Autor |
Mensagem |
vadimVladimir Veterano |
# nov/12
Pessoal, eu comprei um teclado, instalei os softwares e comecei a brincar. Só que eu apanho demais dos programas, ex: Mixcraft.
Pesquisando a criação de algumas músicas eu achei um vídeo onde o cara consegue reproduzir com muita fidelidade uma música do The Prodigy. Ele usa o Ableton Live 8. http://www.jimpavloff.com/e-jimpavloff/video/65-smack-video.html
Só que a minha pergunta é a seguinte: Só estudar o que o Ableton é capaz de fazer eu consigo fazer esse tipo de trabalho (não estou falando de criatividade, capacidade pessoal etc, estou falando de conhecimento da estrutura ferramenta/música) ?
Eu vi que existe cursos de "produção musical", inclusive com Ableton. É em um cursos desses que se aprende esse tipo de conhecimento ?
Alguém poderia me indicar livros, cursos etc ?
obrigado.
|
waltercruz Veterano |
# nov/12
· votar
O Ableton é um dos mais usados para a produção de música eletrônica sim. O Logic Pro tb é muito usado para a criação de música eletrônica.
Acho que seria uma boa vc dar uma olhada em vídeos e ir aprendendo o básico. Por exemplo, em música techno e eletrônica, muitas vezes o som do hi-hat não é um hat, mas sim uma ruído branco. Aqui tem um vídeo que demonstra esse tipo de técnica:
Outro recurso que é quase sempre usado em música eletrônica é a compressão sidechain. Pesquisando por esse termo ou pelo equivalente em inglês (sidechain compression) vc acha bastante coisas. Basicamente o sidechain é a compressão do resto da música com base num elemento, normalmente o kick, que é o que causa aquela sensação da música estar sempre pulsando.
Existem algumas vídeo aulas a venda na internet, do groove3 e do macprovideo (e vc sempre pode achar versões jack sparrow por aí).
O canal do Felippe Senne no youtube pode ter algumas coisas interessantes para você: http://www.youtube.com/user/felippesenne?feature=watch
|
waltercruz Veterano |
# nov/12
· votar
Nesse vídeo, o DJ Rodrigo Torres dá uma visão geral do curso que ele vai dar sobre produção de música eletrônica no Ableton, de repente vale a pena usar os tópicos que ele colocou lá para se guitar nos seus estudos ou mesmo comprar o curso dele. Ele tb tem um série de vídeo entrevistas com vários produtores do Brasil, e eu sempre acho legal ver os produtores falando sobre o modo que trabalham.
http://djrodrigotorres.com.br/curso_ableton_prod_mixagem/
http://djrodrigotorres.com.br/wp-content/uploads/2012/10/Guia-de-Produ c%CC%A7a%CC%83o-Musical-by-Rodrigo-Torres.pdf
|
vadimVladimir Veterano |
# nov/12
· votar
Valeu mestre Walter, obrigado pela ajuda.
Vou começar a estudar esses assuntos, eu apanho demais.
abraços.
|
Adler3x3 Veterano |
# nov/12 · Editado por: Adler3x3
· votar
Bem o ambiente ideal para fazer música eletrônica é o computador. Um bom computador mais um bom teclado fica uma parceria legal.
Em qualquer tipo de DAW dá para fazer música eletrônica.
O Live Ableton é mais sofisticado e difícil de aprender do que o Mixcraft. Na música puramente eletrônica se usam muitos efeitos, e assim tem que estudar e praticar. E também tem que ir aprendendo a usar instrumentos VST e ir montando um bom set de instrumentos/efeitos. E um instrumento VST pode ser usado em daws diferentes. E aí entra um bom teclado controlador.
O Estudo é uma busca constante, cada vez que aprendemos algo de novo, outros horizontes se abrem. Como dizia o filósofo Sócrates; "Só sei que nada sei". Quando mais se aprende mais se percebe que temos muito mais a aprender.
|
waltercruz Veterano |
# nov/12
· votar
Já que vc é daqui de Brasília, dá uma olhada pra ver se esse pessoal ainda tá na ativa: http://grooveupdj.blogspot.com.br/ . Eles tem curso de Ableton e produção aqui.
|
Adler3x3 Veterano |
# nov/12 · Editado por: Adler3x3
· votar
Como o waltercruz escreveu. Sempre é importante fazer cursos. E estudar música eletrônica é um processo lento. No mundo real aprendemos a usar um instrumento, por exemplo um violão ou guitarra. Já na música eletrônica existem milhares de instrumentos, e mesmo sendo virtuais temos que aprender a usar um a um. De uma hora para a outra viramos compositores, e as músicas vão exigir: bateria, baixo, teclado, guitarra, vocal, pads e efeitos especiais. Assim tem que ter paciência, e estudar, estudar e estudar. E praticar com simplicidade, começando com peças mais simples. Mas simplicidade não significa falta de qualidade, muito pelo contrário. Uma peça sofisticada é a soma das partes simples. Pegue o exemplo de Smoke on the Water do Deep Purple, tem um refrão básico, bem simples, mas... Outro exemplo a 5 sinfonia de Beethoven tem um solo que se repete bem simples mas recheado de harmonias, uma obra prima. Uma dificuldade que você vai ter no início e usar os efeitos, fazer a mixagem e masterização. E tudo isto demora muito tempo, não espere resultados imediatos. E para ter todos os softwares legalizados (DAW e Vsts) exige um investimento alto, e isto também tem que se fazer aos poucos, e inicialmente usar mais VSTs frees, para ir ganhando experiência e poder saber diferenciar um bom VST de um não tão bom.
|