Interface de Áudio e Placa de Áudio

    Autor Mensagem
    Vagabond
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: Vagabond


    Desculpem se já existe um tópico assim, mas eu estou com a seguinte dúvida e não consegui achar a resposta ainda:

    Quais são as diferenças entre uma interface de áudio e uma placa de áudio?

    E como eu faço as ligações entre elas?

    Estou querendo uma V-Studio 20 como interface de áudio, ela possui 32 canais e eu estou querendo saber se eu preciso de uma placa com muitos canais, recursos, etc...

    Obrigado, Vagabond

    MauricioBahia
    Moderador
    # jul/10 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Vagabond: Quais são as diferenças entre uma interface de áudio e uma placa de áudio?

    É a mesma coisa. É como chamar "automóvel" de "carro". A placa em si é uma interface pq ela faz a conexão entre você com o computador. O monitor é uma interface de vídeo. O teclado é uma interface de entrada de dados e por aí vai.

    Estou querendo uma V-Studio 20 como interface de áudio, ela possui 32 canais e eu estou querendo saber se eu preciso de uma placa com muitos canais, recursos, etc...

    Não conheço essa V-Studio...

    Abs

    Vagabond
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    mas pq elas estão em categorias diferentes na gigasonic por exemplo? pq no fim das contas não tem mta diferença msm e outra coisa, vc sabe como faz as ligações para monitores?

    MauricioBahia
    Moderador
    # jul/10
    · votar


    Vagabond: mas pq elas estão em categorias diferentes na gigasonic por exemplo?

    Velho, não conheço essas interfaces... Sorry.

    Boa sorte na pesquisa.

    Abs

    Vagabond
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    ok, vlw, abs

    só pra ilustrar melhor:

    Mixers:
    http://www.gigasonic.com/cat-mixers.htm

    Audio Interfaces:
    http://www.gigasonic.com/cat-audio-interfaces.htm

    eu queria saber se eu preciso realmente das duas para gravar com boa qualidade.

    T-Rodman
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: T-Rodman
    · votar


    Vai por segmentação.
    Existem placas e placas de som, tanto quanto interfaces e interfaces de audio.

    Geralmente se chama placa de som, aquilo que já vem onboard nos PCs e notes, tanto quanto as dedicadas para gamers. Para música, o que vai importar além da designação 'interface' são as entradas, as taxas de amostragem em gravação em maior qualidade, os pré-amps, a quantidade de canais e principalmente os drivers ASIO 1/2, que é o que faz uma interface responder com a menor latência possível.

    Tem placa de som e interface mais barata que vive de driver genérico chamado Asio4All. Isso resolve, sim, às vezes, mas não dá-se para chamar de interface ou placa profissional uma solução dessas.

    Se você precisa de muitos canais?
    - depende. Vai gravar ao vivo uma banda tocando com vários vocais, bateria completa, etc?
    em caso positivo, você irá usar 16 ou até 32 canais. Fora isso, muita gente em casa grava em interfaces com 2 canais mesmo, com 1 instrumento por vez.
    Programas DAW permitem esse tipo de serviço. Pra gravar sozinho uma bateria, seria legal uma interface de 8 canais.
    Já para som ao vivo, vai os 16 ou 32 canais.

    Procurando nesse site que você enviou, V-Studio é uma linha da Cakewalk, certo?
    http://www.gigasonic.com/search?keyword=v-studio

    Me parece que o Cakewalk Sonar V Studio 700 Recording System - que é o mais caro, tem no máximo 21 entradas simultâneas.

    Vagabond
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Sim, linha da cakewalk, mas, então no home estudio que eu "estou fazendo", além do V-Studio 20 que estou decidido a comprar eu não preciso de uma placa ou mesa de som, certo? a interface desempenha o papel das duas?

    Vagabond
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: Vagabond
    · votar


    só para ilustrar melhor, o que sei que vou comprar até agora:

    - V-Studio 20
    - Mxl 2006
    - Algum mic dinâmico
    - Algum Pré amp
    - Monitores
    - Um upgrade no meu pc
    - Fones BONS

    Detalhes:

    - Usarei plugin simulador de bateria
    - Tenho controlador Midi

    T-Rodman
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    1. A V20 tem 2 canais. Vai gravar 2 canais simultaneamente por vez.
    2. em tese tem Phantom Power, então você não vai necessariamente precisar de um pré-amp.
    3. Shure SM57 e SM58 como par de dinâmicos na cabeça.
    4. Par de monitores bons, por favor, rs.

    Não vai precisar de mesa de som nem outra placa de audio não.

    Vagabond
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: Vagabond
    · votar


    T-Rodman
    ok, valeu cara, mas a V20 não tem mais do que 2 canais? o.o que eu sabia pelo menos era 8 canais e do lado dá pra selecionar A,B,C e D, o que transforma em 32 Canais, mas mesmo assim, simultâneos o máximo que eu vou usar vão ser 2, a não ser que você esteja falando da quantidade de instrumentos que se pode conectar nela, ai sim, e valeu pela informação, menos uma coisa pra comprar hehe.

    Quanto aos monitores eu vou comprar primeiro um barato, ai dps vou evoluindo ;]

    MauricioBahia
    Moderador
    # jul/10 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    T-Rodman: Geralmente se chama placa de som, aquilo que já vem onboard nos PCs e notes

    Velho, me desculpe, mas acredito que esteja equivocado. Uma interface tanto pode ser uma simples placa, como um dispositivo externo. O termo "interface" é muito genérico e serve pra quase tudo. Uma interface nada mais é que um dispositivo que liga uma coisa a outra, servindo de "ponte".

    Uma placa de áudio é uma interface, só que se apresenta como placa Esta foto mostra um interface de áudio que se conecta ao computador internamente, usando um slot PCI.

    Uma interface externa se conecta via USB, Firewire.... É apresentada numa caixa, com seus controles e tudo mais.

    Em ambos os casos estamos lidando com interfaces.

    Dizer "placa de som onboard", de PC por exemplo, na verdade está errado. O que temos é apenas uma Placa Mãe com entrada e saída de áudio. Talvez o certo "certo" seria dizer: "meu micro tem interface de som onboard" ou seja, incorporada a Placa Mãe.

    Bom, não sei compliquei mais ainda! hehe

    Abs

    ogner
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    T-Rodman
    2. em tese tem Phantom Power, então você não vai necessariamente precisar de um pré-amp.

    Qual a relaçã, velho?? Phanton que eu saiba serve somente pra alimentação de condensers...Pré-amp é outra coisa, não?!


    Vagabond

    - V-Studio 20
    - Mxl 2006
    - Algum mic dinâmico
    - Algum Pré amp
    - Monitores
    - Um upgrade no meu pc

    Detalhes:

    - Usarei plugin simulador de bateria
    - Tenho controlador Midi


    Com isso vc fecha um homestudio pra gravações basicas.

    ogner
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: ogner
    · votar


    Vagabond

    Cara, veja bem oq vc esta querendo...Vc nem sabe quantas entradas tem e parece não entender bem o funcionamento da V-20.....Já foi no site da Cakewalk pelo menos??

    http://www.cakewalk.com/products/v-studio/default.aspx?Prod=vs-20

    Vc vai gravar ate 2 inputs simultameos, sendo que ela temn 1 ebtrada XLR e 1 entrada P-10....

    Desconfio que vc estaja querendo essa interface peçlos efeitos Boss inseridos, certo..se for isso, na minha opinião é melhor pegar uma placa normal e usar VST, tipo Amplitube e etc...

    EDIT: Na verdade lendo mais lá no site, ela vem com um soft que também substitui um DAW...Ou seja recomendo fortemente vc ler reviews dessa interface pra ver oq dizem sobre ela no geral, se é amigavel, tem bons programas de masterixação, compatibilidade com plataformas tipo windows vista, e etc...

    MauricioBahia
    Moderador
    # jul/10
    · votar


    Vagabond

    Cara, vc que fazer gravações com muitos instrumentos simultaneamente? O que pretende? Confesso que não entendi ainda.

    Abs

    Vagabond
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: Vagabond
    · votar


    ogner
    Fui no site sim ^^ pelos efeitos não é pq eu tenho a ME-70 e são quase os mesmos (se não forem), só se for pelos efeitos vocais tbm, mas existem plugins. Eu só achei ela muito interessante e acima de tudo simples de se mexer e além disso é boa para começar e deverá ter um bom custo de revenda ;]

    ogner
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Vagabond

    Acho que vc esta perdidão....Hehehe!

    ogner
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    deverá ter um bom custo de revenda ;]

    Sinceramente: Acho que ninguem compraria uma dessa qui no Brasil, visto como é facil fazer gravação de qualidade hoje com custo MUITO baixo, graças ao torrent e afins, hehehe!! A galera investe muito mais numa interface nomal como as M-audio e outras do mesmo tipo.

    Vagabond
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    MauricioBahia
    Não, no máximo dois instrumentos (voz violão) simultaneamente. o que eu queria saber era se eu iria precisar de outro produto relacionado a gravação além do V20, então eu percebi que as empresas classificavam placas e interfaces como coisas diferentes então queria saber se eu precisaria de outra coisa, a pergunta já foi respondida, obrigado a todos ;]

    Vagabond
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    ogner
    Ah, tem umas lojas de usados aqui que compram tudo que é coisa hehe, maseu realmente gostei dela e sim,eu to "meio" perdidão, mas o tópico me esclareceu várias dúvidas, já que eu queria saber é se eu iria precisar de outro produto relacionado e o T-Rodman sanou essa dúvida, obrigado.

    MauricioBahia
    Moderador
    # jul/10
    · votar


    Vagabond: no máximo dois instrumentos (voz violão) simultaneamente.

    Cara, pq não gravar violão e depois a voz? Precisa ser simultâneo?

    Abs

    Vagabond
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    MauricioBahia
    não precisa cara, é só pra usar o bagulho mesmo hehe

    Eduardo Vaz - Nova Disconildo
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Vagabond

    Tratamos Placa de Som e Interface de Áudio como a mesma coisa aqui na loja. Não diferenciamos um do outro. Geralmente nos referimos a Interface de Áudio. Mas no fim não faz a menor diferença. O importante é verificar se a interface/placa foi feita para reprodução e gravação. Geralmente as placas onboard e algumas off-board são feitas somente para reprodução, não tendo uma qualidade razoável para gravação. ( Ou não fazendo gravação utilizando Playback)

    Uma sugestão para o amigo:

    Como interface/placa o interessante seria optar por aquelas que já tem seu uso avaliado por diversos pessoas, inclusive membros do forúm: São elas:

    - M-Audio Fast Track Pro
    - M-Audio Fast Track 2
    - Behringer UCG 102 ( Eu uso ela, comigo funciona muito bem )

    Os MXLs são ótimos microfones. Dê uma olhada nos Behringer também, B1 e B2. Que já vem com Shock Mount, Anti-Puff e Case de Fábrica. De repente já é uma vantagem.

    Dinâmico vai dos clássicos, SM 58/57.

    Dependendo da placa que você escolher o Pré não é necessário, visto que algumas delas já tem Phaton Power. Mas isso só é válido se você estiver utilizando o Pré para esse fim. Se você pretende comprar um Pré para ter um timbragem diferenciada, dê uma olhada nos:

    - Behringer MIC 100 (Tenho ele) e MIC 200
    - Presonus Tube Pre e Blue Tube

    A monitoração é uma das partes mais importantes do seu SET, não dê mole aqui. Talvez seja melhor você deixar de comprar o Pre-Amp para investir num bom monitor. Aqui também é valido ir pela opinião do pessoal que tem e que já testou.

    - Behringer MS 16 ou MS 20
    - Yamaha HS 50 ou HS 80
    - KRK VXT 4, VXT 5 ou VXT 6

    Para o PC, Pentium Quad Core com uns 4Gbs de memória já funciona bem. ( Essa é a configuração da minha máquina e não tenho problemas)

    Quando for comprar Fone fica atento. Para você tem que ser Fone para Mixagem e não para DJ. Fones de Mixagem tem impedância alta e um timbre mais Flat, ao contrário do de DJ que tem impedância baixa e um pouco mais de grave.

    Grande Abraço.
    Eduardo Polarco

    Pé de chinelo
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Vagabond , o que o Eduardo Vaz - Nova Disconildo falou faz todo sentido...

    tem vários tipos de placa (ou interface) de áudio, se sua idéia é gravar procure pelas próprias para gravação!

    por exemplo na minha fast track ta escrito: "GUITAR/MIC RECORDING INTERFACE"

    a placa ja foi construída com a finalidade de gravar guitarras e microfones entende?

    Uma placa de som também funciona como pré amplificador, claro que sem muita potência (a minha pelo menos rs) ....mas da pra aumentar consideravelmente o som e também ganha qualidade!!

    dai eu penso assim cara, se tu quer gravar com um mínimo de qualidade é melhor ter uma placa....gravar onboard é o amador do amador!!

    boa sorte!!

    ogner
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Pé de chinelo
    se sua idéia é gravar procure pelas próprias para gravação!
    A que ele cita É para gravação tb.

    Uma placa de som também funciona como pré amplificador
    Não são todas, vem claramente especificado quando ela possui pre-amp

    se tu quer gravar com um mínimo de qualidade é melhor ter uma placa
    Ele esta falando sobre placas, a v-20 é!!

    Pé de chinelo
    Vc leu os posts, pelo menos!?

    MauricioBahia
    Moderador
    # jul/10
    · votar


    Pé de chinelo: .gravar onboard é o amador do amador!!

    Não é igual a uma interface dedicada, mas já vi muitas gravações legais por aqui. Tem onboard e onboards, como tudo na vida. ;-) Pra quem não tem verba, acredito que vale tentar a onboard.

    Vagabond: não precisa cara, é só pra usar o bagulho mesmo hehe

    Então vc não precisa de muita coisa pra fazer o que deseja. Uma Fastrack da vida já atende bem. Pelo menos pra mim tá joia. Eu uso essa interface, com mic embutido: http://www.propagosom.com.br/lj/produtos/g_h4g.jpg . Já comentei sobre o Zoom H4 aqui no FCC. Provavelmente minha melhor compra nos últimos tempos. Ainda gravo meus ensaios com ele!

    Abs

    T-Rodman
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Velho, me desculpe, mas acredito que esteja equivocado. Uma interface tanto pode ser uma simples placa, como um dispositivo externo. O termo "interface" é muito genérico e serve pra quase tudo. Uma interface nada mais é que um dispositivo que liga uma coisa a outra, servindo de "ponte".

    Veja a própria distinção que a loja dividiu seus produtos:
    • USB Audio Interfaces (51)
    • PCI Interfaces / Sound Cards (29)
    • Firewire Audio Interfaces (40)
    • PCMCIA Audio Interfaces (8)

    Se é genérica ou equivocada, talvez possa ser a definição que dei, mas em geral o mercado utiliza. Outra coisa comum em placas de som é que a grande maioria delas não vem pre-amp nelas, enquanto nas interfaces é mais comum a presença dos pre-amps.

    MauricioBahia
    Moderador
    # jul/10 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    T-Rodman

    A loja não precisava fazer assim pois está sendo redundante, pois já estão dentro de "Áudio Interfaces".

    Veja a própria distinção que a loja dividiu seus produtos:
    • USB Audio Interfaces (51)
    • PCI Interfaces / Sound Cards (29)
    • Firewire Audio Interfaces (40)
    • PCMCIA Audio Interfaces (8)


    Se eu fosse contrato para a arquitetura da informação do site/usabilidade, faria de outro modo, até mais clean. :-) Afinal todo os itens já estão dentro de "Audio Interfaces", como citei acima.

    • Audio Interfaces (128)

    • USB (51)
    • PCI (Internal / External) (29)
    • Firewire (40)
    • PCMCIA (8)

    Bom... Sei lá.

    Abs

    Vagabond
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    MauricioBahia
    sim, mas como é mais confortável, eu ainda ganho tempo, uns efeitinhos legais pra voz e tenho verba o suficiente acho que optarei por ela, no decorrer eu com certeza testarei uma fast track, por ser muito famosa.

    por enquanto é isso, a ajuda de vocês foi muuuuito útil e esclarecedora, desculpem se eu pareciignorante (como de fato fui um pouco), mas to com mta vontade daquela interface hehe, mas além disso falta um tempo ainda pessoal :]


    Origado por tudo, Vagabond

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Interface de Áudio e Placa de Áudio