Configuração de um PC

    Autor Mensagem
    ledlemos
    Veterano
    # jul/14 · Editado por: ledlemos


    Boa noite galera,

    Quero montar um PC, que não seja muito caro, mas que se consiga mexer com Sonar, e principalmente, com vst's de orquestra, como o EQSW, Miroslav e até quem sabe no futuro com o Vienna.

    Como é para usar com orquestra, e são muitas tracks, exigiria um PC um pouco melhor que o normal, penso corretamente?

    Até montei uma configuração, que está até um pouco salgada, mas fiz para ter uma ideia. Quem puder me ajudar, ficarei grato.

    Abraços

    Configuração:

    Processador Intel i5 4430
    Placa Mãe Intel GA-Z87-D3HP
    8GB Memória - Kingston DDR3 (2 x 4GB)
    PNY SSD 2.5´ 240GB
    HDD 1TB (aproveitarei o atual)
    Driver Blu-Ray UH12NS30
    Fonte CoolerMaster 400W

    Slash_1989
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Como é para usar com orquestra, e são muitas tracks, exigiria um PC um pouco melhor que o normal, penso corretamente?

    Você carrega o VST numa única track e lá acessa todos os instrumentos da orquestra.

    makumbator
    Moderador
    # jul/14
    · votar


    ledlemos

    Já pensando no futuro, eu colocaria mais RAM (pelo menos 16, ou até 32).

    E qual a velocidade desse HD? Se puder pegar um HD secundário em estado sólido seria interessante, pois a diferença de desempenho é absurda (mas é caro pra cacete).

    ledlemos
    Veterano
    # jul/14 · Editado por: ledlemos
    · votar


    Você carrega o VST numa única track e lá acessa todos os instrumentos da orquestra.

    Não sei como funcionaria, mas pode ser uma boa...

    Já pensando no futuro, eu colocaria mais RAM (pelo menos 16, ou até 32).

    E qual a velocidade desse HD? Se puder pegar um HD secundário em estado sólido seria interessante, pois a diferença de desempenho é absurda (mas é caro pra cacete).


    No momento tá difícil a $$$, então colocaria 8GB e depois provavelmente mais 4 ou 8. O PC que estou falando agora, tem 16GB, e usando o Sonar, não ultrapassa 6GB... Acho que dá para o gasto, pelo menos por enquanto.

    Ali eu coloquei um SSD de 240GB, pelo menos para executar os programas e plugins mais rapidamente. E o outro HD de 1TB provavelmente tem 7200RPM. Se não tiver, trocarei...

    makumbator
    Moderador
    # jul/14
    · votar


    ledlemos

    agora, tem 16GB, e usando o Sonar, não ultrapassa 6GB...

    Mas tem que pensar que samplers de orquestras são devoradores de RAM, ainda mais os principais do mercado. Eu uso os da Vienna e exigem bastante (mesmo sendo os de special edition). Qual o limite de RAM dessa placa mãe?

    Ali eu coloquei um SSD de 240GB

    Ah, legal, não percebi na sua lista.

    ledlemos
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Mas tem que pensar que samplers de orquestras são devoradores de RAM, ainda mais os principais do mercado. Eu uso os da Vienna e exigem bastante (mesmo sendo os de special edition). Qual o limite de RAM dessa placa mãe?

    Nesse momento estou fazendo um projeto* com 1 flauta, 2 violinos, 1 vola e 1 violoncelo, utilizando samplers do EWQL Gold. Não passa dos 4GB...
    Creio que com o Vienna seja mais pesado... Mas seria bem no futuro, até porque ele não é barato, como sabemos rsrs

    Ela tem limite de 32GB, aguenta bem!

    ** Estou montando o PC para o meu pai, que escreveu essa peça, mas não tem uma máquina, ainda, para fazer pessoalmente.

    makumbator
    Moderador
    # jul/14
    · votar


    ledlemos
    Ela tem limite de 32GB, aguenta bem!

    Eu colocaria logo esse limite! Hsahsah!

    Creio que com o Vienna seja mais pesado...

    Sim e não. Dentro da DAW é mais pesado, mas se você abrir ele dentro de uma instância de Vienna Ensemble fica mais leve (pois apesar de estar dentro da DAW, ele funciona fora da mesma).


    O problema é que independente de ser mais ou menos leve, sempre se exige mais da máquina se tiver espaço de manobra. Sempre que compro computador penso em ficar alguns anos com ele, então pra mim vai tudo logo no máximo, para suportar melhor o passar dos anos até a próxima troca.

    Iversonfr
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    ledlemos

    Concordo com o makumbator, ram é uma das coisas mais baratas num computador, coloca 16gb logo duma vez. Caro é processador, placa mãe, vídeo.

    ledlemos
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    makumbator e Iversonfr

    Tentarei colocar 16GB logo de uma vez então! rsrs

    Em relação a processador está ok, certo? Se não, tentarei pegar um mais potente...

    Jabijirous
    Veterano
    # jul/14 · Editado por: Jabijirous
    · votar


    Você carrega o VST numa única track e lá acessa todos os instrumentos da orquestra.

    Não é bem assim que funciona, depende muito do recurso do vst.

    Eu também colocaria 16gb, eu tinha 12 e fui pra 16 e tá lindo. Minha ideia era fechar todos os slots e fazer 24gb, mas minha placa está de frescura com alguns pentes de memória.

    Não precisa comprar memória ultra veloz, teu processador só vai ler até 1600.

    Se você for do RJ, memória está muito barata aqui.

    De resto está ok, mas se puder pegar um i7... cai bem hehehehe

    Quanto mais memória e hd melhor. Eu tenho 1 hd para o sitema, 1 para os instrumentos virtuais e outro para as gravações em audio.

    ledlemos
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Jabijirous

    Eu queria um i7, porém, tentando montar até R$2500. Com i7 vai passar disso...

    E a questão do armazenamento que está me fazendo pensar... Talvez peguei mais outro de 1TB...

    raules
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Ledlemos, se você pretende comprar um PC pensando no futuro, compra já com o i7 cara. A diferença do i5 para o i7 compensa muito! Vale a pena soar um pouquinho mais e ir logo de i7.

    Jabijirous
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    ledlemos
    Com R$2500 tu tá pegando coisa pra cacete. Teu computador vai durar uns 5 anos. O meu vai fazer 5 e ainda esta top. Futuramente eu vou colocar 2 ssd

    Adler3x3
    Veterano
    # jul/14 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    ledlemos

    VST em uma única track, não é uma boa não.
    Dificulta o trabalho de automação.
    A minha atual configuração é bem inferior a que você esta apresentando, e só começo a ter problemas depois da vigésima track,
    E ai uso os recursos de congelar a track, ou de transformar a midi track em track de áudio.
    E estou usando instrumentos pesados.

    Mais um Hd seria uma boa, assim como um processador mais recente.
    Mas tudo depende do lado financeiro.
    Mas esta tua configuração parece razoável, se aumentar a memória também melhor.

    A vida útil de um setup de computadores esta diminuindo, os samplers dos Vsts esta aumentando significativamente de tamanho., e nos próximos anos só deus sabe o que vai acontecer.
    Só para ter uma ideia o Vsti de cordas da Berlin Tools dá mais de 125 Gigabytes (somente as strings)
    Não faz três meses que comprei outro hd de 1 Terabyte, e hoje estou com um grande problema, só te 18 megabytes livre., e outro hd também de 1 Terabyte esta com 200 Gigabytes livres, vou te adquirir um hd externo, pois para fazer backup de certo arquivos, não cabe nem no pendrive, nem em DVDs.
    Isto é o meu setup esta ficando obsoleto.
    Hoje no mundo dos instrumentos VSTis baseados em samplers 2 Gigabytes é arquivo pequeno.
    Então isto de um Terabyte parecer muito, já era, imagine como vai ficar nos próximos anos.

    ledlemos
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    raules / Jabijirous

    Estou revendo aqui para pegar um i7 mesmo... Realmente vale mais a pena, e durará mais!

    Adler3x3

    Como estou no início, porém com ambições, acho que 2,5TB está bom para início... Depois vou adequando a necessidade...

    ledlemos
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Fiquei esses 3 dias pesquisando melhor, consegui o Vienna e estou utilizando aqui no meu PC. Realmente consome bastante memória! Tem que ser 16GB mesmo, pelo menos por enquanto.

    Acabei atualizando a configuração, creio que agora está "fina"... Sairá uns R$500 mais caro, mas pelo menos sei que valerá a pena e durará uns 3 anos, no mínimo, suportando os programas atuais, e as atualizações e os novos que virão em breve.

    (1) Processador Intel i7-4770
    (1) Placa Mãe Gigabyte GA-H87M-D3H
    (1) SSD Kingston SV300S37A 240GB
    (1) HD WD 2TB WD20EZRX
    (1) Driver Blu-Ray LG WH16NS40
    (1) Fonte Corsair 450W CS450M
    (4) Memória Corsair CMV4GX3M1A1600C11

    Iversonfr
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    ledlemos
    (1) HD WD 2TB WD20EZRX

    Veja a possibilidade de comprar 1 hd de 500gb e um de 1,5tb, ou dois de 1tb. Não sei se já ouviu falar, mas seria interessante voce utilizar da seguinte forma: Em uma HD voce mantém os programas instalados e na outra HD utiliza para as gravações.

    Durante a gravação quando voce tem muitas pistas, as vezes a mesma HD não consegue ler e gravar ao mesmo tempo, é interessante ter duas separadas se puder.

    (1) Processador Intel i7-4770

    Confirme se é o 4770K. Se conseguir o 4790K parece ser melhor e o preço é parecido. Dá uma olhada nessa tabela que pode te ajudar a escolher..

    http://www.cpubenchmark.net/high_end_cpus.html

    (1) Placa Mãe Gigabyte GA-H87M-D3H

    Não entendo muito mas particularmente tive problemas com uma placa dessa marca. Depois disso só uso Asus.

    Fala aí quanto ficou a facada no final das contas pra gente ter uma ideia, o meu PC ja está ficando meio velhinho e to pensando em dar um up.

    ledlemos
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Iversonfr

    Eu estava imaginando instalar os programas e plugins no SSD. 200GB é bastante até... Gostaria MUITO de uma de 480GB, mas convenhamos, é absurdamente caro!

    Eu não farei overclock, então pegaria o 4770 mesmo, até para enxugar o preço rsrs

    Gigabyte é um excelente marca de placa mãe. No meu computador antigo era, nesse que uso só não coloquei porque não tinha em estoque. Acabei colocando uma Intel...

    E sobre o preço. Essa configuração, em sites como Kabum, saiu em torno de R$4000... Sem condições. E vendo preços de peças separadas, pelo Boa Dica, ficou cerca de R$3200, o limite onde quero chegar...

    E ainda penso em colocar pelo menos uma GT 9800 para liberar um pouco mais do processador...

    Por enquanto é isso...

    Iversonfr
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    ledlemos
    Eu estava imaginando instalar os programas e plugins no SSD. 200GB é bastante até.

    Nossa não vi o SSD. Acho que li meio rápido e pulei essa linha rs. O resto é gosto pessoal mesmo.

    Belo computador se montar isso aí mesmo. Vai durar um tempo legal sim. Na verdade dependendo do que voce for mexer voce ta é matando formiga com tiro de canhão, sei lá se um I5 já não resolvia teu problema com folga, ainda mais com 16gb de ram da corsair que é excelente (só uso dessa), mas se tiver condições vai em frente.

    ledlemos
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Iversonfr

    Levarei essa configuração para amigo meu que traz peças e montou o meu PC.... Espero que não fique tão caro! rsrs

    Abraços e obrigado a todos

    Jabijirous
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    ledlemos

    O único problema do boa dica é que não parcela hehehehe

    ledlemos
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Jabijirous

    A pessoa para quem estou montando não tem cartão de crédito kkk E mesmo assim há lojas que parcelam sim... É difícil mas conheço algumas.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Configuração de um PC