Ajuda para desenvolver um TCC

    Autor Mensagem
    Skider
    Veterano
    # fev/14


    Bom dia pessoal.

    Neste semestre tenho que apresentar meu TCC, e estou com a ideia de abordar o tema "O uso softwares em composição e produção musical".

    Alguém pode me indicar algum material que aborda este tema?

    Obrigado desde já. Abraços.

    JJJ
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Eu não tenho um título específico de cabeça, mas procuraria nos sites de livrarias por títulos atuais sobre mixagem e masterização, já que essas atividades são quase sempre assistidas por computador, hoje em dia...

    Jabijirous
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Skider

    Ainda acho que teu tema podia ser delimitado! Está muito amplo, que softwares são esses? Tem um monte no mercado, acho que você deveria escolher um (preferencialmente aquele que você trabalha).

    Teu tema já foi aprovado?

    Skider
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Jabijirous
    Ainda é genérico. Talvez eu fale sobre o Reaper.

    Jabijirous
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Skider

    Então já pode usar algo como " O uso do Reaper em produção musical". O ideal seria usar em uma música sua!

    Você pode falar sobre a história da gravação, história do Reaper, novos processos de composição e por aí vai

    Skider
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Jabijirous
    Tenho algumas músicas pronta, usando o Reaper e VST's. Será que posso explanar o processo de composição e gravação?

    Você conhece alguma bibliografia a respeito?

    Jabijirous
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Skider

    Você deve fazer isso!

    Bibliografia eu não tenho, mas você pode colocar os artigos de internet!

    Acho que o foco seria melhor no processo de composição, pois o Reaper é muito limitado, é como qualquer DAW da vida!

    Vai ser artigo ou monografia?

    Skider
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Jabijirous
    Um artigo. Não acho que a banca irá aceitar somente fontes da internet.

    Jabijirous
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Skider

    Você pode colocar livros sobre produção, mixagem, gravação, qualquer coisa que envolva tecnologia!

    Ainda pode colocar fontes de outras teses e dissertações.

    gbmeioponto
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Skider
    Tem alguns livros da editora Musitec (www.musitec.com.br) sobre tecnologia musical e música no computador. Lá você deve encontrar referências pra te auxiliar no seu trabalho.

    Abraços!

    Skider
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Jabijirous
    gbmeioponto
    Obrigado, brothers.

    Ken Himura
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Uma dúvida, Skider, seu curso é de quê?

    Dependendo do que (e onde) for, tem que seguir uma linha desenvolvida pelos professores manda-chuva, aí tem que fazer malabarismos pra encaixar sua pesquisa na linha deles.

    kiki
    Moderador
    # fev/14
    · votar


    Uma dúvida, Skider, seu curso é de quê?
    [2]

    porque metade do foco é seu curso, tá todo mundo dando pitaco sem saber.

    se for de musica é uma coisa, se for de engenharia da computação é outra coisa, e assim vai.

    Slash_1989
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Skider
    Reaper é uma DAW, eh mais o cenário onde vai acontecer a criação musical do que as ferramentas para tal (não que não seja).

    Nesse ponto, penso que seria interessante pesquisar sobre samplers e synths, como Reason, etc...

    E se for falar de DAW, fale de Pro Tools, porque convenhamos, "agrega valor" hehehe

    Skider
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Pessoal, curso sistemas de informação. Estou achando material sobre produção e mixagem, mas nada técnico sobre o Reaper.

    Será uma boa proposta ou estou dando um tiro no escuro?

    Slash_1989
    Não domino o Protools.


    Estou numa dúvida danada, e já estou atrasado.

    Ken Himura
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Skider
    Tiro no escuro, seu trabalho de conclusão é completamente alheio à sua faculdade. A única coincidência é o fato de ter computador no meio. Eles - a banca - não querem que você faça uma revisão de literatura ou mostre como funciona um daw qualquer (ou outro programa), eles querem um estudo de case no qual você esteja por trás do processo para detalhar as etapas todas - ou que você consiga detalhar estes processos todos mesmo sem estar envolvido na criação.

    Seria como se você fosse o cara que construiu um DAW.

    Mas isso seria mais pra um TCC prático de projeto. Como você quer fazer o artigo, pode abrir o foco um pouco mais, mas sem fugir da análise de sistema.

    Pegue um assunto -> Levante uma pergunta sobre este assunto que envolva análise de sistema/programação/administração (os pontos fortes do curso de S.I.) -> Responda a pergunta (ou pelo menos a maior parte dela enquanto aponta caminhos) com seu trabalho.

    Alguns assuntos que talvez possam te dar uma luz:
    - Uso de scripts e macros em programas para produção musical (Reaperscript, Earskecht, Kontakt script, Finale, Sibelius etc);
    - Sistemas construídos para performance audiovisual com linguagens de programação específicas (MAX/MSP, OpenMusic, PureData, SuperCollider, Processing, vvvv, Quartz Composer, Csound, Reaktor) e sua integração com computadores;
    - Composição em tempo-real com programação (Chuck, Impromptu, Earsketch etc).

    Ainda tem outros projetos mais complexos, que envolvem inteligência artificial, multi-threading e tal. E por aí vai. Você deve ter um grande foco na parte de informática (pra justificar seu curso), mas sem perder a parte musical de vista.

    Fiz o mesmo curso, tive as mesmas dúvidas. Acabei fazendo um projeto sobre a gerência de uma imobiliária daqui do Rio, da qual modelamos o sistema. Se ficar muito ruim com prazos e aceitação dos professores, deixe este tema para outra graduação ou uma pós.

    Skider
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Ken Himura
    Diante do seu depoimento, acho que vou mesmo mudar o caminho. É o que eu esperava.
    Vou colocar o plano B em ação, um aplicativo web de endereçamento de estoque em PHP que eu mesmo desenvolvi, na empresa que eu trabalho.

    Vou ficar um pouco frustrado, mas pelo mesmo estarei em meus dominios. rs

    O que vc acha?

    Ken Himura
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Skider
    Se te der menos problema e a banca olhar com melhores olhos, acho uma boa.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda para desenvolver um TCC