Pesquisando preços e tirando dúvidas

    Autor Mensagem
    AndreW B.
    Veterano
    # mai/10


    Hoje eu fui no centro ver o preço dos microfones, eu cheguei na loja...

    E falei: Microfones, vocês tem por quanto?

    Então o rapaz me respondeu: 50$

    Logo eu disse: E o melhor, tem por quanto?

    Ele me falou: 17.000$
    /=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/
    Ok, eu com toda a certeza fiz uma cara de espanto, pois no momento não possuo esse dinheiro. Eu fiquei conversando com o vendedor e tal sobre os preços e home studio...
    Ele me falou que tinha um estúdio em casa e já havia gasto cerca de 75.000$ somente no estúdio dele!

    Então eu falei: Estou montando um home estudio, vou fechar uma sala com madeira e forrar com isopor... (nem pude terminar com: e precisava de um bom microfone).

    Ele me disse: Isopor não funciona (pouco faltou rir na minha cara). O que funciona mesmo é caixa de ovo e ainda por cima não isolta muito.
    /=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/
    Isso é verdade?

    Continuamos conversando, ele me falou sobre equipamentos nos quais eu não tinha conhecimento.

    Eu perguntei: E no caso de eu desafinar, por acaso o equipamento arruma?

    Ele: Sim, os equipamentos arrumam qualquer coisa, eles fazem com que a primeira voz virar segunda apenas editando e não se faz necessário gravar a segunda voz. Se você quiser cantar como qualquer artista, o equipemento pode ajudar a cantar igual...

    Eu pensei comigo "então esse equipamento é milagroso" rsrs
    /=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/=/
    Isso é verdade? Se eu desafinar ou o alcance da minha voz não for tanto, o equipamento por arrumar? (Mintam e desmintam :)

    Outra coisa, ele me falou que é bom ter arcondicionado na sala de gravação, pois um local seco deixa sem chiado, se for certo isso, eu posso usar um ventilador? Ou até um aquecedor?...
    Como tirar o chiado de um microfone? Eu li em um tópico daqui uma vez que dizia que eu deveria comprar o melhor microfone que eu puder comprar, mas não entendo de equipamentos. (podem falar algo sobre isso?)
    Eu li também que ajuda deixar o microfone longe do PC

    Mas não confiei muito nele, pois a lábia de vendedores é complicada

    Um vendedor de lojas de aparelho de som teria um estúdio no valor de 75.000$ e continuaria vendendo para a loja? (achei muito estranho, acho que o salário dele não paga isso rsrs)

    Mas em fim, o que eu quero saber é:
    Isso tudo é verdade? O que está certo e o que eu fui enganado? :D

    kyo_ryo
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: kyo_ryo
    · votar


    AndreW B.
    Isso é verdade?
    Nem um nem outro, na verdade isolamento deve ser feito com materiais densos.

    Isso é verdade? Se eu desafinar ou o alcance da minha voz não for tanto, o equipamento por arrumar? (Mintam e desmintam :)
    É o famoso auto-tune, transforma a voz de uma pessoa que não consegue cantar na voz de um robô que não consegue cantar...

    Outra coisa, ele me falou que é bom ter arcondicionado na sala de gravação, pois um local seco deixa sem chiado, se for certo isso, eu posso usar um ventilador? Ou até um aquecedor?...
    O ar-condicionado deve ser do tipo split, com a fonte de ruídos fora do local de gravação. Ventilador deixará sua sala de gravação barulhenta. É melhor ficar com calor...

    Como tirar o chiado de um microfone?
    Chiados sutis podem ser eliminados com um noise reducer, mas tudo com muita cautela.

    Eu li também que ajuda deixar o microfone longe do PC
    Os coolers do pc fazem barulho, logo...

    Um vendedor de lojas de aparelho de som teria um estúdio no valor de 75.000$ e continuaria vendendo para a loja? (achei muito estranho, acho que o salário dele não paga isso rsrs)
    No mínimo suspeito, a não ser que ele seja o dono da loja ou filho do mesmo.

    Lembre-se de esclarecer suas dúvidas antes de comprar equipamentos sem certeza. Certas vezes você pode acabar levando o que não precisa. E aí, você pegou qual mic?

    Minow
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    AndreW B.
    O que funciona mesmo é caixa de ovo e ainda por cima não isolta muito.

    Pra um cara que já gastou quase 100 mil lulinhas num estúdio já devia saber melhor que isso...

    Isso é verdade? Se eu desafinar ou o alcance da minha voz não for tanto, o equipamento por arrumar? (Mintam e desmintam :)

    Sim, e dá pra fazer tudo o que ele falou ali. Mas o ideal é não desafinar e GRAVAR a segunda voz.

    Como tirar o chiado de um microfone?

    Compre um microfone bom e um pré bom.

    Sobre o ar tirar o chiado, não é verdade. Ele tira a UMIDADE, que costuma dar problemas em equipamento.

    Eu li também que ajuda deixar o microfone longe do PC

    Alguns equipamentos davam conflito com os monitores, eles podiam gerar ruídos indesejáveis, mas se você usa LCD não tem problema.
    Mas de qualquer jeito, gravar longe do pc é bom porque pcs fazem barulho.

    AndreW B.
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Minow muito obrigado!

    Eu não desafino a voz, é mais para ter certeza mesmo
    Só que não sei ainda, isopor isola ou é só para "encher linguiça"?

    O que é um microfone "pré bom"? (desculpe caso sejam perguntas idiotas : )

    T-Rodman
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Contando com PC, creio que um home-studio legalzinho hoje, com NF, não sai por menos de 20mil R$.

    Sobre isolamento acústico, eu comprei uns painéis que ainda não chegaram aqui pra casa, nesse site aqui:
    http://loja.vibrasom.ind.br/
    - já dá idéia de preço dos paineis, portas, etc.

    - microfones realmente custam entre 50 a 17mil, ou até mais.

    - ar condicionado é complicado. mesmo split faz barulho. Teria de ser aqueles por duto. Eu tenho split no quarto e desligo toda vez que ligo o condensador pra gravar.

    - arrumar a voz é igual arrumar uma foto. Se tem um dedo ou uma sombra no meio, você não arruma. A mesma coisa acontece com a voz. Programas DAW bem completos fazem serviço legal. Pedais para estúdio, idem. A parte boa é que em uma DAW você pode apagar o trecho ruim e substituir por outro melhor.

    AndreW B.
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Kyo_ryo
    Desculpe, eu não havia lido a sua mensagem!
    Agora estou esclarecido! Muito obrigado! xD

    Só mais uma coisa, que tipo de material seria bom?
    É muito caro?

    AndreW B.
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    T-Rodman: Tem um programa de computador que edite para que minha voz se corrija?

    T-Rodman
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: T-Rodman
    · votar


    corrigir o quê?
    erros? - não.
    para comprimir voz, equalizar tom, adicionar reverb, modular a voz, sim - ou seja, você pode ficar falando como um robô que nesse caso, na edição você vai colocando tudo que mencionei. Saber usar tudo, hum, ou vai dinheiro em curso, livro ou muitas horas mexendo em alguma DAW tipo Logic Studio (Mac), Pro Tools, Sonar, Cubase, Ableton Live, etc (são todos similares, concorrentes).
    Agora, desafinar, não. Nem pedal de voz corrige tanto assim.

    Sobre preço de revestimento acústico:
    22 placas de 625x625mm de Sonique (8,58 m²)
    R$ 542,89 - ou seja, somando frete e o tamanho da sala, sai entre 2 a 5 mil, só o revestimento.

    Microfones: o problema é o preço de várias unidades, porque nem sempre ter 1 dinâmico e 1 condensador caro ou barato vai resolver. Tem de testar e ver qual é o melhor para uma determinada situação. Sendo assim, vai se gastar pelo menos uns 2mil em 3 microfones dinâmicos e mais uns 3~5mil em microfones condensadores. Isso é meio que diluído com o tempo, já que a grana não brota igual praga. Então o negócio pode ser começar com 1 dinâmico Shure e um condenser barato (Behringer, MXL ou Superlux), depois comprar outros com o tempo e disponibilidade financeira.

    No mais, vai precisar de um PC ou Mac (R$ 2~4mil), uma interface de 8 ou mais canais de som (R$ 2~16mil), um par de monitores de referência (R$ 1500~3000), amplificador de fones de ouvido (R$ 500), fones de ouvido bons (R$150~400 cada), software DAW (R$ 1500 em média), controladora MIDI externa tipo teclado (R$800~2000), microfones, telas anti puff, tripés, amplificado de guitarra, guitarra, baixo, violão, etc. ou seja, o que inicialmente pode ser R$ 8mil, pode chegar aos 75mil, dependendo do G.A.S.

    Voltando a voz, um tipo de pedal para voz atual é o Voice Box Eletro Harmonix, que tem review aqui:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/223756/
    vídeo de exemplo:


    Minow
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: Minow
    · votar


    AndreW B.
    Auto Tune e Melodyne.
    Mas é uma ferramenta de correção, não acostume a usar. E só corrigem afinação. Se você cantar mal, não tem muito jeito.

    AndreW B.
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Minow
    Eu não quero nada milagroso sabe...
    É que pelo que o vendedor me disse, aquele equipamento poderia fazer eu cantar como o melhor cantor do mundo rsrs (só quero desmentir isso, pois não tenho esse conhecimento)

    "Quem canta mal só nascendo denovo pra cantar bem rsrs..." (não me lembro onde li isso rsrs)

    Auto-tune não é software né? É um equipamento? (Sou novato)

    T-Rodman
    Eu tenho um computador
    Uma sala separada com madeira, isopor e caixa de ovo
    E programas como soundforge e audacity, mais nada para gravar...
    Só quero um microfone...

    É impossível eu fazer uma música assim? (de boa qualidade)

    Minow
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    AndreW B.
    É que pelo que o vendedor me disse, aquele equipamento poderia fazer eu cantar como o melhor cantor do mundo

    Isso não vai acontecer, mas eles arrumam bem afinação. Mas de novo, isso é em último caso, o ideal é gravar bem. Não dá muito pra consertar erros grosseiros.

    Auto Tune é um software.

    AndreW B.
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Eu vou gravar apenas um demo, não quero coisa para ficar como profissional e trabalhar naquilo...

    Até onde eu sei, se eu for gravar uma música, não preciso de mais nada a não ser um microfone, um PC com programas de áudio e mesas para software mesmo, estilo desses programas xD

    Claro, no caso, para o instrumental, não sou eu quem faço, fica com um DJ que conheço...

    AndreW B.
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Minow
    Muito obrigado cara, mas outra coisa (ok, pareço uma criança na fase dos "porques")

    Tu tem um link para baixar o programa? (ou fica por minha conta?:)

    Minow
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    AndreW B.
    Tanto o Auto Tune como o Melodyne são pagos. Você acha eles por maneiras "alternativas".
    Mas antes de querer pegar esses programas sugiro que você pesquise um pouco mais e escolha uma plataforma (algum programa melhor que o Audacity) pra usar.

    T-Rodman
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: T-Rodman
    · votar


    Audacity é bem neandertal hoje em dia.
    Se quiser começar gastando pouco, comece com uma interface boa de 2 canais, tipo Presonus Audiobox USB (R$ 550) ou M-Audio Fast Track Pro (R$ 780). Ambos vem com uma DAW decente para começar a aprender e a gravar.
    Se o negócio é baixo custo, escolha microfones de até R$ 500. Um dinâmico e um condenser dá conta do recado.

    A maior parte dos efeitos em um home-studio básico é feito hoje na própria DAW (por isso audacity e soundforge não servem para esse fim) - através de VST's (mais software) da própria DAW ou de terceiros, como o Guitar Rig e Amplitube para as guitarras, o Cantatible para teclados, etc.

    Gravar sem DAW, por brincadeira eu já venho fazendo isso há mais de 5 anos. E progresso em cima disso é igual a zero.
    Depois que comecei a montar meu home-studio pra brincar, estou nisso há 6 meses, e cada dia ao invés de melhorar, eu penso que tenho de aprender mais coisas. Voz não é fácil de se gravar não - principalmente a voz. Eu comecei com um Shure PG48 dinâmico, peguei um condenser MXL 990 e um Superlux direcional condenser também, e não estou satisfeito com o resultado.

    Entrei semana passada em aula de canto. Estou fazendo teclado há 3 meses, e toco violão e guitarra - só para fazer base. E começando nessa brincadeira, diria que eu gastei o 'básico' do que mencionei anteriormente, até agora. Nem isolar acusticamente meu quarto está feito. O material foi comprado no site que mencionei, porém ainda não chegou.

    Se quiser ver meus testes, com interface de 8 canais, estão aqui:
    http://www.4shared.com/dir/37353914/8638b51b/sharing.html
    - e estão aquém do que espero chegar. Por isso que além de cantar, saber mexer em tudo que o Logic faz (no meu caso), ainda está sendo pouco.

    AndreW B.
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Auto-tune é um plugin ou programa? @@
    Se é plugin, de que programa é?
    Agradeço desde já!

    Minow
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    AndreW B.
    Plugin.

    Se é plugin, de que programa é?

    Por isso eu disse que você tem que pesquisar mais sobre os DAWs.
    Ele é plugin do que você quiser usar. Existem vários programas que suportam esses plugins de áudio (formatos RTAS, AU, VST, DX).

    AndreW B.
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    T-Rodman
    Sim claro, eu entendo, o negócio é o dinheiro mesmo...
    =======================================

    Mas por exemplo, eu estou começando apenas com o objetivo de gravar um demo, não daria somente para forrar com isopor e caixa de ovo só para início? : )

    Esses microfones de 10$ a 15$ não dão conta?
    Eles modificam a voz? (Não aquelas porcarias de computador)
    Outra coisa, se eu quiser conectar um microfone desses grandes em um computador, existe plug pra isso? (Desculpem a total ignorância : )

    DAWs
    São softwares pagos, ou são peças?

    T-Rodman
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    1. Pra usar microfone de 10~15R$ vai ser dinâmico. Então nem precisaria isolar acusticamente uma sala.
    2. Uma interface dessas da faixa de 550~800 já vem com software DAW.
    3. Software DAW é pago, mas geralmente é incluso nas interfaces.
    4. Se for optar por microfone dinâmico barato, pelo menos escolha marcas medianas como Leson e CSR da linha profissional. Dificilmente saem por menos de R$ 150. Então essa é a faixa base de preço de um mic.

    AndreW B.
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    T-Rodman

    Já que é um software, não teria disponibilizado por acaso grátis (em sites de hack : )

    Draws são programas, então eu baixo na internet não é?
    Logo após eu poderia baixar o Auto-tune né? :B

    PS: Não sei se é expressamente proibido isso aqui, só tenho essa curiosidade...

    Iversonfr
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: Iversonfr
    · votar


    AndreW B.
    Não sei se é expressamente proibido isso aqui, só tenho essa curiosidade

    Sim, é proibido:

    3. É proibido!
    3.3. Divulgar músicas, vídeos, softwares ou produtos piratas/falsificados.

    Eu recomendo o Sonar ou o Protools se voce comprar a interface da M-Audio, mas vai de gosto, cada um prefere um. Protools é o mais difundido e é oq voce mais vai encontrar em estúdios por aí, mas pra ele rodar precisa ter uma interface da M-Audio ou da Digi.

    Não use Auto-Tune, o Melodyne é MUITO melhor, e rode ele "stand alone" e não como plugin.

    E não acredite que esses programas são tão horríveis assim, eles consertam muito bem e fica excelente, se nao fosse por programas como esse, queria ver o Chris Cornell cantar daquele jeito no estúdio, basta ver os ao vivos. Esse negócio de "voz de robô" é pra quem não sabe usar direito ou pra quando o cara canta muito mal mesmo, aí não tem milagre tb... se bem que pelo exemplo do Chris Cornell, da pra ver um certo milagre sim...

    AndreW B.
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Iversonfr, muito obrigado cara! :D

    auehaueauaeuaheua muito obrigado pelas dicas!
    Explorarei tudo, assim terei um bom impirismo xD

    Baixarei o Melodyne e verei no que dá : )

    Agradeço a todos que enriqueceram meus conhecimentos em área de Home Studio ok? xD
    Valeuzão! Caso eu tenha mais dúvidas postarei aqui!
    Abraço a todos! Valeu!

    Thiago Yoshiki
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    E se ao invés de eu usar placas dedicadas para absorção de som, eu colocar cortinas pesadas de seda nas paredes, tipo as do teatro municipal do Rio? Fica digno de estúdio pelo menos semi-profissional?
    Já vi alguns estúdios assim.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pesquisando preços e tirando dúvidas