Autor |
Mensagem |
Digão00 Veterano |
# jan/11 · Editado por: Digão00
Olá a todos do FCC!
Recentemente tenho me interessado sobre a area de engenharia sonora, principalmente na montagem de estudios de gravação (estudios mesmo, não home), e algumas duvidas tem me surgido, e esta difícil de resolve-lás. Então recorro aos sábios membros do FCC... Vamos lá:
1º - Mixer Digital - Já vem interface embutida possibiltando a gravação multitrack, ou ainda necessito de interfaces, como por exemplo, a profire 2626?
2º - Conexão 25pol Sub-D - Qual a função e a vantagem dela na gravação digital?
3º - Alguem aí tem algum manual de conexões de periféricos, como compressão, noise gate, além de gravadores e efeitos, como o alesis 24HD e o lexicon 960l, respectivamente?
Meu GAS sobre esse assunto deu-se, principalmente, ao ver os 4 videos de mixagem do Rick Bonadio. Aí eu me perguntei "Como tudo isso está conectado, proporcionando assim um otimo resultado (independente da banda, como discutido aqui), havendo a sincronia entre mixer (fodão, por sinal) e o PC (quer dizer, MacPro)?"
Obrigado a todos pela a paciência de um leigo, porém interessadíssimo na área.
|
Osvaldojr Veterano |
# jan/11
· votar
As conexoes dos efeitos externos como os reverbs, são ligados nos inserts da mesa e nas entradas de efeito, é simples....mas acho que hj em dia e melhor gravar e mixar no Pc. é mais barato e hj tem o protools 9 que é compativel com qualquer interface. No caso de usar um gravador hd externo ( Alesis hd ) seria gastar muita grana pra pouco resultado ,( vc pode gravar usando o hd interno do pc ) . Não se esqueça que 90% do som do Bonadio vem de sua mesa SSL Audio, que custa por volta de 500 mil reais usada . A dele é uma SSL 4000 G+, mas olhe, existem SSL mais caras, chegando a 1 milhao de reais ( a SSL k series ).... O estudio Mosh tem uma SSL Axiom ... E pra quem tem uma SSL de 500 mil reais pode adquirir um reverb Lexicon 960L que deve custar uns 10000 dolares...rsrs E não esqueça que a maioria dos estudios mundialmente famosos ainda gravam em gravadores analogicos ( Studer 24 ) de fita de 2 polegadas. E usam o pc só pra editar, mas acabam mixando nas SSL, API, ou NEVE...( que são as mesas padrão de gravação mundial ). Dá uma olhada na SSL que o Rush gravou o album Moving Pictures>> é uma SSL 4000G, numero de serie 11, rsrs
http://www.treesoundstudios.com/studios.html clica no estudio 11
|
Digão00 Veterano |
# jan/11
· votar
Osvaldojr
Mas e a questao da interface: mixer digital as despensa para gravação multitrack ou ainda necessita de uma outra?
|
Osvaldojr Veterano |
# jan/11
· votar
se o mixer tiver saidas digitais spdif, vc ainda assim tem que ter uma placa de som com entradas spdif digitais in....ou uma interface usb tipo fast track isso se a mesa tiver saida usb....e ainda assim vc ainda tera o gasto de uma interface analogica para sair do pc e conectar na mesa para mixar....e alem do mais vc tera que ter bons conversores ad/da....que custam o olho da cara rsrs. Melhor montar um pc com o protools 9 e um bom pre amp pra gravar....daí vc mixa no protools....é isso que o povo que não tem uma SSL faz, ( nós , pobres mortais ) rsrsrs Estes estudios profissionais possuem conversores ADDA da marca Apogee, veja o preço absurdo de um conversor desses de 16 canais por exemplo...pra vc ter uma ideia um conversor Apogee Roseta , 2 canais apenas, custa 7000 reais :-(
|
Digão00 Veterano |
# jan/11
· votar
Osvaldojr
Hmmmm, Vlw. Agora em relação ao cabo perguntado por mim: eu o entendi. Agora, como eu sei, dentre os 8 terminais, qual é referente a cada canal? (de 1 a 8)?
|
Osvaldojr Veterano |
# jan/11
· votar
vc enumera....ch1>ch1, ch2>ch2, etc....sugestão amigo, se vc quer ingressar no mundo de gravações, monta um pc fodão com bastante memoria, alguma interface, usb ou mesmo uma placa delta pci, e gasta a grana no protools 9, era o que todos estavam esperando esse protools 9 que trabalha com qualquer interface no mesrcado.Pronto, ja pode mixar qualquer trabalho, e se quiser gravar arranja um preamp ou um mixer pra mandar o sinal pra dentro do oc e já era....feliz 2011, espero ter ajudado em alguma coisa, ou só atrapalhei mais kkkkkkkkkkkk
|
Digão00 Veterano |
# jan/11
· votar
Osvaldojr
Cara, valeu mesmo! Ajudo pacas a esclarece minhas duvidas. Feliz 2011 pra tu também!
|
Digão00 Veterano |
# jan/11
· votar
Deixe me fazer outra pergunta: pra que serve os conversores AD/DA e como devem ser ligados no set de gravação?
|
Osvaldojr Veterano |
# jan/11
· votar
digão, se vc for injetar o sinal analogico para uma entrada otica digital ( spdif in ) tem que ter um "conversor AD ", ou seja um conversor analogo/digital...pois muitas placas de audio e interfaces de captura de audio tem essa entrada digital "spdif"...e tem o conversor D/A, que é o caminho inverso...saida digital em uma entrada analogica de um mixer por exemplo.... Tem um da Behringer barato... http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-162760140-ada8000-conversor-pro -8-digital-interface-ada-8000-behringer-_JM
|
Osvaldojr Veterano |
# jan/11
· votar
existem entradas e saidas digitais em outro formato, chamada ADAT, que é o caso do conversor Behringer...so muda o tipode cabo
|
geracaoanos2000 Veterano |
# jan/11
· votar
Muito boa a explicação do Osvaldojr! Também me ajudou, tinha um pouco de dúvidas quanto a isso.
3º - Alguem aí tem algum manual de conexões de periféricos, como compressão, noise gate, além de gravadores e efeitos, como o alesis 24HD e o lexicon 960l, respectivamente?
Também queria....se alguém tiver ae, ou tiver a paciência de informar cabo a cabo em cada equipamento, será bem vindo rsss.
|
geracaoanos2000 Veterano |
# jan/11
· votar
Eu também assisti a mixagem do Rick (video), e percebi que ele faz a mixagem analógica. Ou seja, tudo na mão, a mesa é analógica. Dá pra fazer no pc, claro, mas acho que por ergometria, .essa aqui deve servir... Já facilita mais o trabalho da mixagem. Mas um brinquedinho desse não é tao barato não... : )
|
T-Rodman Veterano |
# jan/11
· votar
1º - Mixer Digital - Já vem interface embutida possibiltando a gravação multitrack, ou ainda necessito de interfaces, como por exemplo, a profire 2626? Seria isso que você quer? http://www.presonus.com/products/Detail.aspx?ProductId=59
|
lagal Veterano |
# mai/11
· votar
seria possível me ajudar, estou com um projeto de musica death gore onde o vocal e extremamente gutural feito pelo audition 3.0, grava-se o vocal normalmente e depois altera no programa,usado muito por bandas como Abominable Putridity, mortician, se possível agradeço ka.legal@hotmail
|
Minow Veterano |
# mai/11
· votar
lagal Ok, mas cadê sua dúvida?
|
makumbator Moderador
|
# mai/11
· votar
Minow
Ele deve querer fazer aqueles efeitos de voz de monstro, baixando a afinação do vocal e inserindo um pouco de drive de acordo com o gosto e necessidade.
|
lagal Veterano |
# mai/11
· votar
obrigado, e isso mesmo voz de monstro. o efeito é mesmo de um porco gritando visto muito em bandas death metal grind
|
lagal Veterano |
# mai/11
· votar
ola colega, poderia me ajudar, tenho um projeto death grind. no qual o vocal e bastante gutural tipo banda Aversion To Life,outra boa também, Cerebral Incubation sei ke faz se no audition 3.0 esse vocal vc conhece os procedimentos para ter esse efeito ??? obrigado.
|
dragoni Veterano |
# jun/11 · Editado por: dragoni
· votar
Olá, tudo bem?
Estou tentando gravar audio com o Sony Vegas 6.0, por um notbook, tenho uma mesa de quatro canais LLStar e uma placa de som externa(USB Multi-Channel Audio Device) de seis canais. Sou iniciante no assunto, por isso irei passa o modo que fiz as ligações: -Liguei o Line In da placa de som no aux REC Out da mesa, com um P2 na placa e dois RCA na mesa. -Depois liguei o Front Out da placa no aux In da mesa, com um P2 na placa e dois RCA na mesa. -O Master Out da mesa joguei na potencia para sair nas caixas. -O microfone foi conectado no canal um da mesa. Quando faço a gravação, grava normal na primeira faixa, quando vou gravar a segunda faixa, ouvindo a primeira no fone de ouvido,a gravação que fiz na primeira faixa sai junto com a que estou fazendo na segunda, e se eu gravar uma terceira faixa, a primeira e a segunda sai junto na terceira e assim sucessivamente. Alguem poderia me ajudar?Como faço para gravar faixa por faixa separadamente?
Obrigado.
|
Jeff.guitar Membro Novato |
# jun/14
· votar
...................................................................... ............................................................. Dúvida aparentemente simples, vamos ver se o pessoal consegue dar uma dar uma luz =P
Eu tinha a percepcção que a gravação de audio atual era simples. No caso: Instrumento/Voz (mic) -> Preamp -> Conversor A/D -> Daw.
Mas eu vi um cara usando isto: Interface + Conversor A/D
Apollo Quad + Dbox + Avalon 737
Obs.: Preamp Avalon 737 Interface - UA Apollo Conversor A/D - DBox
Qual a vantagem desta ligação? Não entendi o papel do D-Box.
|
Jeff.guitar Membro Novato |
# jun/14
· votar
Eu achei este vídeo:
Agora a pergunta, vale apena? Quais os benefícios reais?
|