Autor |
Mensagem |
gbmeioponto Veterano |
# abr/11
Fala galera, antes de começar queria esclarecer algumas coisas:
*Já usei a busca; *Já usei o google; *Sei que a posição do mic varia muito de acordo com várias coisas; *Já testei várias posições de mic e ainda to com o problema
Bom, é o seguinte: O som da minha guitarra ta muito abelhudo quando eu gravo, mas ele na verdade não é assim. Queria saber como eu melhoro isso alterando a posição do mic.
O meu mic é um Samsom R21 (futuramente pretendo adquirir um shure sm57) e minha interface é uma Fast Track Pro.
abc.
|
Minow Veterano |
# abr/11
· votar
gbmeioponto O som da minha guitarra ta muito abelhudo quando eu gravo
Use o microfone "off-axis", fora do centro do falante.
|
kiki Moderador |
# abr/11
· votar
gbmeioponto um dos grandes lances de gravar com microfone é a posição dele em relação à fonte sonora. isso pra qualquer coisa.
microfonação de amplis é uma ciencia à parte! =p teste várias possibilidades, de perto, de longe (lembre-se que uqanto mais longe, mais conta a ambiencia). eu já ouvi gente (profissional) falando que chega a botar o ampli e o mic dentro do armário (com muitas roupas dentro!) pra gravar, coisas assim.
eu começaria pela dica no Minow, que de mics ele entende (ui).
|
gbmeioponto Veterano |
# abr/11
· votar
Beleza pessoal, brigado pela ajuda.
Eu coloquei 2 mics: 1 "off-axis" pra direita do amp, perto da borda do falante, e outro pra esquerda, sendo esse ultimo apontado para o centro do cone. Tudo isso com o amp virado pra uma parede com espuma, pra não reverberar. Depois de uma equalizada, o som ficou aceitável. Mas ainda sinto que parece estar distante, com reverberação, etc. Os mics estão a 5cm do amp, e como eu disse ele ta virado pra espuma. Alguem sabe como eu amenizo essa sensação de "distancia" ou ambiencia excessiva?
Obs: o tratamento da sala é pouco, eu só botei um carpete e 1 parede de espuma pra tentar "matar" um pouco da ambiencia.
|
Marcus Cerutti Veterano |
# abr/11
· votar
gbmeioponto - como é que estão os seus volumes? Não tem nenhuma entrada saturando?
Se depois de todas essas tentativas você chegou apenas a um som aceitável, penso que pode estar havendo saturação em algum ponto OU o mic está estourado...
Lembre-se: gravar não é palco! No palco o volume do ampli fica no 10; para gravar, fica no 3, 4 - ou seja, num patamar de volume que crie uma boa relação sinal/ruído mas que não mate o microfone.
...eu já ouvi gente (profissional) falando que chega a botar o ampli e o mic dentro do armário (com muitas roupas dentro!) pra gravar, coisas assim.
Já fiz isso e funciona. O som fica completamente morto, seco.
|