Problemas na exportação de WAVs no REAPER

    Autor Mensagem
    hirgous
    Veterano
    # jun/13


    E ai pessoal, tudo bem?

    Se puderem por favor me ajudar com esta dúvida, ficarei imensamente agradecido.

    Estou utilizando o REAPER 4.402 para gravar as musicas da minha banda. Dias atras, exportei as faixas de guitarras e baixo de uma musica em arquivos WAV (um arquivo para cada faixa) para levar à um amigo que fará a mixagem do disco. Ao importar estes arquivos vimos o problema: todas as faixas deram uma "desafinada", ficando próximo de meio tom acima. A principio achei que fosse o DAW que ele estava usando (CUBASE), mas após repetir o procedimento em casa vi que acontece exatamente quando exporto os arquivos. Dentro do REAPER, o som está ok.

    Fucei tudo o que foi possível nas configurações do projeto, desliguei todos os plugins, deixei selecionadas apenas as faixas que queria exportar, mas não achei nada. O mais estranho é que, das 12 musicas que gravamos até agora, esta foi a unica que "desafinou", e não fiz nada de diferente nela...

    Já viram algo do tipo??

    ogner
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    hirgous
    e quando toca o arquivo num player? tipo winanp?

    hirgous
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    ogner

    mesma coisa cara... depois que percebi esse problema, toquei faixa por faixa no windows media player e no itunes... tudo desafinado...

    ogner
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    hirgous
    Uhmm, oq pode fazer mudar a afinação é o BPM...pode ter exportado num outro BPM.
    Sacou?

    shoyoninja
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    O Reaper tem um controle de Playback rate próximo aos comandos de transporte. Verifique se você não o alterou por engano.

    hirgous
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    shoyoninja

    por acaso o padrao desse rate é 1.0?

    shoyoninja
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Eh sim. O problema poderia acontecer se vc tivesse gravado as tracks em um play rate menor que 1. Ou estivesse tocando acima de 1.

    makumbator
    Moderador
    # jun/13
    · votar


    hirgous

    Desafinou ou houve uma transposição? Resumindo, a mudança é algo do tipo 1 tom, 1/2 tom, etc... ou uma mudança de afinação fora do padrão?

    Talvez o problema seja o sample rate. O arquivo deve estar em 48 Khz e a sessão em 44.1Khz (ou o contrário). Não é isso?

    hirgous
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    makumbator

    Essa eu olhei tb meu velhow... todas as configurações possiveis estão com 48 khz... Ja coloquei como padrao pra exportar desse jeito.

    O problema mesmo é o que o shoyoninja falou. Esse projeto, sei la porque diabos, ficou com o rate em 0.956. Acho que qdo eu exporto, o reaper força os arquivos a ficarem no 1.0, ai as faixas ficam levemente mais rapidas, e sobe o ttom... Não aconteceu nas outras musicas pq todas estão com rate 1.0...

    Ainda bem que é uma música curta, pq vamos ter que gravar a porra toda de novo naaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaoooooooo!!!

    Valeu pela força galera!! Brigadu memo!!

    shoyoninja
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Que droga maninho. Eu acho que dá para acertar isso mais ou menos usando o stretch. mas o melhor mesmo é regravar...

    makumbator
    Moderador
    # jun/13 · Editado por: makumbator
    · votar


    hirgous
    Ainda bem que é uma música curta, pq vamos ter que gravar a porra toda de novo

    Acho melhor você ler no manual do Reaper para saber como arrumar isso sem precisar regravar. Seria muito estúpido não ser possível resolver.

    Outra ideia seria usar o time strecth e arrumar. Não sei no reaper, mas no Cubase se arruma isso bem facilmente. Como a diferença é pequena nem terá uma perda perceptível no som.

    Já experimentou exportar em wave broadcast? Esse formato tem a indicação de andamento. Não sei se fará diferença, mas pode ser que sim.

    http://en.wikipedia.org/wiki/Broadcast_Wave_Format

    waltercruz
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    No Ableton dá pra resolver facilmente com o warp. Deve ter um jeito no reaper tb.

    shoyoninja
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Dá para colocar em 1.0 e ir em todos os items gravados e alterar o rate em Item Properties, mas o caso é que eles já sofreram um stretch na gravação, e vão passar por mais um para voltar ao normal.

    Se houver a opção de regravar, é melhor...

    makumbator
    Moderador
    # jun/13 · Editado por: makumbator
    · votar


    shoyoninja
    mas o caso é que eles já sofreram um stretch na gravação

    Mas eles sofreram a alteração na gravação ou a verdadeira alteração está sendo feita apenas na hora de exportar? Não conheço o Reaper a fundo para saber como ele funciona quanto a isso.

    Resumindo, se for na pasta dessa sessão e copiar um arquivo de áudio qualquer (sem exportar nem nada, só copiando e colando via windows explorer) o mesmo estará alterado ou não?

    hirgous
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    shoyoninja
    makumbator

    Velhos, consegui resolver a treta.

    Usei um pitch do proprio reaper e abaixei um pouco o tom das faixas de guitarras e baixo. Ao exportar, ficou no tom desejado pra musica.

    Valeu pela força manows!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problemas na exportação de WAVs no REAPER