lufratari Veterano |
# abr/13
· votar
Boa noite, então a edição da voz é um assunto complexo, mas vou falar um pouco do que eu penso, lembrando que não sou profissional do assunto.
Em primeiro lugar cuidado com efeitos demais isso pode acabar deixando a voz gravada artificial, o que eu uso de efeitos em voz basicamente é o Reverb e o Delay, esses dos se bem dosados podem dar um ótimo resultado.
Utilizar um compressor é interessante, não existe um parâmetro exato para utilizá-lo, depende muito de como esta a voz gravada, uma voz com muitos picos demanda de uma compressão maior, já uma voz "nivelada" demanda de uma compressão mais suave.
O equalizador, outra coisa que também deve variar de voz para voz , no entanto é interessante saber sobre o seu microfone, um SM-58 ressalta um pouco os graves, é interessante utilizar um LOW CUT, caso você sinta a falta do agudo aumente o agudo, esta passando médio diminua o medio.
em minhas gravações eu gosto de utilizar nesta ordem.
Compressor->Equalizador->Efeitos (sempre utilizando canais aux e não no insert como você sugeriu)-> saída do som
Isto é o básico do básico, para melhorar as gravações de voz você tem que mexer nos programas, quanto mais você "testar" uma hora você achara um timbre que vai te satisfazer.
abraços
|