Notion 4 - Review e Gravações de Músicas antigas e novas.

    Autor Mensagem
    Adler3x3
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: Adler3x3


    Notion 4 – Review

    Recentemente adquiri o Notion 4 – Editor de Partituras.
    Neste tópico vou fazer um pequeno review das impressões iniciais no uso deste software.
    Na sequência do post vou indicar os links de exemplos musicais utilizando o Notion no todo ou em parte.
    Este tópico é para ser lido e escutado com calma.
    Cabe destacar que nestes exemplos não se buscou a perfeição conforme esta explicado em cada teste.
    A maior parte foi tudo de improviso, e assim é normal que existam erros.
    Se você só quer escutar perfeição não vá adiante.
    Seis testes no Total.
    Categoria: Editor de Partituras

    Sistema: Compatível com o Windows 32 e 64 bits, e também Mac.
    Possibilita o uso das duas versões.

    Interface: moderna e intuitiva.
    Muito embora o software na fase inicial não seja tão fácil de usar.
    Mas a principais partes podem ser acessadas facilmente.

    Edição: trabalha em dois modos diferentes, um mais para a edição de midi e outro para a edição de partituras.
    Tem vários recursos de edição, que devido a extensão não vou aqui comentar.
    Vem com um editor especial de bateria e percussão.
    Como também uma biblioteca de acordes musicais.

    Rewire: possibilita a integração com outros softwares que tenham este recurso, podendo trabalhar como hospedeiro ou como escravo.

    Outras conexões
    Aceita conexões midi e entrada.

    Templates: vem com 17 templates para serem utilizados como modelo inicial (orquestra, quarteto de cordas, banda de rock etc...)

    VSTs: aceita a maioria dos Vstis como Vst de efeitos.
    Vem com um bom reverb e mais outros efeitos que ainda não testei.
    O Independence Free não rodou direito, deve ser porque tenho a versão mais antiga.

    Biblioteca nativa de instrumentos
    Vem com um boa biblioteca de instrumentos com aproximadamente 10 GB.
    Principalmente voltada a orquestra.
    Tem uma grande variedade de instrumentos de percussão muito bons para serem utilizados por exemplo na música incidental.
    Tem expansões da mais instrumentos que podem ser adquiridos a parte.

    Desempenho:
    Bom desempenho num micro com as seguintes configurações:
    Intel 4 processadores 3.1 Gb
    Memória RAM – 6 Gb
    Placa de Áudio Edirol Roland – UA-1EX, trabalha com até 48 bit e 92 Hz.
    O demais igual a um micro normal.
    No Notebook um pouco mais antigo que só tem 2 GB de memória patinou quando se inclui muitas tracks

    Quase não trava, e na maioria das vezes que o programa travou conseguiu recuperar o trabalho que estava sendo feito.

    Importação de Arquivos:
    midi, xml, e arquivos do finale, e outros que não testei.
    Importa arquivos de áudio que podem fazer parte do projeto.

    Exportação de Arquivos:
    midi e xml.

    Automação de tracks
    não encontrei este recurso, pode ser até que tenha algo.

    Áudio Engine
    Tem uma boa áudio engine e exporta os arquivos para Wav.
    Estava trabalhando num projeto musical que tinha um Timpani, que não conseguia fazer soar bem em diferentes Daws.
    Importei o arquivo midi, e usando o mesmo instrumento Vsti consegui encontrar o som que queria.
    Depois exportei a pista de áudio para Wav e importei na Daw.
    Por trabalhar com VSTs e ter um Mix bom que aceita vários “Bus” dá até para finalizar muitos trabalhos no Notion 4 como uma espécie de Daw.

    Reprodução

    A medida que vai notando a partitura e incluindo as articulações e vários outros pontos desta arte o programa vai automaticamente selecionando os instrumentos apropriados e ajustando os níveis de volume, velocidade e outros pontos naturais de uma partitura.
    Vem com este recurso também para o GPO – Garritan Personal Orquestra, Miroslav Philarmonik, Viena (várias versões)
    Em poucos segundos se carrega um arquivo xml e o sistema processa tudo na maioria das vezes com acerto na escolha dos instrumentos e na aplicação dos outros recursos.
    E observe que numa orquestra existem centenas de instrumentos mais as diferentes articulações e formas de tocar.
    Só aqui se economiza um bom tempo, numa edição normal perdermos muito tempo para localizar o instrumento adequado, e as escolhas do Notion também podem ser utilizadas como referência em outros trabalhos, e é acima de tudo uma forma bem prática de aprender mais sobre os instrumentos.
    É muito prazeroso escutar no Notion arquivos xml bem feitos, assim como também midi bem feitos.
    A maior vantagem do Notion sobre os outros Editores de Partitura do Mercado é exatamente neste ponto.

    Manual:
    Razoável 278 páginas.

    Outros pontos:
    tem muito mais, e fico por aqui porque sou iniciante no Notion.
    Existem umas configurações especiais chamadas "Rules", que tratam do uso de instrumentos.
    Escutei umas configurações do Miroslawv Philarmonik para vocais e fiquei impressionado com o resultado, ainda não instalei estas rules, tenho que aprender isto.


    Arquivos de áudio:

    Teste 1:
    Opus 18 n1 3 Movimento Beethoven – excerto.

    Importei no Notion o arquivo xml de uma partitura que baixeis no projeto Gutemberg.
    Todos os instrumentos são nativos, não configurei nada , nem fiz mixagem
    Escutando dá para perceber como o Notion reproduz o áudio seguindo as instruções contidas na partitura.
    Simplesmente exportei para wav e depois converti em mp3.

    http://soundcloud.com/pfranzen/teste-notion-1-op-18-n1-mov-3

    Teste 2

    Trilha

    Para testar obtive um arquivo de usuário experiente e carreguei no Notion e exportei para áudio.
    Também com os instrumentos originais do Notion.
    Uma espécie de trilha para filme:
    Compositor: Elerouxx

    http://soundcloud.com/pfranzen/teste-notion-2-trilha-composi

    Teste 3

    Concerto em Sol Menor – Mov Andante – Handel

    Obtive uma boa partitura e fiz eu mesmo a notação observando todas as indicações.
    Depois inventei um pouquinho, inseri um cravo e inventei outras variantes na partitura (mais nos aspectos de possível humanização)
    Usei como instrumentos o Miroslav Philarmonik e o Garritan Pipe Organs.
    Mas no final acho que abusei de alguns efeitos e o som ficou meio alto.

    http://soundcloud.com/pfranzen/teste-notion-3-concerto-em-sol

    Teste 4

    Miscelânea
    Montei uma faixa com várias músicas, obtidas de formas diversas (midi e xml) e totalmente de improviso, sem editar nada, as vezes inserindo um outro instrumento, mas no geral é 99% do Notion, um trabalho rápido sem pretensão de obter um grande som, mas com o principal objetivo de mostrar a flexibilidade do programa, e principalmente o seu áudio.
    Músicas incluídas: Greensleeves, Tristesse, As Tears Go By; Um Quarteto do Mozart; Uma Música de Piano não identificada; Sinfonia 1 de uma Cantata do Buxtehude.

    http://soundcloud.com/pfranzen/teste-notion-4-miscel-nea


    Teste 5

    Mas você não criou nada?

    Bem estou trabalhando num projeto “Aeons” usando o Notion como editor de Partituras e o Mixcraf como DAW.
    A música ainda esta em fase de desenvolvimento, vai ter mais ou menos 10 minutos.
    Procurei usar os recursos do Notion e exportei para o Mixcraft onde fiz mais edições para humanizar melhor.
    Usei diversos Vsts.
    A Harpa não tá legal, mas gravei assim mesmo este teste.
    Segue trecho ainda não bem feito.
    E o Mixcraft ficou sobrecarregado com mais de 30 tracks, e selecionei um pequeno trecho.

    Aeons
    http://soundcloud.com/pfranzen/teste-notion-5-aeons-franz

    Por favor comentem sobre o projeto.

    Teste 6

    Bem nesta além do Notion usei diversas DAWs, uma verdadeira salada.
    Exporta aqui, impota ali, edita lá, conserta aqui, e mais...
    Comecei o projeto no Notion e exportei para uma DAW e depois fiz uma espécie de Jam improvisada comigo mesmo usando várias DAWs e brinquei um pouco, e até o meu teclado Yamaha entrou no meio.
    A música “Os Filhos da Terra”, ainda não esta com a letra pronta e assim a melodia principal esta ausente, e nesta Jam brinquei, e assim existem alguns erros.

    http://soundcloud.com/pfranzen/teste-notion-6-filhos-da-terra

    Por favor comentem também.


    Bem pessoal é isto.
    O objetivo não é comercial, não tenho nenhum relacionamento com os produtores dos programas.
    O que destaco é a importância de um editor de partituras no processo musical.
    A música clássica e a teoria musical muito podem contribuir para os nossos projetos.
    Melhorar a técnica e compor melhor.
    E a melhor forma de aprender é usar um bom Editor como o Notion 4.
    A DAW por melhor que seja nunca vai substituir um bom editor de partituras.
    Adquiri este software graças as importantes dicas do Edson Caetano e do Makumbator.
    Agradeço estes valorosos membros do fórum.

    Espero que gostem e não esqueçam de comentar.

    renatocaster
    Moderador
    # jan/13
    · votar


    Adler3x3

    Caramba, cara. Review completaço, estou marcando aqui para ler mais tarde com calma. Mas, para domar legal esse software, é imprescindível um bom conhecimento prévio de partituras, né?

    Parabéns pelo review!

    Adler3x3
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    renatocaster
    Sim tem que saber um pouco de teoria musical, o que se pode aprender com um bom livro.
    Mas com o software o aprendizado é melhor, pois ao ir notando as notas você vai escutando.
    Se insere uma nota errada, ao ouvir a partitura já sabe que tem algo fora do lugar.
    Algumas partes de partituras mais complexas demora mais para ir aprendendo.
    E a melhor forma de aprender partituras atualmente é usando um bom software de notação, mas nada impede que se use pautas no papel também.

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Adler3x3
    Parabêns pelo tópico, muito completo mesmo

    Umas constataçoes aqui pós upgrade:
    - Os Bancos do Notion 3 não são compatíveis com o Notion 4, porque será que eles desperdiçaram toda esta base gravada?

    - Aqui a parte boa, com o upgrade, o Notion 3 não perde as suas funcionalidades, então eu posso instalar este em outro computador

    Adler3x3
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Edson Caetano

    Eu instalei normal no desktop e no notebook e nem atentei para isto,
    E instalou sem nenhum problema.
    - Os Bancos do Notion 3 não são compatíveis com o Notion 4, porque será que eles desperdiçaram toda esta base gravada?

    Deve ser por causa do sistema de articulações e outras novidades que inseriram na nova versão.
    Mas como não tinha o Notion 3 não posso comparar os sons, podem até estar utilizando os mesmos samplers.

    renatocaster
    Moderador
    # jan/13
    · votar


    Adler3x3

    E a melhor forma de aprender partituras atualmente é usando um bom software de notação

    Hum, valeu. Se ele for bem intuitivo nesse aspecto, realmente ajuda. Eu tava vendo no site que ele também trabalha com tablaturas e cifras. Chega a ser algo parecido com o Guitar Pro nesse sentido?

    Só não achei no site se existe alguma versão demo, parece que só existe a versão final que é paga, né?

    Valeu!

    makumbator
    Moderador
    # jan/13
    · votar


    renatocaster
    Só não achei no site se existe alguma versão demo, parece que só existe a versão final que é paga, né?

    Na versão 3 existia a informação clara da existência de demo. Imagino que baste pegar o instalador oficial da versão 4 e rodar para usar como demo, mas realmente não vi a informação de maneira clara no novo site:

    http://www.notionmusic.com/support/downloads.html

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: Edson Caetano
    · votar


    Adler3x3
    Nem me atentei ao fato de poder instalar o 4 em outras maquinas, no 3 não tinha jeito, para eu usar no note eu tinha que bloquear o aplicativo no home, e vice-versa, era um saco

    Muito bacana, hoje instalando novas instancias hehe
    se funcionar os 11 gigas do 3 vão para a lixeira

    Adler3x3
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Renato Caster

    Bem para guitarra o Guitar pro na minha opinião é o melhor que existe.
    É um software mais especializado neste sentido.

    Adler3x3
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    renato caster

    Um outra boa opção free (grátis) de verdade é o Muse Score.
    Mais simples, não tem bibliotecas de sons especiais.
    Mas funciona bem e dá para importar e exportar em vários formatos.
    Este programa não para de evoluir.
    É uma boa forma também de iniciar no estudo da teoria musical.
    E a teoria musical sempre vai te ajudar, o estudo é um processo lento, mas os benefícios valem a pena.

    Adler3x3
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Edson Caetano

    Depois nos conta.
    Sempre uso o software uma vez só por computador, não compartilho com ninguém.
    Assim estou usando a minha licença.

    Jube
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Adler3x3
    Vi seus testes lá pelo soundcloud, nem tinha reparado no tópico, vou ler com calma e comentar logo mais, eu estou de olho nesse notion desde que você mencionou em um tópico meu.

    renatocaster
    Moderador
    # jan/13
    · votar


    makumbator

    Na versão 3 existia a informação clara da existência de demo. Imagino que baste pegar o instalador oficial da versão 4 e rodar para usar como demo, mas realmente não vi a informação de maneira clara no novo site:

    http://www.notionmusic.com/support/downloads.html


    Vou fazer isso. O problema é que estou sem internet em casa (problemas técnicos no Velox, pra variar) e no trabalho não consigo fazer downloads. Depois que normalizar tudo vou ver isso aí.

    Adler3x3

    Bem para guitarra o Guitar pro na minha opinião é o melhor que existe.
    É um software mais especializado neste sentido.


    Um outra boa opção free (grátis) de verdade é o Muse Score.
    Mais simples, não tem bibliotecas de sons especiais.
    Mas funciona bem e dá para importar e exportar em vários formatos.
    Este programa não para de evoluir.
    É uma boa forma também de iniciar no estudo da teoria musical.
    E a teoria musical sempre vai te ajudar, o estudo é um processo lento, mas os benefícios valem a pena.

    Valeu pelas dicas, cara. Sobre o estudo da teoria musical, realmente é importante. Eu tenho um conhecimento razoável mais na parte prática para guitarra (tablaturas, cifras, escalas, técnicas, etc.). O que me falta é estudar mais essa parte de estrutura musical, leitura de partituras, etc. Usando um desses softwares pode ser um caminho mais curto.

    Abraços e obrigado.

    Jube
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Li com calma, e estou louco para adquirir o notion, mas infelizmente só na metade do ano, agora não tenho nem 1 hora livre por dia até junho.

    Parabéns pelo review e pelos belos exemplos.

    Adler3x3
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Jube

    Obrigado pelo comentário.

    badari
    Membro
    # mar/13
    · votar


    eu uso o guitar pro como editor, extraio o midi e edito no fruity loops. assim é facil pra que não manja de partitura ( mas é necessário saber o funcionamento de escalas , harmonização e etc)
    qual é preço estimado desse produto?

    Adler3x3
    Veterano
    # mar/13 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    badari

    Como já comentei em tópicos anteriores aprender notação musical é muito importante.
    O Guitar pro é muito bom, mas para aprender a arte da notação o melhor a fazer é usar um editor dedicado.
    Na última vez que vi o preço estava em U$ 99.00.

    feedme
    Membro
    # mar/13
    · votar


    Vi o link deste tópico, cliquei e legal conhecer esse Notion. Acabei comprando o Sibelius versão estudante que é reduzida (e mais barata) e devia ter esperado asudhasd. Eu achei interessante o modo de edição em midi e em partitura. Isso não tem no sibelius... Mas eu entrei para ver musica sua! Sim eu estava a procura pois eu me perguntava e imaginava como seriam suas composições...

    Aeons é bastante tocante, singelo. Você sabe usar os instrumentos na dose certa e isso me dá animo para tentar me ajeitar nos bons arranjos.

    Adler3x3
    Veterano
    # mar/13 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    feedme

    O Sibelius é muito bom, junto com o Finale são os tops dos editores de partitura.
    Esta versão que você adquiriu veio com os 40 gigabytes de instrumentos?
    Eu tenho o Finale também é estou pensando mais lá frente quem sabe fazer um crossgrade para o Sibelius.
    Em Aeons a harpa não tá legal, pois coloquei um efeito na track master, e deixou a harpa com um excesso de delay, pois a gravação foi feita de forma apressada.
    Com relação as tuas composições acredito que vão melhorar em muito pois o Sibelius tem muitos recursos.

    makumbator
    Moderador
    # mar/13 · Editado por: makumbator
    · votar


    Adler3x3

    A antiga equipe do Sibelius (demitida pela pré-falimentar Avid) e que foi contratada pela Steinberg está escrevendo um novo programa de notação musical, capitaneados pelo genial Daniel Spreadbury. Aqui o blog dele sobre o projeto:

    http://blog.steinberg.net/2013/02/welcome/

    O programa é esperado para o final do ano que vem. Tenho grandes expectativas. Inclusive ele já me confirmou que o software terá versões nos mesmos idiomas atuais do Cubase, que no momento já tem o Português (e que no geral é mais português brasileiro que de Portugal).

    Adler3x3
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Makumbator

    Eu vou esperar para ver no que dá.

    Acredito que na Steinberg este equipe vai criar um excelente editor de partituras e muito mais.
    Vai reforçar a linha de produtos da Steinberg e se capricharem na integração vai ser melhor ainda.

    Adler3x3
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Makumbator

    Mas me conta sobre os instrumentos da Avid que vem junto com o Sibelius.
    São só instrumentos de orquestra, tem violão, guitarra, bateria etc...?

    CRRocha_Guitar
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Adler3x3
    Adler3x3
    Adler muito bom este post sobre o programa Notion__
    Eu recentemente instalei o Notion mas estou com bastante dificuldade em configurar o audio.
    Simplesmente não sai som nenhum.Estou familiarizado com o SIbelius portanto estou apanhando bastante com o Notion 3.
    abraço

    makumbator
    Moderador
    # abr/13 · Editado por: makumbator
    · votar


    Adler3x3

    Desculpe não ter respondido na época. Não vi antes.

    Vem muitos instrumentos de orquestra + guitarras + baixos e teclados. Não é uma variedade monstruosa, mas serve para 80% das instrumentações "comuns".

    Aqui o manual do Sibelius sounds com os detalhes:

    http://hub.sibelius.com/download/documentation/pdfs/sibelius712-sounds -en.pdf

    O mais importante são as articulações já definidas e ligadas a termos do dicionário do programa. Dessa forma quando se escreve pizz ou um tremolo ele já executa o que se pretende.

    Obviamente pode-se fazer a configuração de samplers externos no dicionário. Aqui um site que vende as configurações prontas (mas que qualquer usuário com tempo livre pode montar por conta própria):

    http://www.soundsetproject.com/

    J.Dionatan
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Galera, com licença, hehe

    Criei um grupo para compartilharmos arquivos no formato Notion. Que tal? Está aberto no Facebook

    https://www.facebook.com/groups/415763368540914/


    abraços

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Notion 4 - Review e Gravações de Músicas antigas e novas.