Autor |
Mensagem |
Blind987 Veterano |
# jan/13
Fala galera gostaria de saber a opinião de vocês sobre gravação de violão.
Aqui está uma musica que gravei...
Fuel - Bad Day
Bom, pra essa gravação que fiz eu usei meu violão um Takamine Eg220c e um microfone condensador Behringer B1.. gravei o violão duas vezes... uma pista com o mic na frente da 12° casa, uns 10 15 cm de distância e na outra pista gravei a mesma coisa mas com o mic um pouco pra tras da boca do violão e no Sonar joguei um pra cada lado no PAN, uns 60 pra cada lado, achei o resultado bem satisfatório.. Gostaria de saber a opinião de vocês...
Grato
|
kiki Moderador |
# jan/13
· votar
Blind987 Gostaria de saber a opinião de vocês... achei que ficou legal sim.
só senti um pouco falta de mais clareza nos bordões, não sei se é necessariamente de graves, talvez de médios. ouve-se muito claramente o brilho, coisa que o violao aço tem de sobra e o mic condensador ressalta, mas os graves ficaram um pouco escondidos. tem uma troca de bordão nos primeiros acordes que não fica muito clara.
na outra pista gravei a mesma coisa mas com o mic um pouco pra tras da boca do violão pra tras onde? mais perto do cavalete?
no Sonar joguei um pra cada lado no PAN, uns 60 pra cada lado e nao pos nenhum efeito? nem reverb?
eu acho legal esse lance de dobrar o violao e abrir no pan. mesmo microfonando igual, dá uma sensação de abrir mais o som, espacializa, funciona quase como um reverb.
|
Blind987 Veterano |
# jan/13 · Editado por: Blind987
· votar
kiki
pra tras onde? mais perto do cavalete?
sim... bem perto do cavalete, nao deixei o mic em frente do cavalete e sim um pouco depois...
e nao pos nenhum efeito? nem reverb? Ainda não botei nenhum efeito, tá cru a gravação.. mas enfim, será que um equalizador pra acrescentar um pouco de grave ajuda ?
|
kiki Moderador |
# jan/13
· votar
Blind987 sim... bem perto do cavalete, nao deixei o mic em frente do cavalete e sim um pouco depois... eu ouvi uma vez um cara falando que uma posição clássica de microfonação é bem abaixo do cavalete, perto dele mas um pouco mais pra baixo. essa e a casa 12 parece que sao as mais usadas.
e nao pos nenhum efeito? nem reverb? Ainda não botei nenhum efeito, tá cru a gravação.. nem precisa acho, pq o violao ja tem a ambiencia natural, e dobrado fica muito legal.
mas enfim, será que um equalizador pra tirar um pouco o grave ajuda ? eu manjo muito pouco de eq. eu tentaria tirar um pouco de agudos, mas é chute. também pq eu to mais acostumado com violão nylon, entao eu sempre sinto falta dos bordões em violão aço...
|
Blind987 Veterano |
# jan/13
· votar
kiki
Entendi, valeu pelas citações..
não sabia que a posição perto do cavalete era uma posição clássica não, resolvi na loca mesmo tentar microfonar ali... hahaha... bacana, o problema agora esta em gravar a voz em cima desse violão ai, rsrs
|