Gravação de músicas próprias

    Autor Mensagem
    megazord
    Veterano
    # jul/10


    Depois de várias buscas em vários tópicos e não solucionando minha dúvida,decidi criar esse aqui,e ja peço desculpas se houver algo que eu não vi explicando facilmente isso.
    Pretendo gravar umas músicas próprias no computador,tenho as tablaturas delas em guitar pro,mas daí surge as dúvidas:
    1-Como fazer o baixo,bateria e teclado usando programas de computador,a partir das tablaturas,com um som bom.,e sincronizá-los.
    2-Como gravar as guitarras no instrumento mesmo,e sincronizá-las com os outros instrumentos(algumas músicas tem duas guitarras,outras preciso parar para mudar o timbre,etc.)
    Resumo,como gravar uma música no computador com qualidade,tendo somente a guitarra para gravar um "som real".
    Espero que ,se não houver um tópico ja explicando tudo isso e que dê para compreender,possa ajudar a outros além de mim que tem essas dúvidas.
    Desde já agradeço.Abraços.

    megazord
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Só adicionando,mmeu computador novo tem 1 tera de memória e não 1/20 dele até agora,então podem me recomendar programas pesados para reproduzir sons,sei lá como é o negócio,auahua.
    (Up disfarçado ao som de valley of eternity)

    Tulio Estevam
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: Tulio Estevam
    · votar


    Utilize algum programa que reconheça pistas MIDI e instrumentos VST (Sonar, Nuendo, Cubase, Reaper <-' esse é free ')

    então..
    você vai pegar suas músicas no guitarpro e exportar em formato midi, depois vai importar em algum desses programas, com os plugins VST de instrumentos você vai adicionando as pistas midi. Se você consegue criar pistas e músicas completas no guitarpro não vai ter tanta dificuldade em mecher com midi e coisas do tipo, não que seja parecido, mas dá pra pegar rápido.. bateria e teclados até dá pra se obter um som igualzinho, mas guitarras, violões, baixo e coisas do tipo não.. se não entendeu muito bem do que tentei dizer, usa a net, pesquisa sobre isso (plugins, midi, DAWs, por aí vai).

    espero ter ajudado.
    abs!

    megazord
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Não me esclareceu muito não ahuhaua.Plugins VST's?E eu tava vendo um tópico sobre instrumentos virtuais,sobre uns programas pesados que dava pra tirar um som se não igual bem parecido de guita,baixo e tal,só que eu não tenoh noção de como mexer,como fazer e pá.Mas valeu pela ajuda.Abraços.

    nFall
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    megazord

    A qualidade sonora pode ser boa, mas o que falta é articulação. Vai parecer um robo tocando, principalmente nas musicas exportadas do GuitarPro.

    É um trabalho bem grande editar o Midi para ele parecer mais "humano", independente do instrumento que voce tiver simulando.

    kiki
    Moderador
    # jul/10 · Editado por: kiki
    · votar


    nFall
    alguns VST's fazem essa "humanização", como o ezdrummer por exemplo. isso faz uma puta diferença.
    acho que ele só randomiza os sons e os tempos.

    megazord
    mesmo que nao tenha entendido, siga as dicas do Tulio Estevam, acho que é o caminho.

    procure por softwares DAW, que são multipistas. eu recomendo o reaper, que ele citou, tem varios.
    nele voce grava vairas pistas, como voce quer. cada instrumento midi vira uma faixa, e cada guitarra que voce gravar vira mais uma faixa.

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/220978/
    leia esse topico. é pra guitarra, mas vale o mesmo procedimento pra qualquer VST.
    VST é quem vai fazer seu midi virar um instrumento, pode ser bateria, piano, baixo, etc. cada instrumento vai exigir um VST diferente, eu acho.

    pesquise por eles!

    boa sorte!

    megazord
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Continuo meio na mesma.O tópico fala sobre adicionar efeitos ao som da guitarra,só me deixou mais confuso.Plugins VST's são programas que eu baixo para exportar os instrumentos do guitar pro,o quê?Desculpem a insistência,mas mesmo pesquisando na internet sobre o nome que vocês falam,eu fico na mesma,por que o que eu acho são explicando coisas inúteis pro meu conhecimento.=/

    overlappingcircles
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: overlappingcircles
    · votar


    megazord
    O que sao VST's?

    VST (Virtual Studio Technology) e uma interface desenvolvida pela Steinberg que substitui o equipamento analogico de gravacao tradicional por equivalentes em software. Por isso, em vez de ter de ligar o seu equipamento a uma unidade externa e depois a sua unidade de gravacao, esse processo e feito internamente no seu computador.

    Existem dois tipos de VST's, com milhares de variedades diferentes:
    VSTI (instrumentos)- sao sintetizadores, emuladores de instrumentos e samplers. podem ser tocados em tempo real com um controlador midi acoplado au seu computador ou ser "escritos" via midi. Sao normalmente uma versao em software de um instrumento
    Exemplo 1: Addictive Drums tocado com uma bateria eletronica


    Exemplo 2: Hammond B-4 (B4-II Hammond B-3 VST)


    Efeitos VST: sao utilizados pra processar audio, podem tambem ser utilizados em tempo real. Existem vsts para todo o tipo de efeito imaginavel. Desde equalizadores, reverbs, a efeitos mais loucos como gates, filtros, etc.
    Exemplo 1: Amplitube 3 (clean + high gain)




    Os efeitos e instrumentos VST precisam de um programa hospedeiro pra serem utilizados (DAW: Digital Audio Workstation)
    Se disserem a alguem que sabe pouco sobre musica que fazem musica inteiramente no computador e com software e provavel que pensem que fazem musica eletronica cheia de blips, e bem sintetica, Mas apesar de ser realmente possivel fazer esse tipo de musica com o seu computador, e so uma pequena parte do que se pode fazer com ela, e a tecnologia esta cada vez mais avancada permitindo resultados de emulacao analogica quase perfeitos.

    Ate a cerca de dez anos atras o papel principal de um computador no estudio era de sequenciar e juntar sons. tinha de ser utilizado com aparelhos externos. Na ultima decada, tormou-se possivel produzir qualquer tipo de som inteiramente "dentro" do seu computador.




    Com as melhorias dos computadores pessoais e o aumento do tamanho dos discos rigidos dos mesmos tornou-se possivel ter em casa instrumentos e efeitos virtuais que antigamente eram apanagio so de grandes estudios. Quando se ouve um som de bateria saindo de um programa de computador e provavel que seja o som de uma bateria real sampleada nos seus minimos detalhes e gravada em condicoes ideiais.
    Exemplo: BFD2


    Os precos dos vsts variam, existem alguns freeware de otima qualidade, como tambem existem alguns que custam centenas de $. Mas ate hoje nao encontrei nenhum que nao estivesse nas lojas de torrent e download por essa internet fora ;)

    Texto traduzido e adaptado daqui: http://www.vstplatinum.com/how-to-use-vst-plugins.htm

    megazord
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Porra cara,muito obrigado,ajudo bastante.Agora,pra ver se eu aprendo como usa,quais vst's você me recomendaria baixar para teclado,bateria e baixo,e qual DAW?O Tamanho do programa nao importa pra mim por que to com HD sobrando aqui,então pode mandara um raçudo,se voce conhecer.hehe.

    Abraços

    overlappingcircles
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: overlappingcircles
    · votar


    megazord
    a minha daw preferida e o reaper aceita tudo quanto e vst sem problema de compatibilidade alem de ser bem pequena e pode baixar direto do site, paga se quiser. (ja testei quase todas e acabei ficando com o reaper mesmo) baixa tbm o driver asio4all e nas opcoes de audio do reaper coloca ele como teu driver de som para eliminar a latencia.
    Pra batera te aconselho a comecar com o addictive drums (baixa a versao normal e depois baixa o update 1.5 e as expansoes)
    Orgao e teclado: B4 II e FM8 da native instruments
    Baixo: mais complicado, hehe, o unico que eu utilizo e trillian mas sao pra cima de 30 gbs. O FM8 ja vem com alguns baixos acho que podes comecar por ai, ja tem muito que aprender :)
    qualquer coisa e so falar.

    megazord
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    overlappingcircles
    So teu fã.Muito obrigado,parcero,vo baixar o que você me falou e tentar gravar.Qualquer coisa eu upo esse tópico perguntando.Abraços.o/

    megazord
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: megazord
    · votar


    Só uma coisa,como eu faço pra ir arrumando a música?Eu abro o arquivo MIDI no reaper,uso os VST's que voce falou para baixar de cada instrumento dentro dele e depois gravo a guitarra,e consigo sincronizar tudo depois?Abraços.
    Outra coisa,será que não da pra fazer todas essas coisas no fruity loops?Eu tenho o fruity loops 9 aqui só que não sei o que fazer com ele,ahuahua.
    P S : O NOVO ALBUM DO BLIND GUARDIAN TA MUITO FODA !

    Tulio Estevam
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    exatamente assim..
    cara, vai se "familiarizando" com a DAW, aprendendo a mexer nela direitinho, com calma, em 1 ou 2 dias você já vai saber fazer tudo direitinho..

    lembrando que pra ler um arquivo midi precisa-se importar pra dentro do reaper..

    megazord
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Tulio Estevam
    Opa,saquei.Valeus !

    megazord
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Amigos,não tá dando certo,ahuahaiu.Eu baixei o reaper e o FM8 de teclado.Consegui abrir a musica do guitar pro no reaper,só que não sai som,e não consegui fazer nada com o FM8.Tentei usar o fruity loops,consegui um som lindo de teclado,só que não sei usar muito bem o fruity loops tambem.Que eu faço?@_@

    Tulio Estevam
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    eu não costumo usar reaper não, mas você precisa adicionar os instrumentos vst ao canal, para que assim eles possam reproduzir a leitura midi, dê tempo ao tempo man, vai mexendo aí por uns 2 dias, aposto que você não precisa de mais que isso pra sacar as coisinhas e fazer um bom som, posso citar como exemplo o guitarpro, no começo é complicado, mas é assim mesmo, depois pega todas as manhas'

    kiki
    Moderador
    # jul/10
    · votar


    megazord
    o midi abre numa faixa do DAW? aparece ele, com os pontinhos das notas?

    se abriu o midi numa faixa do DAW, tem que colocar o VST na faixa (se for no reaper, é num botãozinho da faixa que chama FX).
    apertando nele abre uma janela, e voce encontra ele.
    no mesmo esquema explciado naquele topico que eu te falei la em cima.

    megazord
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Opa galera,voltando esse tópico,eu aprendi a usar os instrumentos vst,e pá,agora falta gravar a guitarra,mas são duas guitarras.No sony sound forge,eu consigo gravar com o som de fundo de outro programa como o fruity loops,mas só da pra gravar uma pista.
    No audacity,eu posso gravar váerias pistas,mas ele nao grava o som de fundo.O que fazer para conseguir gravar as duas e sincronizá-las na musica?Abraços.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gravação de músicas próprias