PrMarioAlegria Veterano |
# mai/12
Tenho um yamaha psr s500. Não gosto dos styles internos dele. Ele só aceita um user style por vez, e não lê styles diretamente do pen drive.
Como estou sem capital para fazer um "up-grade" tecladistico (Um yamaha s910 ou Roland BK-5) creio que posso adotar uma solução mais econômica, utilizando: teclado/software/notebook.
Assim, gostaria de ter acompanhamento "real-time" através de programas como: One Man Band ou RealBand (utilizando os styles do Band in a box).
Usar o psr s510 como controlador e gerador de timbres.
Todavia, instalei esses programas no meu notebook, já li os manuais inteiros e não entendi nada.
Não consegui configurar nem os softs, nem o teclado.
Alguém pode me dar uma força?
e-mail: pr.marioalegria@gmail.com no twitter: @PrMarioAlegria
|
Adler3x3 Veterano |
# mai/12
· votar
A maioria dos softwares tem uma parte da configuração chamada genericamente: midi/audio setup
Se o driver do teclado esta instalado corretamente, quando você abre as opções para configurar, deve aparecer o drive do teclado. Tem que aparecer como uma opção de drive na lista de drives (incluindo a da placa de som) - input (entrada) para transmitir os dados do teclado (midi) para o software; - output (saída) para transmitir os dados do software para o tocar os timbres no teclado;
Usei uma versão mais antiga do Band in a Box e me lembro que era fácil configurar. Quanto ao One Man Band não sei dizer, mas pelo que já li a respeito parece ser um bom programa para utilizar no PSR, mas deve também ter uma opção de configuração de audio e de midi. Não desista pois são somente pequenos detalhes que não estão fazendo funcionar. Quanto a VSTs. Deixe para um segundo plano, pois o mundo dos Vsts vai exigir que você vença a primeira etapa que é fazer o teclado se comunicar com os softwares. E o mundo dos Vsts é bem complexo, e o tamanho dos arquivos esta relacionado com a qualidade, e assim podemos ter Vst com vários gigabytes, o que vai exigir uma configuração especial do microcomputador, e muito espaço no hardisk.
Acredito que tanto o Band in a Box como o One Man, não são os ideais para a produção musical num sentido mais amplo. São boas ferramentas, mas não considero como um DAW (Digital Audio Wokstation) São ferramentas que ajudam, mas você vai necessitar de uma DAW de verdade. Eu uso o Mixcraft , não é Top, mais é uma Daw bem simples, fácil de usar, mantida pela Daccord de Pernambuco, que tem um custo benefício muito bom e em português.Experimente baixar a versão 5, esta para sair a nova versão 6. (e a versão 6 fiz um testa beta é esta sensacional) http://www.daccord.com.br/mixcraft-e-o-editor-profissional-para-produc ao-de-audio-e-video E é bem fácil de configurar a parte de audio e de midi. E aí você vai poder testar logo logo o seu Yamaha PSR no software. Se o driver do teclado estiver instalado corretamente vai funcionar fácil. E já vem também com alguns instrumentos VST pré-instalados, como também efeitos VST. Para que o software encontre os Vst é necessário informar a pasta onde ficam os arquivos Vst, que normalmente tem uma extensão dll.
Outro ponto importante sobre VSTs é a configuração do microcomputador, que tem que ser rápido e possuir bastante memória para poder suportar o processamento.
Existem outras opções como por exemplo o Reaper, que é mais avançado, mas também vai exigir mais conhecimento, mas isto já seria uma etapa mais para frente.
Leia também aqui no fórum os tópicos a respeito de VST, um longo caminho de aprendizado.
E tem um site sobre teclados Yamaha, onde o foco central são os Tyros, mas tem muito material útil para PSR em Geral, e muitos e muitos tutoriais, estilos, etc.., que pode ser possível que você já conheça:
http://psrtutorial.com/
|