Adler3x3 Veterano |
# abr/14 · Editado por: Adler3x3
· votar
Simplesmente loudness war. Que se caracteriza pelo uso excessivo de compressores e limiters na master. Onde se consegue digamos um volume alto para a música comercial. E o erro esta em querer som alto demais, e como o volume fica muito alto, fica sem sentido ter qualquer controle de volume., pois não existe mais margem de controle. Sem marge de controle e variações o intuito de aumentar o volume acaba com o controle de volume, e isto não é bom. É mais uma espécie de manipulação de áudio tecnológica, que consegue fazer com que o som fica lá no alto sem aparentemente clipar, mas o clip fica escondido, os softwares não detectam, ou não mostram, e quando mostram tudo lá no alto e tudo verde. Mas na verdade para um bom ouvido, tá tudo no vermelho. É uma ilusão tecnológica, onde se aumenta o volume e depois se insere outros efeitos que enganam.
E a tendência atual é de abandonar esta prática abusiva do uso de efeitos. Pois os efeitos usados de forma indevida acabam com a dinâmica da música, com o ritmo e pulsação. É uma ilusão este falso volume, que acaba achatando a forma da onda tudo lá no topo. No caso das músicas postadas, usou-se muitos compressores e limiters, mas o som não ficou tão alto assim, e ainda prejudicou a audição. Ninguém consegue escutar o tempo inteiro, e logo fica com fadiga auditiva. E por paradoxo que pareça pode-se utilizar outras técnicas sem usar estes efeitos de forma indiscriminada, e até obter um som mais alto, mas com sentido e controle. Volume se controla no volume, desde o processo inicial de gravação, e desde que não clip, e não no uso de efeitos para criar um pseudo volume. Pois no processo vai se achatando tudo, em algumas partes diminui o volume, e depois aumenta para compensar, e assim o som vai se degradando e se destruindo. Claro o uso de compressores e limiters é importante, mas não como mera ferramenta de aumentar volume. Na música o ritmo e a pulsação são muito importantes, música sem ginga e balanço não funciona bem. A maioria das músicas atuais são derivadas de músicas de dança, e escutando com este loudness war não se percebe nenhum incentivo a dançar ou fazer qualquer movimento seja com os pés ou partes do corpo.
Para ter um bom volume, basta cada track ter um nível razoável de volume, mas respeitando a dinâmica do instrumento ou voz e principalmente do estilo. Na música a medida que vamos adicionando instrumentos o volume por si só vai aumentando naturalmente. E mesmo aplicando os efeitos de forma moderada pode-se alcançar um bom nível de volume..
|