Audacity - Gravar Voz - Stereo ou Mono?

    Autor Mensagem
    Celbe
    Veterano
    # ago/10


    Pessoal,
    Estou com uma dúvida quanto à maneira correta (se é que existe) de gravar uma pista de voz no Audacity. Tenho uma interface edirol ua-25 (duas entradas L e R) na qual eu ligo o microfone dinâmino (shure sm 58). Se escolho no Audacity pra gravar em Stereo, o som sai apenas de um lado. Para que o som saia dos dois lados é preciso gravar em mono.

    Dai, pra dar um leve efeito de reverb, o correto é que esta faixa esteja mesmo em Mono?

    grato,

    Berger.

    Casper
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Caro Celbe:

    Vai muito de suas escolhas estéticas.
    Eu acho mais tranquilo gravar mono só
    com compressor, e separar em duas pistas
    depois, e aplicar os efeitos nas duas pistas,
    eventualmente com alguma diferença entre elas.

    Mas gravar tudo em dois canais desde o início
    é uma forma válida.

    Tulio Estevam
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Grava em mono mesmo, se quiser só uma faixa de voz é claro, o que vai te dar o estéreo vão ser as ambiencias, reverb, delay, essas coisas, mas não é bom exagerar também, apesar das ambientações a voz deve soar bem limpa.

    kiki
    Moderador
    # ago/10
    · votar


    Se escolho no Audacity pra gravar em Stereo, o som sai apenas de um lado.
    é por que o microfone é mono, então ele joga só pra um canal.

    grave em mono, e depois aplique efeitos que sejam estéreo. geralmente o reverb é estéreo, pois ele dá uma "abrida" no som.

    jaime willians
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    não existe VOZ STEREO portanto grave em mono.entendeu?

    Lori_Dw
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Celbe

    O que acontece é o seguinte: gravação estereo seria nos 2 canais(L e R) ... como vc está ligando apenas 1 MIC, num dos canais, se vc colocar pra gravar estereo, usando apenas um MIC no lado R, vai sair apenas o som no lado R, o L ficará "mudo". Porisso ocorre o seu problema.

    Então o correto mesmo, é gravar em Mono ... pois em Mono, a gravação em apenas 1 canal ficará no "meio" da mix!! Se você quizer mesmo gravar estereo de verdade, teria que colocar 2 MICs, um em cada canal da sua interface ... daí sim ficaria estereo!! Hehehe

    Valeu, abraço.

    T-Rodman
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    putz, você que já tem uma interface, poderia mudar o programa para uma DAW, tipo Reaper, que é gratuíta e tem muito mais funções que o limitado Audacity, que é até bonzinho para pequenos cortes e edições de 1 trilha só.
    www.reaper.fm - esse é bem mais completo.

    RICLAZ
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Amigos ... Aproveitando o assunto
    Eu posso gravar ( usando o Audacity) de uma unica vez , a voz e o violão em canais diferentes e depois trabalhar no aprimoramento de cada faixa em separado ???

    Lori_Dw
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    RICLAZ

    Não conheço o Audacity, mas para fazer isso queres, tens que ter uma interface que tenha 02 canais, e o audacity tem que te proporcionar duas pistas em separado tbm!!
    Dae se você ligar cada canal em uma pista diferente, vai poder gravar voz e violão de uma vez só, em canais separados podendo mexer separadamente depois!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Audacity - Gravar Voz - Stereo ou Mono?