quanto custa um pré amp decente?

Autor Mensagem
    rhoadsvsvai
    Veterano
    # jan/13

estou planejando vender umas 3 guitarras baratas antigas minha esse ano ,queria saber quanto mais ou menos eu tenho q juntar pra pegar um pré legalzinho ( eu sei que pra muitos um legalzinho pode significar MUITA GRANA, mas gente porfavor ,dicas dentro da realidade)

rhoadsvsvai
    Veterano
    # jan/13
    · votar

algo que soe melhor que o pré da minha interface.

.omni
    Veterano
    # jan/13
    · votar

rhoadsvsvai
    http://www.gracedesign.com/products/m101/m101.htm

http://www.fmraudio.com/rnp.htm

Ambos baratos e transparentes.
    São prés que condizem com um home studio.

Homem Cueca
    Veterano
    # jan/13
    · votar

rhoadsvsvai
    Quanto você quer gastar?

Eu consideraria um channel-strip também.

http://www.presonus.com/products/Eureka não é caro, por exemplo.

Esse aqui já usei http://www.dbxpro.com/en-US/products/376 e também não é caro. Tem um som ótimo. Lembro de ter gravado alguns baixos com ele e algumas guitarras. Soaram ótimos. O mais é legal é que também vem com saída digital, então dá mais leque de uso ainda. Se você tiver entrada digital na sua interface, vai funcionar melhor ainda porque o signal flow não irá passar pelo pré da sua interface e nem usar a conversão AD/DA da interface, única coisa que ela vai fazer é a comunicação com a DAW.

Nessa faixa de 500 600 dolares tem bastante coisa. Abaixo de 300 dolares acho que você não vai encontrar muita coisa que melhore o seu som em relação à interface.

rhoadsvsvai
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: rhoadsvsvai
    · votar

hihihi as sujestões estão um pouco muito fora do meu orçamento, com 500 reias no maximo eu consigo algo melhor q minha interface?

eu tava pensando no ART TUBE V3 , tem um cara vendendo por 350 ,e tipo , mesmo que não tenha muita diferença de cor, eu tava lendo num topico sobre volumes daqui do forum que se é valvulado a clipagem se torna uma coisa boa (pra quem gosta de som com aquela distorção natural),então ja é uma coisa positiva?estou pensando certo?entendi certo?

Homem Cueca
    Veterano
    # jan/13
    · votar

rhoadsvsvai
    hihihi as sujestões estão um pouco muito fora do meu orçamento, com 500 reias no maximo eu consigo algo melhor q minha interface?

eu tava pensando no ART TUBE V3 , tem um cara vendendo por 350 ,e tipo , mesmo que não tenha muita diferença de cor, eu tava lendo num topico sobre volumes daqui do forum que se é valvulado a clipagem se torna uma coisa boa (pra quem gosta de som com aquela distorção natural),então ja é uma coisa positiva?estou pensando certo?entendi certo?

Cara, você está entendendo errado. Uma coisa é saturação da válvula, outra é distorção do sinal, em outras palavras, DESTRUIÇÃO do sinal.

A saturação de valvula começa a acontecer a partir do momento em que você liga ela. Válvulas não são, eletronicamente falando, fieis.

O que você está confundindo é com o headroom dos equipamentos. Até o nível máximo que ele trabalha SEM DESTRUIR o sinal. Alguns equipamentos permitem headrooms de 20, 30 db depois do 0dBVU. Equipamentos baratos não possuem esse headroom grande. Se você começar a exagerar, é bem provável que a destruição aconteça.

O Clip é o sinal que o equipamento diz que o sinal está sendo destruido, ou seja, que você ultrapassou o headroom do equipamento e que ele realmente está distorcendo. Em caso NENHUM isso será benéfico ao seu som.

As valvulas tem a tendencia de colorir mais os sons quando estão trabalhando com voltagens altas, com o sinal trabalhando no headroom do equipamento. Se você tem um baixo headroom, não conseguirá trabalhar com uma saturação legal sem que corra o risco de destruir o sinal.

Com 500 reais eu acho dificil achar alguma coisa que te traga algum benefício em relação ao pré da interface.

Outra coisa, você já reparou que nesses prés baratos, a valvula ela é acendida por um LED meramente ilustrativo? Com 500 reais eu acho muito mais jogo você investir em um bom microfone.

Está pensando em gravar o que?? Guitarra só? Violão? Voz?

As vezes um mic condensador vai te agregar bem mais que um pré externo barato.

rhoadsvsvai
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: rhoadsvsvai
    · votar

Homem Cueca
    tipo eu tenho um sm57 e sempre que preciso um amigo meu baterista me empresta o at2020 dele , se fosse pegar outro mic eu tava pensando em outro dinamico , oque me dizes do audix i5? é uma compra melhor q um pré desses baratos? tem alguma sujestão de um microfones q trabalhem bem com fuzz e crunchs (timbres não trandicionais) nessa faixa de preço?

eu quero fazer umas produçoes caseironas mesmo pra minha banda só pra servir de release ,tipo essa demo aqui

https://soundcloud.com/womanwhiskyband/my-evil-crush-woman-whiskey

(q ainda vamos regravar pq a pronuncia do vocalista não ficou tão boa quanto deve,tudo feito em casa mesmo).

.omni
    Veterano
    # jan/13
    · votar

rhoadsvsvai
    Qual é a sua interface?
    O SM57 vira outro microfone quando você pluga ele num pré bom. De verdade.
    Se você tem 500 Reais pra gastar, já pensou em pedir pra alguém trazer alguma coisa pra você? Se você tiver algum parente ou amigo que esteja indo pra fora, as coisas ficam bem mais baratas.

tem alguma sujestão de um microfones q trabalhem bem com fuzz e crunchs (timbres não trandicionais) nessa faixa de preço?

É guitarra?
    Mais um motivo pra comprar um pré com uma boa entrada pra DI. Mas leia reviews, tem prés EXCELENTES, excepcionais mesmo que tem uma péssima entrada de HiZ.

Homem Cueca
    Veterano
    # jan/13
    · votar

Se você tem 500 Reais pra gastar, já pensou em pedir pra alguém trazer alguma coisa pra você? Se você tiver algum parente ou amigo que esteja indo pra fora, as coisas ficam bem mais baratas.

Exatamente. Com 250 dólares, fuçando, dá pra encontrar coisa boa. Embora eu ache que não tanta coisa.

rhoadsvsvai
    Já considerou esperar mais um tempo e guardar o dobro desse dinheiro? Com 1000 reais fica melhor pra encontrar coisa boa. Dá pra trazer um pré legal dos EUA.

Qual a sua interface? Quantos canais você tem disponível?

Só uma coisa a considerar, dá pra fazer ótimas produções apenas com o pré da interface. Não é o pré, o microfone ou a interface que vai fazer com que seu som melhore 200%, é você mesmo. Sabendo posicionar melhor o microfone pra cada situação, trabalhando melhor com equalização, compressão e efeitos, buscando referencias, etc...

Dependendo da quantidade de canais que você tenha disponível, um kit de bateria pode te agregar melhor do que um microfone só ou um canal de pré.

Agora se você tiver 1 ou 2 canais só disponíveis pra gravar...Acho que a melhora tem que ser mais técnica.

De qualquer maneira, considere esperar mais um tempo e guardar o dobro de dinheiro. Com 1000 reais fica mais fácil achar um monte de coisa legal.

Abração.

rhoadsvsvai
    Veterano
    # jan/13
    · votar

é a presonus 1818vsl, 8canais.
    .omni
    Homem Cueca

rhoadsvsvai
    Veterano
    # jan/13
    · votar

eu talves va pra republica tcheca essa no semestre que vem ... mais esses prés que vcs sugeriram me parecem grandes demais (no sentido de espaço que ocupa da mala mesmo|) n tem uma opção mais compacta que tenha um som legal?

.omni
    Veterano
    # jan/13
    · votar

rhoadsvsvai
    Cara, o seu objetivo é gravar guitarra bem?
    O pré é pro 57 que é pra microfonar o amp, é isso?

Se você quiser gravar bem guitarra (ou baixo), compre isso:
    http://www.amazon.com/Radial-Phantom-Power-Active-Direct/dp/B0002GIRJI /ref=sr_1_5?ie=UTF8&qid=1358089210&sr=8-5&keywords=radial+DI

rhoadsvsvai
    Veterano
    # jan/13
    · votar

.omni
    eu sei e li em outro topico tua ideia que veio da experiencia sobre a praticidade de gravar guitarra em linha e que realmente em 90% dos casos de homestudios.

mas eu não gosto cara , simples questão de gosto mesmo , prefiro um som de guitarra do amp gravado mesmo fora das condições ideais ,acho super divertido ficar procurando posições do mic ,timbrando e etc... não pretendo gravar em linha de jeito nenhum hahaha , vou ser teimoso nesse aspecto :) (não tou dizendo que vc não tem razão , tou dizendo que memso sabendo q vc tem razão quanto a isso , eu ainda prefiro fazer do jeito tradicional).

e a ideia não é gravar só guitarra , guitarra , voz , bateria ... caseirão mesmo ,mas é bom entender que eu não quero que caseirão seja sinonimo de tosco sacas?,eu quero conseguir tirar um som ainda melhor dos mics , mas tambem não precisa ser um som profissional,mas algo legal e apresentavel

olha essa musica aqui por exemplo
    https://soundcloud.com/womanwhiskyband/old-song-woman-whiskey-band

tirando a bateria que foi gravada em studio , foi tudo feito em casa com a minha banda ,tirando o baixo e o teclado foi tudo microfonado , o vocalista ainda vai regravar algumas coisas e eu vou mandar pra um conhecido que trabalha em estudio remixar (essa dai eu mixei)

eu quero fazer videos split scream com minha banda , gravar um cd de demos e coisas assim ... tou gravando musicas pra amigos meus tambems mas tudo bem amador , mas feito com cuidado pra ficar bacana sabe?

queria uma pré ,pra aquecer mais o timbre ,mas sem investir muito tambem.

.omni
    Veterano
    # jan/13
    · votar

rhoadsvsvai
    Ah é, a gente já teve essa discussão.
    Compra um pré legal que você não vai se arrepender.

MauricioBahia
    Moderador
    # jan/13 · Editado por: MauricioBahia
    · votar

.omni

quanto custa um pré amp decente

E o "pré-homem" ahhaha, não conta?

;)

.omni
    Veterano
    # jan/13
    · votar

MauricioBahia
    Oi?

Homem Cueca
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: Homem Cueca
    · votar

rhoadsvsvai

É cara...teu negócio é comprar um pré mais legal que os da interface ou um kit de mic pra gravar a batera em casa também.

Que equipo de guitarra você tem?? Guita? Amp? Pedais?

As vezes o que está faltando pra você tirar um som legal de coisas microfonadas não é necessariamente os pré de mic, o mic e talz...é na verdade o equipamento de guitarra mesmo.

EDIT:

Cara, vê se tu curte os timbres de guitarra desse som aqui...
    https://soundcloud.com/feliperinke/felipe-rinke-tormenta-vermelha

Se tu curtir eu te falo o que eu usei pra gravar.

rhoadsvsvai
    Veterano
    # jan/13
    · votar

Homem Cueca
    eu curti ,mas é muito hi gain ,n é minha onda :D

.omni
    Veterano
    # jan/13
    · votar

Homem Cueca
    As vezes o que está faltando pra você tirar um som legal de coisas microfonadas não é necessariamente os pré de mic, o mic e talz...é na verdade o equipamento de guitarra mesmo.

Por mais que eu concorde (tanto é que sempre digo que gravar em linha em casa é melhor), o pré faz MUITA diferença numa gravação. O SM57 plugado num pré bom vira outro microfone.
    Microfone bom + pré bom = som bom
    Microfone bom + pré ruim = som ruim

Homem Cueca
    Veterano
    # jan/13
    · votar

.omni
    Por mais que eu concorde (tanto é que sempre digo que gravar em linha em casa é melhor), o pré faz MUITA diferença numa gravação. O SM57 plugado num pré bom vira outro microfone.
    Microfone bom + pré bom = som bom
    Microfone bom + pré ruim = som ruim

Eu sei...o ponto não era exatamente esse. O ponto era que dá sim pra tirar bons timbres com os prés da interface dele e que talvez seja os equipamentos da guitarra que estejam um pouco abaixo do que ele espera de som.

Todo o singal flow importa. Mas acho que em casos caseiros, o pré, algumas vezes, talvez não seja o ponto entre bom e ruim. Pode ser o caso dele.

rhoadsvsvai
    eu curti ,mas é muito hi gain ,n é minha onda :D

Hahahaha, é hi-gain mesmo. Mas por incrivel que pareça, as guitarras não estavam com timbre hi-gain quando gravei, pouco ganho.

Enfim...

Guitarra Condor CPR Pro II - Captadores Suhr Doug Aldrich
    Amplificador Peavey Valveking 112
    Microfone sm57 clone (Gpa GM570)
    Pré Mic 100 Behringer
    interface foi a propria placa onboard do notebook

.omni
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: .omni
    · votar

Homem Cueca
    Mas acho que em casos caseiros, o pré, algumas vezes, talvez não seja o ponto entre bom e ruim. Pode ser o caso dele.

Na minha opinião o pré é justamente o "bottleneck" entre bom e ruim, num caso caseiro principalmente onde o pré é uma pecinha embutida numa interface que vale o preço de um fader decente (sim, a peça).
    O pré é um circuito elétrico, onde passa ÁUDIO, negligenciar a etapa mais importante do signal flow de uma gravação é um erro tão grave quanto microfonar mal ou comprimir demais alguma coisa, é um erro que é impossível de resolver.

Já num estúdio grande, o "erro" vai ser o engenheiro se arrepender de ter usado um U87 onde ele poderia ter usado um C12, ou um pré valvulado no lugar de um Neve. Ou seja, é só uma diferença de cor, de intenção. O áudio passa com glória.

Mas num home-studio é onde não se pode cometer erros, PRINCIPALMENTE no estágio onde o som é uma corrente elétrica, onde ainda está sendo criado, é nessa etapa que você vai criar um registro que se estiver ruim nenhum plugin vai consertar.
    É como colher 5 laranjas e querer extrair o suco de 30 com plugins. Você pode espremer e torcer à vontade, não vai vir mais som. Nunca mais.

Obs: dito isso, trocar um pré ruim por outro não é uma opção que valha a pena. Por isso eu acho que o que vale a pena é procurar a coisa mais SIMPLES possível. Sem um milhão de entradas e saídas, s/pdif, compressão, etc. Nada, só o pré com os melhores componentes que o seu dinheiro puder pagar.

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a quanto custa um pré amp decente?