Análise de gravação voz e violão feita somente com o gravador Zoom H4n

    Autor Mensagem
    Satriani Studio
    Veterano
    # dez/12


    Fala galera, passando pra pedir uma análise de duas gravações feitas somente com o microfone do gravador Zoom H4n e finalizadas no computador.

    Esta primeira gravei o violão com o H4n e depois abri mais uma pista no próprio gravador para fazer a voz, tudo com o microfone embutido. Depois joguei as pistas da gravação pro Cubase, equalizei, comprimi, coloquei reveb na voz e finalizei com L3 Ultramaximizer. O resultado:



    Já o segundo vídeo, fiz o instrumental no teclado, sampleei os timbres, coloquei o playback no gravador, ouvindo em tempo real gravei a voz com o microfone do gravador em outro canal, depois joguei as pistas pro cubase e fiz os mesmos procedimentos da gravação anterior.



    Agora, queria a opinião de vocês sobre a qualidade de gravação com esta form de captação, ou seja, sem usar um microfone dedicado pra estúdio, apenas os microfones embutidos do próprio equipamento. Groova bem?

    Abraços!

    catamilho
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Satriani.

    (Já o segundo vídeo, fiz o instrumental no teclado, sampleei os timbres, coloquei o playback no gravador, ouvindo em tempo real gravei a voz com o microfone do gravador em outro canal, depois joguei as pistas pro cubase e fiz os mesmos procedimentos da gravação anterior.).

    Você não sabe a alegria que me deu!

    Eu estou querendo comprar um tascan portastudio Dp-03, e um microfone shure sm58, uma amiga vai viajar e tenho a oportunidade de trazer algo.

    O grande problema não era a compra do gravador em si, e sim a prioridade da compra no universo de escolhas, sendo de áudio, foto, vídeo, enfim queimar uma compra la fora com alguma coisa que não é tão prioritária assim.

    Por ex: podia pedir uma lente Nikon que não se acha com facilidade aqui no nosso mercado, ou um equalizador de oito canais e trinta bandas para o home theatre, sempre tem o fantasma de depois achar que a outra opção seria a melhor escolha, uma peça mais importante no contesto em que estaria inserida.

    Resumindo, um gravador como o tascan dp-03 e seu zoom hn4 são o pulo do gato para quem quer fazer tudo sem PC, com um teclado Yamaha MOX8 seria uma mão na roda?

    O tascan na propaganda da a entender que grava, edita, da o acabamento final e grava no cd, para quem esta no inicio e não quer por PC na jogada você acha que só usando o tascam sairia algo parecido com a qualidade que você apresentou no seu segundo vídeo?

    E olha que eu achei muito bom o resultado, mas eu sou suspeito para falar.

    Abraços a todos.

    Satriani Studio
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Fala parceiro. Claro que rola. No H4n tem vários efeitos de reverb, compressor, delay, distorção, chorus etc pra seguir a ideia de fazer tudo por pista sem precisar de nenhum outro equipamento. Além desse tascan que você citou, eu te indicaria algo, que ao meu ver, é mais completo, por possuir mais canais, o Zoom R24, pois tem sampler de bateria, ou seja, você faz tudo com um teclado, um instrumento de corda e a mesa, que tbm tem mic embutido, mas desconheço a qualidade. A verdade é que a tecnologia está regredindo ao uso de aparelhos externos ao computador, porém com qualidade e linguagem 100% compatível com as atuais daws. Esse gravador e a mesa citada, por exemplo, você pode produzir tudo neles como pode também utilizá-los como interface. Claro que para ser considerado 100% profissional vai dos vsts adicionais, periféricos e conhecimento técnico de cada pessoa, no meu caso aí não é uma gravação profissional, em nenhum dos dois casos, é apenas uma brincadeira, que fique claro.
    Resolvi fazer esses testes mais alternativos, depois que eu vi o Lisciel gravando uma bateria inteira com apenas um microfone SM57 em um único take, trabalhando apenas as equalizações depois. E o resultado disso, você confere agora. Grande abraço



    catamilho
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Valeu mesmo.

    Pensei em deixar o sm58 de fora mas acho que vou pedir um microfone a parte tambem.

    Abraços a todos.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Análise de gravação voz e violão feita somente com o gravador Zoom H4n