Guitar Rig - Latência (Input, Processing, Output, Overall)

    Autor Mensagem
    Felipe Caineli
    Veterano
    # jan/12


    Olá pessoal.

    Por favor, tenho uma dúvida sobre a latência no Guitar Pro (versão 5) com uma interface genérica da Behringer Guitar Link UCG102.

    Quando configuro no Guitar Rig a placa e o driver Asio (tanto Asio4All quanto o driver da Behringer) ele me mostra quatro latências: input, processing, output e overall.
    Qual dessas eu devo considerar como a latência real?

    No manual dessa interface da Behringer tem como configurá-la no Guitar Combos, e lá só mostra uma latência (vide página 13 desse manual: http://www.behringer.com/assets/UCG102_P0198_I_PT.pdf).

    Muito obrigado.

    Felipe Caineli
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Alguém?

    Edson Caetano
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Felipe Caineli
    Lidar com uma latencia já era complicado, agora você inventou 4 hehehe

    Explica melhor onde viu isso

    Adler3x3
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    No fundo faz sentido.
    Tudo depende do instrumento que se vai usar.
    Latência é latência, isto atraso no envio seja de informações sejam de sons, e atrasos no processamento e atrasos na mistura.
    Atrasos midi por exemplo você toca uma nota e demora um certo tempo para sair o som. (o mesmo para vocais)
    Atrasos de gravações de outros instrumentos, você toca a guitarra e o som demora a sair na caixa.
    Então o conceito de latência real vai estar relacionado ao que se estiver gravando e ouvindo ao mesmo tempo.
    Latência esta relacionada a tempo, e existem várias configurações diferentes.
    Por exemplo:
    - latência input midi - você toca e o som sai atrasado nas caixas de som, seja o atraso na entrada ou no processamento do VST que demora um pouco para processar (processing) e gerar o som (output);
    - latência que leva a falta de sincronia entre várias pistas, sejam de instrumentos virtuais (que exigem processamento), sejam de processamento de efeitos;

    Então o problema de latência esta relacionado à vários momentos:
    - input (entrada) atraso no envio de informações ou de sons;
    - processing atraso no processamento, que pode ser de instrumentos virtuais e de efeitos;
    - output - atraso na saída do áudio;
    - overall - atraso ou descompasso entre as várias tracks e canais;

    E tem um outro tipo de latência:
    As vezes na DAW quando se reproduz uma música com várias tracks e efeitos, o que aparece tocando na tela não corresponde ao som que esta saindo nas caixas (falta de sincronia, que não deixa de ser um tipo de latência).
    Acho válido aprofundar esta questão, pois a latência é um problema real, mesmo com bons drives e softwares.
    Outros membros mais experientes aqui do fórum podem esclarecer melhor esta questão.

    Pode ser isto, ou não?

    Felipe Caineli
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Olá pessoal.
    Muito obrigado pelas respostas.

    Eu sempre li e ouvi que uma latência boa fica entre 4 ms. Até uns 10 ms tá valendo.

    Mas no Guitar Rig 5 existem todos esses tipos de latência.
    Dá uma olhada nas imagens abaixo (essas imagens eu achei na internet, não são prints do meu Guitar Rig).

    Guitar Rig novo - http://img.nopaste.pl/upload/audio_4e56794aefadb.png
    Guitar Rig antigo - http://i40.tinypic.com/2cwjyqe.jpg

    Notem que no print do Guitar Rig antigo está escrito "Output Latency - 1ms".
    Então acho que no Guitar Rig novo, pra ter uma base, é só considerar a "Output".

    Uma outra coisa que reparei que não está funciona no Guitar Rig 5:
    Quando eu entro no painel do Asio4All e diminuo os Samples, não está mudando no Guitar Rig 5, e consequentemente não diminui a latência.
    No Guitar Rig 4 isso funcionava.

    Obrigado pela ajuda.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Guitar Rig - Latência (Input, Processing, Output, Overall)