Captação e Gravação de violão em mono!

    Autor Mensagem
    Blind987
    Veterano
    # jan/13


    Fala galera gostaria de saber a opinião de vocês sobre gravação de violão.

    Aqui está uma musica que gravei...

    Fuel - Bad Day

    Bom, pra essa gravação que fiz eu usei meu violão um Takamine Eg220c e um microfone condensador Behringer B1.. gravei o violão duas vezes... uma pista com o mic na frente da 12° casa, uns 10 15 cm de distância e na outra pista gravei a mesma coisa mas com o mic um pouco pra tras da boca do violão e no Sonar joguei um pra cada lado no PAN, uns 60 pra cada lado, achei o resultado bem satisfatório.. Gostaria de saber a opinião de vocês...

    Grato

    kiki
    Moderador
    # jan/13
    · votar


    Blind987
    Gostaria de saber a opinião de vocês...
    achei que ficou legal sim.

    só senti um pouco falta de mais clareza nos bordões, não sei se é necessariamente de graves, talvez de médios. ouve-se muito claramente o brilho, coisa que o violao aço tem de sobra e o mic condensador ressalta, mas os graves ficaram um pouco escondidos. tem uma troca de bordão nos primeiros acordes que não fica muito clara.

    na outra pista gravei a mesma coisa mas com o mic um pouco pra tras da boca do violão
    pra tras onde? mais perto do cavalete?

    no Sonar joguei um pra cada lado no PAN, uns 60 pra cada lado
    e nao pos nenhum efeito? nem reverb?

    eu acho legal esse lance de dobrar o violao e abrir no pan.
    mesmo microfonando igual, dá uma sensação de abrir mais o som, espacializa, funciona quase como um reverb.

    Blind987
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: Blind987
    · votar


    kiki

    pra tras onde? mais perto do cavalete?

    sim... bem perto do cavalete, nao deixei o mic em frente do cavalete e sim um pouco depois...

    e nao pos nenhum efeito? nem reverb?
    Ainda não botei nenhum efeito, tá cru a gravação.. mas enfim, será que um equalizador pra acrescentar um pouco de grave ajuda ?

    kiki
    Moderador
    # jan/13
    · votar


    Blind987
    sim... bem perto do cavalete, nao deixei o mic em frente do cavalete e sim um pouco depois...
    eu ouvi uma vez um cara falando que uma posição clássica de microfonação é bem abaixo do cavalete, perto dele mas um pouco mais pra baixo.
    essa e a casa 12 parece que sao as mais usadas.

    e nao pos nenhum efeito? nem reverb?
    Ainda não botei nenhum efeito, tá cru a gravação..

    nem precisa acho, pq o violao ja tem a ambiencia natural, e dobrado fica muito legal.

    mas enfim, será que um equalizador pra tirar um pouco o grave ajuda ?
    eu manjo muito pouco de eq. eu tentaria tirar um pouco de agudos, mas é chute.
    também pq eu to mais acostumado com violão nylon, entao eu sempre sinto falta dos bordões em violão aço...

    Blind987
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    kiki

    Entendi, valeu pelas citações..

    não sabia que a posição perto do cavalete era uma posição clássica não, resolvi na loca mesmo tentar microfonar ali... hahaha... bacana, o problema agora esta em gravar a voz em cima desse violão ai, rsrs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Captação e Gravação de violão em mono!