Duvida sobre Gravação em Multipista

    Autor Mensagem
    joseajr
    Veterano
    # jan/11


    Bom gostaria da ajuda de vcs para solucionar algumas duvidas minhas ....

    Estou querendo montar um home pequeno em casa para gravaçao da minha banda, coisa de 12 canais ...
    Pelas minhas pesquisas meu pc tem a configuraçao necessaria pra rodar os programas, talvez eu precise de uma placa de audio nova dependendo do q vcs me falarem ...

    Já digo que nao intendo muito do assunto.

    Minha maior duvida é: O QUE PRECISO PRA MONTAR ESSE HOME?

    Ate onde sei preciso de uma mesa e um pré-ampli ...

    QUAIS AS EXIGÊNCIAS MINIMAS PARA ESSA MESA Q EU PRECISO?
    E PARA O PRÉ-AMPLI?

    Tenho esse pré ampli http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-143248224-amplificador-mixer-40 0w-rms-nca-pwm1600-garantia-1-ano-nf-_JM

    E tenho essa mesa http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-167634367-mesa-livesom-de-8-can ais-com-pre-esculta-_JM

    Agradeço desde já qualquer ajuda.

    abraços

    V.inny
    Moderador
    # jan/11
    · votar


    Cara você já tem algumas respostas...

    Tente procurar uma placa de áudio bacana e para estudos e atividades caseiras recomendo a M-AUDIO 1010 ou a Audiophile 2496, de preferência a M-AUDIO 1010. Você vai encontrá-la cerca de 150 ou 200 reais mais cara, mas compensa!

    No mais é só aprender a mexer com os mecanismos básicos e também nos softwares de áudio (Nuendo, Sonar, Sound Forge etc... ). E lembrando, se for gravar utilizando microfone tome cuidado com a acústica e ambiente.

    ps.: Quanto mais acessórios melhor (Equalizador, Compressor, Limiter e etc...) mas pra começar isso dá... Aos poucos você vê as suas necessidades e se depara com suas limitações.

    Abraços!

    Osvaldojr
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    m audio 1010 é a placa com melhor custo/beneficio pois tem 10 entradas...uma mesa de som vc manda 2 canais, e com um pre estereo + 2 canais,só ai já dá pra gravar 4 sinais ao mesmo tempo...

    joseajr
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Bom essa m audio 1010 tem 10 ou 8 canais disponiveis?
    Me falaram em um topico q eram 8, peço ajuda pq nao intendo nada mesmo.

    Bom depois dessa placa ... qual o proximo passo?

    Uma mesa bacana?
    abraços.
    Muito Obrigado desde já.

    makumbator
    Moderador
    # jan/11
    · votar


    joseajr

    São 8 pistas analógicas, e um estéreo digital(portanto 10 pistas no geral). Mas tenha em mente que só tem prés em 2 entradas.


    Ela é uma interface PCI, há também opções em USB e Firewire.

    Para saber os detalhes da placa, vá direto no site do fabricante, é mais seguro que ficar pescando informações desencontradas.

    Nas fotos, observe que há o chicote com as saídas e entradas. Nele vc verá o midi in e out, entrada e saída coaxial digital(estéreo), conexão de wordclock(para sincronia em estúdio), as 2 entradas com prés(conexão XLR) e as restantes em RCA(sem prés)

    http://www.m-audio.com/products/en_us/Delta1010LT.html

    Osvaldojr
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    isso mesmo, sao 10 entradas, sendo 2 com pres já, ou seja, vc pluga o mic lá e vai direto...+ uma mesa boa vc manda +2 canais simultaneos, só aí ja tem 4 canais pra vc mandar pra gravação simultaneamente....já dá pra começar né...

    joseajr
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Agradeço desde já a ajuda de vcs ...

    Bom tenho pesquisado bastante e oq me falaram foi assim ...

    "Voce vai gasta muito mais $$ comprando o Delta 1010 e um mesa de som boa em vez de vc compra uma INTERFACE DE AUDIO"

    Tipo : http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-151005519-focusrite-saffire-pro -40-interface-de-audio-8-pres-midi-_JM

    Me falaram q nao se compara vc compra essa interface em vez de compra a placa, uma mesa e um pré ...

    A interface tem muito mais qualidade de gravação e nao se compara na questao da praticidade.

    É verdade ou o cara so queria q eu comprasse com ele essa interface?

    Outra pergunta: Caso eu compre essa interface, ela é tudo q eu preciso pra começar a gravar, ou seja, conecta no pc, abre o programa e grava?

    Abraço.

    makumbator
    Moderador
    # jan/11 · Editado por: makumbator
    · votar


    joseajr

    Observe que placa de som e interface de som no fundo é a mesma coisa, são termos parecidos. Dentro do gabinete de uma "interface" externa há justamente uma "placa" de circuito eletrônico.

    Mas essa interface do anúncio está em um nível superior ao da 1010, não fica muito justo comparar as duas.


    Um detalhe é que já comprei nessa loja do anúncio do mercado livre. São muito bons, e enviam nota fiscal, tudo muito correto, ágil e profissional.


    Outra pergunta: Caso eu compre essa interface, ela é tudo q eu preciso pra começar a gravar, ou seja, conecta no pc, abre o programa e grava?

    Sim e não...depende do uso que vc quer fazer. Lembre-se mesmo assim ainda tem outras coisas: cabos, mics, monitor de referência, headphone, etc...

    Mas eu concordo quando se dispensa mesa de som em home studio, normalmente tudo que se faz na mesa em um home studio se faz em software(e mais barato).

    Para gravar alguns canais por vez definitivamente não precisa de mesa de som, e com essa do anúncio vc pode gravar a bateria usando as 8 entradas com prés, e equalizar depois em software.

    Isso é principalmente verdade se a pessoa fosse usar uma mesa de som barata e ruim, que só serviria para introduzir mais ruído, gastar energia elétrica e exigir mais conexões de cabos.

    Quanto a outros prés externos depende do caso. Claro que não vale a pena usar um pré barato quando vc poderá usar apenas o da interface, mas nada impede usar outros prés por desejar uma "cor" diferente em determinada gravação.

    joseajr
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Huummm ...

    Bom microfones, haed, cabos e tudo eu já tenho, todas essas coisas eu já tenho o que eu preciso mesmo é de um equipamento que passo o som dos instrumentos pro pc de forma multipista em 8 canais ou mais separados e em tempo real ... Deu pra intende? (nao sei se fui bem claro KKkkkkk)

    Estou pensando em comprar uma dessasd duas:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-162732419-presonus-interface-au dio-firestudio-project-r-139900-_JM

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-151005519-focusrite-saffire-pro -40-interface-de-audio-8-pres-midi-_JM

    São boas?

    Bom depois q eu comprar um interface de audio é so compra um adaptador PCI ( Digo isso pq meu pc nao tem entrada firewire, existe um adapatador que seja de FIREWIRE PRA USB??? ) pra pode conectar no pc, abrir o programa e gravar?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvida sobre Gravação em Multipista