Software para uso em palco

    Autor Mensagem
    FMilheiro
    Membro
    # jun/13


    Olá pessoal,

    Alguém me pode aconselhar qual o software ideal para usar em palco como módulo de som? Pretendo usar com um teclado controlador MIDI e usar o teclado dividido e os respetivos PAD's com sons diferentes. Tenho o Cakewalk Sonar mas julgo não ser o mais prático.

    Obrigado

    Abraços

    FM

    Intercessor do FCC
    Membro
    # jun/13
    · votar


    Software para uso em palco

    Também gostaria de saber essa informação, quase ninguém mexe com esse tipo de coisa, e as pouquissímas pessoas que mexem com isso também vivem cheias de dúvidas, cada hora experimentam softwares diferentes, na tentativa de ver na prática qual programa realmente funciona em apresentações ao vivo. Eu estou tentando usar o Ableton, mais é muito difícil mexer nele e estou "apanhando" muito, também não sei se ele é o mais indicado para shows ao vivo.

    Edson Caetano
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    FMilheiro
    Intercessor do FCC
    quase ninguém mexe com esse tipo de coisa
    Engano... muita gente trabalha com isso, mas... na sala de teclados, aqui na gravação complica né

    A pergunta, software para uso em palco, então se trata da necessidade de um Host Manager direcionado para Performance, uma sugestão seria o Forte, você com uso dos seus instrumentos virtuais, monta Scenes e consequentemente seu Set list

    Possibilidades de Splits, Layers e tudo mais que se tem direito para uso direto com troca pelo controlador, o notebook fica só de enfeite mesmo

    Existem dezenas de possibilidades, eu não acho usar uma DAW como o sonar o jeito mais prático mesmo, mas nada impede, inclusive uma outra solução muito boa e que tem tutorial criado pelo Peter Bull é utilizar o Reaper, funciona muito bem

    É isso aí

    Adler3x3
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Bem eu não sou de usar software para tocar no palco.
    Mas como o Edson Caetano escreveu existem inúmeros softwares para fazer isto, desde softwares mais dedicados como o "Forte", como qualquer outra DAW.
    Tudo vai depender do acesso fácil aos timbres dos instrumentos que se vai utilizar, e também do peso dos mesmos, pois numa perfomance ao vivo tem que tomar cuidado, e não se pode errar.
    O maior problema esta na troca de timbres nas perfomances ao vivo.
    Assim no início deve-se evitar muitas trocas de intrumentos.
    Eu uso diversos softwares tanto para gravações como para performances em meu home studio, a princípio qualquer bom software com bons timbres pode ser utilizado.
    Tudo depende da prática e conhecimento do software que se usa.
    Desde versões standalone (sintetizadores que funcionam sem precisar de um programa host, tipo forte ou até uma DAW).
    O ideal é que o programa fique leve para rodar de acordo com a capacidade do computador e do hardware periférico (interface de áudio etc.) que se vai usar, normalmente um notebook.
    Só que os notebooks não tem um desempenho muito bom.
    Mas cada programa tem o seu grau de dificuldade, e assim o melhor a usar e aquele que melhor nos adaptamos, seja pelo conhecimento do próprio software seja por atender as limitações do hardware. (e todo computador tem os seus limites)
    Não adianta nada ter um software com timbres maravilhosos se depois vai patinar numa sessão ao vivo.
    Um ponto importante é o tempo de carregamento dos timbres.
    De nada adianta bons instrumentos virtuais, se no meio da música o software demora para carregar os timbres.
    E vai depender também da capacidade do teclado controlador.
    Assim a princípio o melhor a usar seriam as versões standalone dos principais programas.
    E para saber isto tem quer por a mão na massa e ir testando.
    Cada caso é um caso.
    É o conjunto que faz a diferença:
    - teclado controlador (pode ser até um teclado normal), + computador com bons requisitos para um bom desempenho (processador, memória, hd rápido e desfragmentado) + interface de áudio e um bom PA + softwares leves e mais outros detalhes que só na prática real vai ser saber.
    E não ter medo e ir aprendendo, com o tempo se percebe que a maioria dos softwares tem mais pontos em comum, e assim o que se aprende num software pode dar conhecimento para aprender o outro.
    Por onde começar?
    E ir testando em casa mesmo, e aos poucos ir se aventurando ao vivo, em pequenas peças , pequenos trechos.
    Tem que deixar tudo preparado, mas para fazer isto tem que ter conhecimento.
    E ganhando experiência ir expandindo.
    Pelos softwares que tem os timbres que você deseja tocar ao vivo.
    Isto é uma coisa que não tem fim.
    Comece pelo VSThost que é gratuíto. (que é um programa que carrega Vsts)
    Outra boa opção é o Reason Essentials que é mais leve que o Reason padrão, pelo banco de sons que traz.

    FMilheiro
    Membro
    # mai/15
    · votar


    Muito obrigado Edson e Adler pelo vosso apoio. Estou a começar com o Reaper e a experiência tem sido boa. Agora também estou tentado a experimentar o ipad. Vou colocar uma questão no forum.
    Mais uma vez obrigado pela vossa disponibilidade.
    Abraços

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Software para uso em palco