loops, Mixcraft, SoundForge, Guitar Rig

Ou seja, basicão, home studio total, levem isso em consideração nos coments!! :]

1) VERSÃO EP EXTENDED

https://soundcloud.com/camilonb/ep-nameit-extended-edition

2) VERSÃO EP RADIO

https://soundcloud.com/camilonb/ep-nameit-radio-edition

3) SINGLES

As 3 músicas sem transições, versão single, em 'speak', os vocais foram regravados em relação a anterior que eu postei aqui um tempo atrás:

SPEAK:

https://soundcloud.com/camilonb/speak-ft-marinasaints71-new

2 AM:

https://soundcloud.com/camilonb/2-am-ft-marinasaints71

THE ROOFTOP:

https://soundcloud.com/camilonb/the-rooftop-ft-marinasaints71

Adler3x3
Veterano
# set/14
· votar


Escutei tudo.
Ficou bem legal.
Gostei dos efeitos sonoros.
Parabéns.

JJJ
Veterano
# set/14
· votar


Pé de chinelo

Muito bem feito (mais ainda se considerarmos alguns equipos usados).

Como uma pequena crítica, acho que vocês abusaram um pouco dos "falatórios".

Psycal Star
Veterano
# set/14
· votar


Pé de chinelo

Pô ficou muito bom cara, parabéns!

Pé de chinelo
Veterano
# set/14
· votar


Adler3x3

Valeu por escutar e comentar!!

JJJ

Valeu jota! também acho que teve um pouco excesso de falas, mas como o projeto é uma parceria, temos q ceder em alguns pontos.

Por isso que tem a outra versão do EP Radio, sem muita falação e mais música! valeu pelo comentário!

Psycal Star

Valeu velho! obrigado por comentar!

NINO_D.BOB
Membro Novato
# set/14
· votar


Ficou legal cara, evoluiu bastante desde o primeiro trabalho que vi seu aqui no fórum. Parabéns ai.

MMI
Veterano
# set/14 · Editado por: MMI
· votar


Pé de chinelo

Amigo, vou ouvir devagar, depois eu comento algo. Por enquanto vou só marcar para voltar depois, mas provavelmente vou demorar um pouco, só que faço questão de ouvir seu som. Não estou no Brasil...

Abç

Pé de chinelo
Veterano
# set/14
· votar


NINO_D.BOB

Valeu velho! com certeza houve uma evolução! abs

MMI

No aguardo do seu coment! valeu

MauricioBahia
Moderador
# set/14 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Pé de chinelo

Muito bom cara!

Senti falta de ambiência nos instrumentos e voz, pro meu gosto. Ficou muito "centralizado". Parece que estou ouvindo um somem linha reta (tipo mono, saca?), sem distribuição do pan (panorama). Soou muito grave, mas pode ser por causa dos meus fones.

Na minha modesta opinião, uma revisão na mixagem pode dar uma nova sonoridade, mais acústica/dinâmica. Eu senti como se tivesse um compressor achatando tudo.

No resto, tudo redondo!!!

Show!

ps. sem dúvida há muita qualidade nessa obra.

Pé de chinelo
Veterano
# set/14
· votar


MauricioBahia

É isso aí, está registrado para uma eventual produção com mais qualidade no futuro.

Sobre o pan, discordo um pouquinho hehe pq foi feito em diversos pontos o trabalho de parametrização.

Por exemplo:

Em speak, a guitarra faz os riffs com delay no centro, na hora do verso do arpeggio com o twang passa pra esquerda. E o violão na mesma track, fica no meio nos riffs de delay, e passa pra direita nos versos.

Em 2 AM o Hi-Hat, toca um na esquerda, outro na direita, alternando.

Na última música, rooftop, sempre tem dois synths com timbres diferentes na esquerda e direita. No verso são dois, e no refrão outros dois.

Sobre a compressão exagerada, o que eu posso fazer pra melhorar isso? que eu me lembre eu botei compressão nos canais da voz, baixo e violão.

Vlw

rhoadsvsvai
Veterano
# set/14
· votar


Pé de chinelo
ta bem profissa, ouvi speak, mas esses barulinhos de celulares ai tem patente eu acho,cuidado pra não ter problemas de direitos autorais por causa disso.

não é bem meu estilo de musica,mas esta agradável, esta soando profissional.

Pé de chinelo
Veterano
# set/14
· votar


rhoadsvsvai

Valeu! o lance do celular foi baixado do youtube mesmo, não sei se tem direitos autorais

Arimoxinga
Veterano
# set/14
· votar


Pé de chinelo

Muito bom, a que mais curti foi a última! a base lembra um rap 90's rsrsrs

Excelente trabalho parabéns aos dois!

Pé de chinelo
Veterano
# set/14
· votar


Arimoxinga

Valeu Ari! me aventurei no hip hop e curti o resultado tb! grande abraço

MMI
Veterano
# set/14
· votar


Pé de chinelo

Depois de um tempo estou aqui. Missão dada é missão cumprida, né? kkkk

Eu sei que pelas condições apresentadas, o resultado está muito bom. Isso é um "se vira nos trinta", então você está dando nó em pingo d`água. Mas se eu só ficar nisso não vai agregar nada, então vou dar uns pitacos.

Cara, tem aí um músico e uma cantora, ambos talentosos. Entendo que não está fácil, que é complicado... Mas vocês tem qualidade para gravar isso aí melhor, merecem mais. A demo está razoável, deviam gravar isso aí direito num estúdio, mixado e masterizado.

Mas vamos ao que temos aqui. De fato, como já falaram, tem blá blá blá demais na versão extendida, não dá para tanto porque se não fosse um trabalho seu que eu sei que é legal, eu teria desistido antes de começar a música (com seu perdão, mas é a verdade). Tem aí um probleminha de compressão/limiter. Achatou e não chegou num ponto legal de volume geral, de masterização. Tente melhorar isso aí, acho que é um bom começo.

Abraço

Pé de chinelo
Veterano
# set/14
· votar


MMI

Valeu!

Sobre esse problema da compressão/limiter, como eu posso melhorar ou resolver esse problema!?

MMI
Veterano
# set/14
· votar


Pé de chinelo

Tente bons plugins de compressão, compressão paralela. Geralmente vários compressorzinhos são melhores que um compressorzão. Sugiro trabalhar um compressor para rápido, um lento, um médio pelo menos, mas cabem mais. E no fim, um brickwall limiter para segurar e levantar o volume geral, para igualar o volume/sonoridade com grandes produções comerciais.

Minha sugestão, para começar. Nem sei se é por aí, mas é um começo para bater cabeça. kkkkk

Abç

Pé de chinelo
Veterano
# set/14
· votar


MMI

Valeu pela ajuda ai mmi, mas tipo eu não botei um compressor em cima de todos os canais. Todos foram colocados e ajustados em canais individuais, lembro de ter botado na voz, violão, baixo e nos FX's e samples.

O ideal seria procurar um tipo de compressor (plugin) pra cada instrumento específico?

e no final? como não fazer esses compressores todos darem a impressão de um arquivo final MP3 ou WAV com esse efeito "achatado" que vcs falaram?

talvez passar o arquivo já "pronto" num limiter geral? seria esse brickwall limiter?

MMI
Veterano
# set/14
· votar


Pé de chinelo

eu não botei um compressor em cima de todos os canais. Todos foram colocados e ajustados em canais individuais, lembro de ter botado na voz, violão, baixo e nos FX's e samples.

Mas é difícil julgar sem ver o que está feito... Ainda assim, dá a impressão que você usou um compressor só na voz, um compressor no violão, um no baixo, um nos FX`s e um nos samples. O que quero dizer é que muitas vezes soa melhor colocar 4 compressores na voz, 3 no violão, 3 no baixo e assim por diante. Se ficar muito pesado, faz por mandada, passando pelos mesmos compressores. E vai testando, pode ser um compressor óptico, um FET, um multi-banda, um vintage, um sei lá o que. A ideia é ter vários e não deixar achatar. Na faixa master você por último coloca um brickwall limiter para controlar o volume geral e não deixar clipar. Essa é a ideia...

Pé de chinelo
Veterano
# set/14
· votar


MMI

Entendi, vou tentar trabalhar melhor a parte de edição final e masterização pra ter mais cara de áudio profissional nas próximas gravações! vlw

tito lemos
Veterano
# set/14 · Editado por: tito lemos
· votar


MMI
Cara, pegando carona nesse raciocínio ai, acho que eu sempre fiz errado o seguinte procedimento: Na mix, eu sempre regulo compressão e volumes até o master não clipar mais. Dai depois, eu "masterizo" usando o Izotope Ozone. O resultado final até me agrada, mas o volume ainda é baixo comparado às gravações comerciais que vemos por ai. É correta essa minha preocupação com a master ou eu posso deixar ela clipar um pouco e ceifar isso com um limiter?

MMI
Veterano
# set/14
· votar


tito lemos

Boa pergunta! Acho que é um receio de todos isso.

Na hora de "mixar e masterizar" em casa, para a gente que não tem condições ideais nem experiência e conhecimento dos grandes produtores, é mandatório que se pegue uma música como referência. Uma dica é sempre deixar um pouco para baixo da referência, já que é feito em condições menos ideais.

Vamos supor que o Pé de chinelo, nesse trabalho dele, escolha como referência uma música do Dave Matthews Band (sei lá, veio na cabeça agora, podia ser outra). Só que para outra pessoa daqui do fórum, tocando outro estilo, resolve pegar de referência uma música do Death Magnetic do Metallica. É a questão do "Loudness War", a música do Metallica vai ter que subir muito o volume e acabar com a dinâmica - pior, mais ainda que no CD deles que é criticado por esse detalhe, já que é homemade.

A ideia é realmente clipar um pouco e segurar no limiter, por isso é um brickwall, uns picos você vai literalmente pregar na parede. Só que para chegar no volume médio do Metallica, você tem que pregar a música toda na parede. Para chegar no Dave Matthews dá para ceifar só uns picos no limiter, que não vai dar para notar quase. Ou seja, alguns estilos são mais difíceis, vai ter que segurar os picos antes do brickwall, talvez usando mais compressores e mais de um limiter (um mais fraco antes do brickwall).

Pé de chinelo
Veterano
# set/14
· votar


MMI

Confesso que to boiando um pouco nessa idéia do "brickwall". Qual seria a definição aproximada assim, seria tipo a faixa do amarelo/laranja logo antes de bater nos peaks vermelhos?

eu pesquisei aqui agora e vi que tem diversos tipos e fabricantes de brickwall limiter

qual seria a diferença básica de brickwall prum limiter normal?

se eu tiver falando demais, só me direciona pra ler alguma coisa sobre isso hehe vlw

MMI
Veterano
# set/14
· votar


Pé de chinelo

Qual seria a definição aproximada assim, seria tipo a faixa do amarelo/laranja logo antes de bater nos peaks vermelhos?

Isso. Basicamente é um compressor rápido e forte no limite da clipagem, para que o pico que bater ali seja rapidamente cortado, evitando que clipe. Não precisa procurar muito, bota um limiter em -0,1 dB, ataque rapidíssimo e release moderadamente rápido, se for fazer com um compressor o ratio é alto também. O brickwall é isso, um paredão no limite da clipagem, então os parâmetros são regulados para agir rápido e eficientemente, então bateu ali ele reduz o volume para não deixar clipar.

Os compressores eu acho legal ter vários e selecionar bem, mas limiter não me importo tanto assim... A não ser que a ideia seria colocar um limiter fraco em -1 ou -0,5 dB para segurar um pouco o que chega no brickwall.

Obs.: limiter tem esse nome porque fica ali no limite, certo? rs

Lelo Mig
Membro
# set/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Pé de chinelo

Não tenho nada a teorizar sobre o que o MMI falou sobre os Limiters/Brickwall, até porque ele manja bem mais disso.

À acrescentar, somente uma coisa (que pode ser que ele nem concorde...hehehe), mas a melhor forma de você "entender" Compressores/Limiters/e afins é fazendo uma "sessão pipoca" de áudio.

Baixe uns 4 ou 5 pluggins, free, apenas para testar. Coloque uma trilha legal, com graves profundos e agudos estridentes (música eletrônica é boa para estas paradas) e apenas "fuce" nos controles, observe os Dbs mostrados, faça gravações comparativas e irá intuitivamente (num primeiro momento) compreende-los melhor.

Eis alguns Pluggins de Limiters Free (não são piratas nem crackeados, são FREE LEGAIS), que são bastante bons para iniciar.

AradazMaximizer5 by Aradaz (Mac, Windows)
BuzMaxi3 by buzzroom (Windows)
Classic Master Limiter by Kjaerhus Audio (Windows)
FR-LIMIT 87 by eaReckon (Mac, Windows)
LimitX by Bill Wall (Windows)
Limiter No6 by vladg/sound (Mac, Windows)
Lookahead Limiter by Christian Budde (Windows)
LoudMax by Thomas Mundt (Mac, Windows)
MLimiter by MeldaProduction (Mac, Windows)
Simple Peak-7 Limiter by LOSER (Linux, Windows)
TLs Pocket Limiter by TbT (Windows)
W1 Limiter by 4Front Technologies (Mac, Windows)
You Wa Shock! by Red Shine Sound (Windows)


Obs: Entrei também para "marcar" e ouvir as gravações com tempo, atenção e calma.

Pé de chinelo
Veterano
# set/14
· votar


MMI

Essa regulagem do limiter de 1,0 dB ou 0,5 dB, corresponde a diferença até o peak?

Obs.: limiter tem esse nome porque fica ali no limite, certo? rs

eu conhecia o limiter, mas nunca tinha ouvido falar no termo brickwall hehe

Lelo Mig

Eu to ligado, já usei limiters, mas é verdade que nesse projeto aqui desse tópico eles não foram muito explorados

Sobre a aplicação do limiter, o que vocês acham melhor:

Aplicar um geral durante a mixagem pra pegar todos os canais?

ou salvar um arquivo (mp3,wav) sem limiter, e aplicar nesse arquivo, salvando um novo, que seria o definitivo?

MMI
Veterano
# set/14
· votar


Essa regulagem do limiter de 1,0 dB ou 0,5 dB, corresponde a diferença até o peak?

É. n averdade, o 0 dB é o limite quando vai dar clip. então o brickwall fica lá pelo -0,1 dB. você pode "amaciar" o que chega no brickwall com um outro limiter mais fraquinho, em -0,5 dB, por exemplo.

Aplicar um geral durante a mixagem pra pegar todos os canais?

Sim, ele é o último plugin da trilha master.

Pé de chinelo
Veterano
# set/14
· votar


MMI

Obrigado pelas dicas

Jube
Veterano
# set/14
· votar


Pé de chinelo
Trabalho de primeira mano, eu vou concordar com o que comentaram sobre levar para um estúdio esse trabalho para dar aquele toque comercial.
Tem uma vibe bem pinkfloydiana, bem sua cara mesmo hahah.

Eu uso um "limiter" nativo do sonar que eu exportei para o reaper, naverdade ele é um Booster, mas tem uma interface gráfica muito bacana onde você ve os picos e consegue ceifar eles diminuindo o volume de sáida. Eu acho bem simples e bem legal.

Pé de chinelo
Veterano
# set/14
· votar


Jube

valeu man! ai ouve esse som q eu vou postar no próximo tópico, tentei fazer tipo epic battle music, ouve lá

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a EP NameIt - Marina Saint-Hills