Alteração do som após conversão de formato

    Autor Mensagem
    Bruno Teek
    Veterano
    # jul/12


    Olá pessoal,

    Estou precisando da ajuda de vocês:

    Sabemos que ao convertermos um arquivo de WAV para MP3, perdemos a qualidade do som em decorrência da compactação do arquivo.

    Estou tendo um problema ao converter minha mix de WAV para MP3. Sabemos que quando convertemos um CD para MP3, existe uma perda de qualidade, mas não é tão gritante a ponto de um ouvinte comum perceber facilmente.

    Eu exporto minha mix para WAV (Testei com - 16bits ou 24bits - Sample Rate 44100 ou 48000) e depois converto para MP3 (256 kbps) utilizando o Lame encoder.
    A diferença é absurda. Altera o timbre dos instrumentos, a presença e principalmente uma alteração radical das frequencias. Não é do tipo de diferença que escutamos ao convertermos o CD para MP3 mas uma diferença radical do som em vários aspectos.

    Gostaria da ajuda de vocês neste caso!

    Muito obrigado!

    Arimoxinga
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: Arimoxinga
    · votar


    Bruno Teek

    testa converter em 320kbps acho que é o máximo de qualidade de um mp3.

    Lelo Mig
    Membro
    # jul/12
    · votar


    Se o que o Arimoxinga disse não der certo, crie uma equalização alternativa, só para conversões.

    Exemplo, pegue uma pequena trilha, ajuste a equalização até que ela fique boa quando convertida. Anote os parâmetros e utiliza como padrão de equalização sempre que for converter.

    Bruno Teek
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Arimoxinga
    Já tentei. Mesma coisa. É o que eu falei, é uma alteração consideravel das frequencias.

    Lelo Mig
    Sim, tem a ver com equalização. Tenho que ver o que eu posso estar fazendo de errado na minha mix (equalização, compressão, etc) pra que esta alteração seja tão significante.

    Arno Holetz
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: Arno Holetz
    · votar


    Bruno Teek
    Qual Software de gravação você usa?
    Baixe o Sound Forge (pode ser o 7.0)
    Eu uso o sonar 8.5 e depois de Mixado, eu pego a trilha mix no sonar, seleciono ela, clico na opção TOOLS e lah vai estar o sound forge. Dai ele vai mandar a faixa para o sound forge, dai eu arrumo oque precisa e salvo.
    Eu faço assim (gravo em 24 bit e 44.1) e não perco nada de qualidade!
    Tenta ai!!! Vlw!

    kiki
    Moderador
    # jul/12
    · votar


    Bruno Teek
    Eu exporto minha mix para WAV (Testei com - 16bits ou 24bits - Sample Rate 44100 ou 48000) e depois converto para MP3 (256 kbps) utilizando o Lame encoder.

    teste diferentes softwares

    mesmo com as mesmas especificações, diferentes softwares dão diferentes resultados.
    por exemplo, teste exportar MP3 direto do DAW (eu uso o reaper, pode ser o sonar, cubase, o que que voce usar), depois teste exportar em wav como voce ja faz e passar pelo soundforge, e pelo wavepad, etc.

    Bruno Teek
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Pessoal, problema resolvido.

    Foi vacilo meu mesmo.

    Meu Winamp estava com um plugin que eu instalei há muito tempo e tinha esquecido. Desabilitei e tudo ficou uma maravilha! hahaha

    Arimoxinga
    Lelo Mig
    Arno Holetz
    kiki

    Obrigado pela ajuda!

    Abraço!

    Arimoxinga
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: Arimoxinga
    · votar


    Bruno Teek

    é acontece também quando se esquece o Eq. do media player ou do windows ligado, eu gosto de tudo em flat. Quero sempre ouvir a EQ. que veio de estudio.

    kiki
    Moderador
    # jul/12
    · votar


    Bruno Teek
    hahahaha, acontece

    é bom ter mais de um "ouvidor"
    eu ja percebi diferenças boas de qualidade entre diferentes softwares.
    eru lembro bem que o realplayer dava um som um pouco mais nitido que o windows media player, por exemplo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Alteração do som após conversão de formato