Gravando sinal ja processado usando plugins

    Autor Mensagem
    donagilda
    Veterano
    # abr/12


    Caros, por algun tempo venho fazendo algumas experiencias gravando o sinal ja processado, usando plugins ao invés de processadores externos, que na maioria das vezes são emprestados de outros amigos, pois nunca tive interesse de investir nisso.

    Eu particularmente tenho gostado dos resultados, e na mixagem eu não preciso de muitos plugins o que evita alto processamento.

    Alguém tem costume de gravar assim? é roubada?

    Abs.

    Bog
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    donagilda

    Os problemas de se fazer assim são:

    1. Um possível atraso maior durante a gravação, e
    2. Uma vez que está tudo gravado, não há como desfazer certas configurações. Se estiver sobrando reverb, por exemplo, não tem como tirar depois.

    Se isso não te incomoda e está funcionando, não vejo por que seria "roubada". Mas quando o processamento está excessivo por aqui, eu simpelsmente "congelo" uma trilha com efeitos (acho que é possível fazer isso na maior parte dos programas para gravação). Qualquer coisa eu "descongelo" a trilha, ajusto os parâmetros, e "congelo" de novo. Isso elimina o processamento dos plugins para aquela trilha durante a mixagem.

    donagilda
    Veterano
    # abr/12 · Editado por: donagilda
    · votar


    Bog
    Os problemas de se fazer assim são:

    1. Um possível atraso maior durante a gravação


    Então, to usando o roteamento do Reaper e não tive problema com atraso até agora...

    2. Uma vez que está tudo gravado, não há como desfazer certas configurações. Se estiver sobrando reverb, por exemplo, não tem como tirar depois.

    Na verdade é algo sutil, e efeitos como um EQ, Copressor um tape/saturator por exemplo, deixando o audio perto do desejado, deixando os efeitos de modulação por ex: pra mix.
    Em estudios grandes que tem consoles como SSL etc. eles aproveitam muito os recursos desse equipo, não só os prés e pensei nisso pra começar a gravar algo ja processado.

    .omni
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    donagilda
    Na verdade você está gravando o áudio limpo, passando pelos plugins e gravando em outra track. É exatamente igual em termos de qualidade do que deixar um plugin pendurado. Você só ganha um pouco de memória e processamento.
    Não vejo motivo pra "gravar" assim. Se você já tem certeza de alguma coisa na mix e precisa de espaço, processe a trilha depois.

    É bem diferente de gravar já passando por outboards, assim o áudio já é convertido comprimido ou pré equalizado, ao fazer isso usando bons periféricos você ganha em qualidade por motivos óbvios, ainda mais se for mixar tudo dentro do DAW.

    donagilda
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    .omni
    Verdade, entra limpo na interface e é processado em um track e gravado em outro.

    É então não tem jeito, no caso de projetos grandes com muitas tracks vou ter que usar o freeze pra aliviar processamento e memória.

    Agora tava pensando aqui acho que não é só processamento e memória que esta me afetando em projetos grandes, to achando que ao gravar acima de 10 tracks silmultaneamente o que ta abrindo o bico é o HD de 7200rpm.

    .omni
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    donagilda
    O hd de 7200 é mais do que o bastante, o que vai adiantar bem é usar um hd dedicado pro áudio, diferente do sistema.

    donagilda
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    .omni
    Ja ta assim, são 3 HDs um pro sistema um pra bibliotecas VSTi e outro pra armazenar o audio gravado...

    Eu tava pensando até em montar um RAID pro HD de audio mas então nem vou mexer com isso vou ter que descobrir o que ta pegando.

    .omni
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    donagilda
    Mas que coisa. Como tá o seu buffer?
    Aqui eu gravo tranquilamente 18 canais simultâneos em 96/24 em HDs 7200 (firewire 800).

    donagilda
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    .omni

    Como tá o seu buffer?

    Putz! não lembro como deixei o buffer, assim que chegar no estudio vou dar uma olhada...

    Aqui eu gravo tranquilamente 18 canais simultâneos em 96/24 em HDs 7200 (firewire 800).

    Caramba, e eu nunca gravei com essa resolução, não em 96 kHz .

    donagilda
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    .omni
    O ASIO buffer ta em 10ms a resolução ta em 48/24.

    .omni
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    donagilda
    10ms é sua latência, o buffer é a quantidade de samples.

    londrer
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Eu processo durante a mix e não na gravação.

    Na vdd, não é roubada, mas se você perceber q aquele compressor (exemplo) não ficou tão bom e ta dando pra ouvir a compressão em alguns techos q não deveria... vc vai ter q gravar td de novo.

    Dai vai de você arriscar ter todo esse trabalho ou não.

    Stalingrado
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    donagilda
    É meio OFF, o que eu vou postar, mas...

    Esse tópico me fez ter a curiosidade de testar essa possibilidade. Não que eu vá gravar assim, porque acho que limita muito o poder de edição, mas didaticamente, é interessante.

    Minha placa de som tem um software interessante chamado DirectWire 3.0, onde eu posso fazer "ligações virtuais", como se fossem cabos ligando entradas e saídas. O que eu fiz?
    - Setei dois canais, um com o Guitar Rig para monitorar e outro limpo para gravar o sinal já processado pelo canal 1;
    - O canal 1 tem IN ASIO 1/2 e OUT ASIO 1/2;
    - No DirectWire, eu liguei a OUT ASIO 1/2 na IN ASIO 3/4;
    - Dessa forma, o sinal que saí na OUT ASIO 1/2 vai para o canal 2, que está setado na entrada IN ASIO 3/4 e a saída OUT ASIO 3/4 (outra opção interessante dessa placa é que eu posso fazer a saída do OUT ASIO 3/4 ser monitorada também no OUT ASIO 1/2, que é onde meus "monitores" estão ligados).

    É interessante didaticamente, como eu disse. É legal sacar as formas de onda geradas por um sinal distorcido, fazer comparações deste com o sinal limpo, ver o que acontece com a forma de onda nos mais diferentes usos do compressor (com parâmetros diferentes), etc...

    donagilda
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    .omni
    corrigindo o buffer esta com 480.

    londrer
    Stalingrado

    Como disse acima é algo sutil, não é para limitar a mix, mas ja adiantar um processo que certamente ja foi pensado pra esse track, comprimir um pouquinho usar tube saturator ou tape etc,sei la é só um exemplo, se eu achar que é valido, mas sem exageros e em alguns casos apenas.

    londrer
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    donagilda

    Tudo é válido se o resultado for o esperado.
    Não existe certo e errado nessa área, existe o resultado final.
    Se você consegue chegar a um resultado final pelo caminho "B" e não pelo "A", tanto faz.

    Eu prefiro deixar a gravação o mais pura possível. Eu timbro com posicionamento dos mics, regulagens do intrumento, tamanho do quarto, distância das paredes. Eu tento obter um som bom logo na gravação, sem processamento. Depois processo com plugins.

    Mas gravar já processado seria o mesmo q já gravar uma gutiarra com drive. Se ficar ruim, tem q gravar de novo. Se não, não tem q jogar plugin de amplificador.

    Ficando bom, meu chapa, não interessa se gravou dentro do banheiro pra ter já um reverb mto louco ou se colocou o reverb mto louco com plugin :)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gravando sinal ja processado usando plugins