Criação de música eletrônica

    Autor Mensagem
    vadimVladimir
    Veterano
    # nov/12


    Pessoal, eu comprei um teclado, instalei os softwares e comecei a brincar. Só que eu apanho demais dos programas, ex: Mixcraft.

    Pesquisando a criação de algumas músicas eu achei um vídeo onde o cara consegue reproduzir com muita fidelidade uma música do The Prodigy.
    Ele usa o Ableton Live 8.
    http://www.jimpavloff.com/e-jimpavloff/video/65-smack-video.html

    Só que a minha pergunta é a seguinte: Só estudar o que o Ableton é capaz de fazer eu consigo fazer esse tipo de trabalho (não estou falando de criatividade, capacidade pessoal etc, estou falando de conhecimento da estrutura ferramenta/música) ?

    Eu vi que existe cursos de "produção musical", inclusive com Ableton. É em um cursos desses que se aprende esse tipo de conhecimento ?

    Alguém poderia me indicar livros, cursos etc ?

    obrigado.

    waltercruz
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    O Ableton é um dos mais usados para a produção de música eletrônica sim. O Logic Pro tb é muito usado para a criação de música eletrônica.

    Acho que seria uma boa vc dar uma olhada em vídeos e ir aprendendo o básico. Por exemplo, em música techno e eletrônica, muitas vezes o som do hi-hat não é um hat, mas sim uma ruído branco. Aqui tem um vídeo que demonstra esse tipo de técnica:



    Outro recurso que é quase sempre usado em música eletrônica é a compressão sidechain. Pesquisando por esse termo ou pelo equivalente em inglês (sidechain compression) vc acha bastante coisas. Basicamente o sidechain é a compressão do resto da música com base num elemento, normalmente o kick, que é o que causa aquela sensação da música estar sempre pulsando.

    Existem algumas vídeo aulas a venda na internet, do groove3 e do macprovideo (e vc sempre pode achar versões jack sparrow por aí).

    O canal do Felippe Senne no youtube pode ter algumas coisas interessantes para você: http://www.youtube.com/user/felippesenne?feature=watch

    waltercruz
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Nesse vídeo, o DJ Rodrigo Torres dá uma visão geral do curso que ele vai dar sobre produção de música eletrônica no Ableton, de repente vale a pena usar os tópicos que ele colocou lá para se guitar nos seus estudos ou mesmo comprar o curso dele. Ele tb tem um série de vídeo entrevistas com vários produtores do Brasil, e eu sempre acho legal ver os produtores falando sobre o modo que trabalham.



    http://djrodrigotorres.com.br/curso_ableton_prod_mixagem/

    http://djrodrigotorres.com.br/wp-content/uploads/2012/10/Guia-de-Produ c%CC%A7a%CC%83o-Musical-by-Rodrigo-Torres.pdf

    vadimVladimir
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Valeu mestre Walter, obrigado pela ajuda.

    Vou começar a estudar esses assuntos, eu apanho demais.

    abraços.

    Adler3x3
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Bem o ambiente ideal para fazer música eletrônica é o computador.
    Um bom computador mais um bom teclado fica uma parceria legal.

    Em qualquer tipo de DAW dá para fazer música eletrônica.

    O Live Ableton é mais sofisticado e difícil de aprender do que o Mixcraft.
    Na música puramente eletrônica se usam muitos efeitos, e assim tem que estudar e praticar.
    E também tem que ir aprendendo a usar instrumentos VST e ir montando um bom set de instrumentos/efeitos.
    E um instrumento VST pode ser usado em daws diferentes.
    E aí entra um bom teclado controlador.

    O Estudo é uma busca constante, cada vez que aprendemos algo de novo, outros horizontes se abrem.
    Como dizia o filósofo Sócrates; "Só sei que nada sei".
    Quando mais se aprende mais se percebe que temos muito mais a aprender.

    waltercruz
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Já que vc é daqui de Brasília, dá uma olhada pra ver se esse pessoal ainda tá na ativa: http://grooveupdj.blogspot.com.br/ . Eles tem curso de Ableton e produção aqui.

    Adler3x3
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Como o waltercruz escreveu.
    Sempre é importante fazer cursos.
    E estudar música eletrônica é um processo lento.
    No mundo real aprendemos a usar um instrumento, por exemplo um violão ou guitarra.
    Já na música eletrônica existem milhares de instrumentos, e mesmo sendo virtuais temos que aprender a usar um a um.
    De uma hora para a outra viramos compositores, e as músicas vão exigir: bateria, baixo, teclado, guitarra, vocal, pads e efeitos especiais.
    Assim tem que ter paciência, e estudar, estudar e estudar.
    E praticar com simplicidade, começando com peças mais simples.
    Mas simplicidade não significa falta de qualidade, muito pelo contrário.
    Uma peça sofisticada é a soma das partes simples.
    Pegue o exemplo de Smoke on the Water do Deep Purple, tem um refrão básico, bem simples, mas...
    Outro exemplo a 5 sinfonia de Beethoven tem um solo que se repete bem simples mas recheado de harmonias, uma obra prima.
    Uma dificuldade que você vai ter no início e usar os efeitos, fazer a mixagem e masterização.
    E tudo isto demora muito tempo, não espere resultados imediatos.
    E para ter todos os softwares legalizados (DAW e Vsts) exige um investimento alto, e isto também tem que se fazer aos poucos, e inicialmente usar mais VSTs frees, para ir ganhando experiência e poder saber diferenciar um bom VST de um não tão bom.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Criação de música eletrônica