Gravação de propagandas

    Autor Mensagem
    Jepson Silva
    Membro
    # abr/13


    Amigo bom dia, gente sou novato nesse ramo de gravação de vinhetas, sempre fazia minhas gravações em um estúdio de um colega meu e o mesmo saiu do ramo, então gente como coloco voz em muita propaganda aqui da cidade e região comprei meus próprios equipamentos são eles interface “fast track c400 e os monitores BX8D2 ambos da M-AUDIO microfone shure sm58 .
    Então amigos ate sei mexer no cubase e gravar a propaganda mas a mesma não fica 100% em qualidade pois não sei editar a voz e deixar ela com uma ótima qualidade, gostaria saber de vcs quais os melhores inserts pra deixar a propaganda 100% com qualidade digital.
    Desde já agradeço.

    lufratari
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Boa noite, então a edição da voz é um assunto complexo, mas vou falar um pouco do que eu penso, lembrando que não sou profissional do assunto.

    Em primeiro lugar cuidado com efeitos demais isso pode acabar deixando a voz gravada artificial, o que eu uso de efeitos em voz basicamente é o Reverb e o Delay, esses dos se bem dosados podem dar um ótimo resultado.

    Utilizar um compressor é interessante, não existe um parâmetro exato para utilizá-lo, depende muito de como esta a voz gravada, uma voz com muitos picos demanda de uma compressão maior, já uma voz "nivelada" demanda de uma compressão mais suave.

    O equalizador, outra coisa que também deve variar de voz para voz , no entanto é interessante saber sobre o seu microfone, um SM-58 ressalta um pouco os graves, é interessante utilizar um LOW CUT, caso você sinta a falta do agudo aumente o agudo, esta passando médio diminua o medio.

    em minhas gravações eu gosto de utilizar nesta ordem.

    Compressor->Equalizador->Efeitos (sempre utilizando canais aux e não no insert como você sugeriu)-> saída do som