arrancando os cabelos com audacity - loop de batera causa uma queda de volume

    Autor Mensagem
    abfaria83
    Veterano
    # jan/12


    to com um problema extremamente mala e inexplicável no audacity. há muito tempo uso o programa por causa da sua simplicidade e pq ele me atende nos meus propósitos. nunca deu pau nenhum.

    recentemente fui fazer uma gravação como sempre faço: jogo um loop de batera, e gravo a guita com o POD. Só que desa vez, o loop de batera causa uma queda de volume da guita quando tocados simultaneamente. Se eu do um MUTE na pista da batera, a guita volta ao volume normal de gravação. Isso começou do nada, e eu ja fucei em tudo e nao sei como mudar...

    peço encarecidamente que antes de sugerirem novos programas, que deem sugestões pra solucionar esse problema em específico.

    valeu
    abraços

    kiki
    Moderador
    # jan/12
    · votar


    que esquisito... nunca vi isso.

    ce testou pra ver se isso dá o tempo todo, com outros sons tambem? ou é só com esse especifico?
    teste gravar outras coisas, e teste tambem arquivos que voce gravou antes, pra ver se dá a mesma coisa.

    aí dá pra pelo menos tentar saber se é mesmo com o software ou se é algo do arquivo.

    abfaria83
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    kiki
    fiz tudo isso cara... o mais estranho é que se eu gravo só a guita, ainda que sejam varias pistas, o volume fica estável. agora, é só importar um loop de batera e todas as pistas de guita perdem volume.

    eu abri outros projetos ja gravados, com batera e guita, e tentei gravar naquele projeto, e o problema acontece de novo. parece que deu pau nos loops de batera, mas nao entendo como isso pode fazer sentido!

    kiki
    Moderador
    # jan/12
    · votar


    abfaria83
    putz, nem eu entendo...

    vamos esperar mais alguem aparecer.

    enquanto isso, duas sugestões burras porém faceis:
    - reinstale o audacity
    - ou migre pro reaper.

    MauricioBahia
    Moderador
    # jan/12
    · votar


    abfaria83: peço encarecidamente que antes de sugerirem novos programas, que deem sugestões pra solucionar esse problema em específico.

    Bom, eu ia te sugerir migrar pro Reaper, assim teria muito conteúdo e usuários ativos, como eu que poderiam de ajudar, mas como não quer, não indico mais. hehe

    Boa sorte!

    tito lemos
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    abfaria83
    Migra pro Reaper rapá! Rapidinho tu esquece do audacity.

    Abraço.

    abfaria83
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    kiki
    ja reinstalei tb! Nada! rs

    MauricioBahia
    tito lemos
    pois é... to vendo que nao vou ter outra alternativa... eu queria primeiro ver se isso era algo besta pra resolver primeiro... mas por ora valeu!

    abraços

    abfaria83
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    eu devo ta cagado.

    tenho uma versao que acredito ser demo do repaer... botei a guita pra gravar pra um teste... adivinha? o volume dela ta mais baixo do q gravando pelo audacity, e isso sem colocar o loop de batera ainda

    preciso configurar alguma coisaa no reaper?

    abfaria83
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Ta ja achei onde configurar pro som sair como se deve, mas adivinha? importei o loop de batera... e la se vai o volume da guita de novo...

    TA *&¨%$#

    .omni
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Tem algum plugin no master? Algum compressor ou limiter?

    abfaria83
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    .omni
    nao tem cara... no reaper eu nem sei mexer direito. e no audacity nunca coloquei plug in nenhum... o q vc tava imaginando?

    Benva
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Não pode ser algum problema de codec?

    abfaria83
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Benva
    nao faço ideia! acho pouco provável pq o problema começou do nada... um dia a gravação nao rolou! mas se fosse pra solucionar, o que faço? baixo um pacote de codec e instalo?

    Adler3x3
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Tá com cheiro de configurações de volume de reprodução/gravação.
    O Computador é uma central de mídia.
    Todos os dias usamos vários programas sejam:
    - Jogos;
    - Players de música diversos;
    - Players de vídeo;
    - Players da Internet;
    - DAWs;
    - Editores de áudio;
    - e outros.

    Muitos destes aplicativos interferem nas configurações de áudio, e muitas vezes sem querer alteramos os volumes dos dispositivos.
    Ontem a tarde da noite estava trabalhando na DAW e testando alguns VSTs, e notei que o som estava meio baixo.
    Agora que entrei no fórum li este post, e fui verificar as configurações de volume no windows, estava em 30%, quando normalmente deixo 85% de nível.
    Qual a explicação?
    Muitas vezes o problema ocorre numa instalação de uma programa recente, que pode até substituir codecs.
    Mas no geral são os vários aplicativos que usamos no dia a dia que alteram as configurações.
    Cada placa de som (interface) tem uma certa polifonia (quantidade de vozes que podem ser tocadas ao mesmo tempo), pode ser algum erro deste tipo, pois quando vai tocar duas tracks o som some.
    Experimentou tocar somente os loops de bateria? e fica baixo?

    Desta forma revise todas as configurações tanto do windows, como da placa de som e também de todos os softwares envolvidos.
    Revise tudo na questão de áudio : configurações avançadas, desempenho, configurações de caixa de som/fones/alto falantes tudo no que se referir a áudio.
    É fácil jogar a culpa no Audacity, que por sinal é um ótimo programa mantido pelo pessoal de software livre.
    Se nada der certo tente reinstalar os drives da placa de som.

    abfaria83
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Adler3x3
    Agradeço pelas informações, foram uteis e me fizeram lembrar que recentemente instalei um game no PC. Eu até tinha cogitado a hipótese dele ter influenciado mas descartei logo. Agora, considerando o que vc falou, vejo uma possibilidade mais alta. Até pq ja revisei as configurações, volumes, balanço, níveis, otimizações e tudo o mais.

    uma informação adicional - se eu gravo só pistas de guitarra, o volume fica normal. é só importar um loop de batera que o volume da guita cai. mas como disse, dando mute no loop e em seguida dando o play, a guita volta ao normal de novo.

    acho q vou reinstalar o driver da placa de som. nunca fiz isso, mas devo me virar.

    abraço

    Adler3x3
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Pode ser que você tenha inadvertidamente alterado alguma configuração do Audacity sem querer.
    Mesmo com a reinstalação o programa pode pegar as configurações anteriores da instalação antiga, e fica do mesmo jeito.
    Desinstale o Audacity e remova todas as configurações na pasta do windows, na parte do documentos e settings - dados de aplicativos - Audacity.
    Reinicie o micro e reinstale o Audacity novamente, e escute para ver como fica.
    Você testou com outras variações de guitarra e loops.
    Pode ser que na sua atual música a guitarra e o loop da bateria estejam ocupando o mesmo espaço sonoro, e daí pode ficar a impressão falsa de que a guitarra baixou de volume.

    abfaria83
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Adler3x3
    cara, ainda nao rolou! no win7 nao tem essa pasta visivel, é preciso fazer um outro caminho. mas de qualquer forma, tudo o que tinha sobre audacity eu deletei depois de ja ter desinstalado o programa. Quando reinstalei, percebi que os botoes da interface estavam dispostos de maneira diferente, o q eu imagino que mostre que ele nao pegou nenhuma configuração da instalação anterior. mas o problema em si continua.

    ja tinha tentado outros loops (ainda tento) e variar a guita tb, mas a perda de volume é clara. nao há duvidas de q alguma coisa errada ta rolando

    abfaria83
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Adler3x3
    dando um UP.... descobri mais um detalhe: espetei o POD na entrada de MIC, e a gravação funcionou normal... o loop de batreria nao influenciou no volume... voltei em linha... e o problema volta tb.
    alguma ideia?!

    Adler3x3
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    abfaria83
    Não faço a menor ideia.
    Mas outros membros do fórum devem saber.

    abfaria83
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Adler3x3
    se alguem resolver isso, eu viajo até o encontro da pessoa e agradeço pessoalmente... porque olha... só se jesus descer e fazer um milagre aqui!

    abfaria83
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    atualizando pq FINALMENTE as novidades sao boas.

    o problema nao estava nem no pobre audacity, nem na entrada de linha, nem no POD. era uma mera configuração do sistema de reprodução do windows. quem tem windows 7 sabe q ao lado do relogio vc pode entrar nas configurações de som.

    por algum motivo, na aba "otimizações" do meu sistema de reproducao, a opção equalização de intensidade estava acionada. nao sei como isso aconteceu, mas ela automaticamente tentava fazer um balanço de diferenças sonoras. tirei a opção e voilá!

    nao desejo essa dor de cabeça pra ninguem! pelo menos, problema resolvido, caso alguem se interesse ou precise das informações!

    abraços

    Adler3x3
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Bem que desconfiava deste o início.
    São as configurações do Windows.
    Sempre que um problema parecido deste tipo aparece é recomendável verificar todas as configurações nos mínimos detalhes. (checar tudo com calma).
    E esta equalização de intensidade influi no resultado.
    Em função do computador ser uma central de mídia a perda das configurações ideais podem acontecer com certa frequência, pois o uso de diversos softwares podem altera as configurações, muitas vezes sem a vontade do usuário..

    abfaria83
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Adler3x3
    Pois é..e eu olhava, olhava, mas nao achava nada... cheirava mais um pau de software. Eu ja tava pensando até em formatar a máquina... acidentalmente achei aquela opção.... nunca imaginaria que pudesse ser aquilo...
    Valeu pelas dicas desde o início!

    Adler3x3
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Este é um problema de usar o computador como uma central de multimidia.
    Muitas vezes ficam complicado descobrir a origem do problema, e temos que revisar tudo e observar os indícios.
    Num dia fazemos um mixagem que fica boa e prazerosa de ouvir, bem equalizada.
    Num outro dia vamos reproduzir na daw o mesmo projeto, e de repente soa mal.
    Como pode um projeto que soava bem, agora estar soando mal?
    Se você não fez nenhuma alteração?
    Neste caso que aconteceu a configuração da equalização de intensidade, do Windows pode ter influenciado em suas mixagens mais recentes.
    O problema é que no windows existem diversas abas de configuração de áudio em diferentes partes ou áreas do sistema, e algumas nos parecem ficar meio ocultas.
    O que podemos aprender com isto?
    É que devemos anotar em documento a parte todas as configurações ideais no nosso micro para uso em áudio.
    E quando surgirem problemas conferir as configurações com as o documento citado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a arrancando os cabelos com audacity - loop de batera causa uma queda de volume