amplificador x plugin de simulação

    Autor Mensagem
    fripp
    Veterano
    # ago/10


    Fala galera...
    Seguinte, para esclarecer, já vou dizendo que não sou técnico de estúdio. Estou gravando um disco no estúdio de um amigo meu. O equipamento dele é bom, tem Avalon, Pro Tools 7, microfones condensadores etc. O resultado está ficando supimpa. Porém , uma dúvida... Nós gravamos a guitarra de uma música em linha e fizemos uma simulação de Amplificador valvulado (não me perguntem qual...). Para meu gosto, ficou ok. É claro que é um fraseado simples e não tem destaques especial. De modo geral, as linhas de guitarra que eu faço são assim, até porque eu não sou guitarrista de ofício. A partir daí, passamos a usar meu amplificador, um fender bullet reverb de 15w. Confesso que não percebi qualquer diferença entre a gravação feita em linha com simulador e a outra microfonando o meu amplificador (se bem que o timbre das quitarras variam muito de música pra música e talvez fique difícil ter um parâmetro). Enfim... o que eu queria saber de vocês é se vocês acham que nesse caso, há muita diferença entre essas duas opções, levando em conta o amplificador que disponho. Muito obrigado e um abraço a todos!

    MauricioBahia
    Moderador
    # ago/10 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    fripp: Enfim... o que eu queria saber de vocês é se vocês acham que nesse caso, há muita diferença entre essas duas opções, levando em conta o amplificador que disponho.

    Se tá bom, tá bom. Seja microfonando amp, usando simuladores. O que importa é o resultado!

    Os primeiros CDs do CBJ foram gravados com simuladores, se não há engano. E daí?

    Abs

    fripp
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    MauricioBahia
    Certo, Mauricio, obrigado pela resposta. Filosoficamente, concordo com você. É uma questão subjetiva. Há quem diga tb que não há diferença entre pedais analógicos e efeitos digitais. Gostaria, se possível de uma opinião mais técnica, para que eu possa abandonar a rotina de carregar o amplificador a cada gravina.

    Valeu!

    PS: Não conheço o artista q vc citou.

    MauricioBahia
    Moderador
    # ago/10 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    fripp: Não conheço o artista q vc citou.

    Citei o Charlie Brown Jr. (CBJ).

    Gostaria, se possível de uma opinião mais técnica, para que eu possa abandonar a rotina de carregar o amplificador a cada gravina.

    São "n" fatores. Desde o transporte, a possibilidae de "reamp". Bom, opiniões virão.

    Abs

    guitarg3
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: guitarg3
    · votar


    existe diversas discussões aki no forum sobre vst e timbre real.. tem mts opniões favorecendo os dois lados.. ms eu axo que se vc tiver uma boa interface de audio, bons pré ampli.. e souber mexer bem nos vst vc consegue tirar um timbre muito bom dele q aos ouvidos da maioria irão soar parecidos com um timbre d ampli valvulado

    Tulio Estevam
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Acho isso tudo muito relativo.. porque relativo?
    Porque vai depender do equipamento que se tem, ou seja, do amp, da microfonação, do ambiente, tudo isso é relevante.. para quem não tem um amp e microfones tão bons talvez a alternativa seja a de simular mesmo, mas as simulações de amplificadores, principalmente as que são feitas por respostas de impulso podem gerar um resultado bem melhor que se for usando um amp razoável e uma microfonação não tão boa.

    mas com todos esses recursos que você está tendo, experimentar não seria ruim não, como disseram o que vale é o resultado...

    boa sorte!

    Bog
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    fripp

    Em gravações, eu só uso simuladores. Sinceramente, acho muito difícil notar qualquer diferença no meio de uma mix cheia de outros instrumentos. E nem tem como comparar a simplicidade: microfonar exige alguma manha, montagem e posicionamento de um monte de equipamentos. Fora que com simuladores, você pode fazer reamp, equalizar, ajustar coisas como distorção e compressão, tudo isso já ouvindo a guitarra no meio da mix.

    Enfim, eu realmente acho que a diferença entre "tocar em um valvulado ao vivo" e "ouvir um valvulado em uma gravação" é bem maior do que a diferença entre "ouvir um valvulado em uma gravação" e "ouvir um simulador em uma gravação". Soando bem, que mal tem?

    fripp
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Bog
    Tulio Estevam
    guitarg3
    Obrigado a todos pelas respostas. Acho que isso é uma insegurança minha. Estou trabalhando com um técnico/produtor muito bom (ex-Estúdios Mega, no RJ) e ele sabe as manhas todas, além de ter bons mics. A parada mesmo é o meu amplificador, que, como viram, não é nada demais. Além das atenuantes que os amigos levantaram, ainda há o fato de que eu não sou "guitarrista". Sou violonista e baixista e me viro na guitarra, fazendo bases, riffs e fraseados complementares.

    Tulio Estevam
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Se estiver disposto a gastar mais, tem alguns caras que alugam Amp, pra uma gravação pode valer a pena.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a amplificador x plugin de simulação