[Duvida] - Controlador Midi x Oitavas

    Autor Mensagem
    Guga Hartz
    Veterano
    # abr/10


    Mais uma dúvida.

    Desculpa pela quantidade de tópicos, mas como estou começando agora é normal surgirem esses tipos de dúvida.

    De qualquer forma procurei no search e não entrei respostas.

    Vamos lá.

    Em breve irei comprar um controlador midi. Meu objetivo de produção não é musica eletrônica. Vou produzir pop/rock, desta forma eu utilizaria o controlador para colocar percussões, instrumentos variados, violino, etc.

    Minha dúvida é em relação as oitavas. Se eu comprar o mais baratinho da M-Audio que tem se eu não me engano 2 oitavas, eu consigo alcançar as oitavas maiores e menores modificando alguma configuração ou terei que comprar um controlador maior ?

    Valeu!

    T-Rodman
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    não é necessário. Diversos desses controladores tem 2 botõs que controlam as oitavas. Então dá pra ir aumentando e diminuindo as oitavas, até que você encontre o som desejável.

    Agora, para 'barulhinhos', procure pelos Nanopads da Korg. São controladores USB baratinhos que fazem bem esse serviço de 'tocar bateria com os dedos' se for o caso.

    Guga Hartz
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    é... na verdade bateria é um dos objetivos.

    Meus instrumentos nativo é violão e guitarra e voz

    O resto eu arranho ou não toco.

    Como meu objetivo é criar backing tracks, introduções e outros arranjos surgiu essa duvida...

    Mas esse botão que controla a oitava funciona tipo um seletor ou são aquelas molas que funcionam como um bend ?

    T-Rodman
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    a mola de bend é uma coisa. O controle de oitavas são 2 botões que ficam até que pertos dessa mola de bend. O mais barato M-Audio que eu encontrei na época era o Keyrig49. Nesse tem 1 bend, 1 volume e apesar de ter 4 oitavas, também tem o controle de oitavas para aumentar ou diminuir.

    teclado_mania
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Se eu comprar o mais baratinho da M-Audio que tem se eu não me engano 2 oitavas, eu consigo alcançar as oitavas maiores e menores modificando alguma configuração ou terei que comprar um controlador maior ?

    Cara acho que vai ficar ecomodo isso, tira logo a grana e compra um axion 61, tem tudo que você quer em um,ainda com uma carcaça bonitinha...

    T-Rodman
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    teclado_mania Quem não toca piano/teclado não precisa necessariamente de um controlador gigante.
    Esse é um bom exemplo, o tutorial do Ableton Live:
    http://www.ableton.com/live

    Guga Hartz
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Pois é... do caralho o video. Mas a questão é:

    Mesmo não sabendo tocar piano, eu toco violão e conheço musica e sei que é mais facil fazer uma linha de, por exeplo, solo de violino no teclado do que na corda.

    Mas tudo bem... acredito que utilizar esses dois hardwares seja um pouco mais avançado para o que eu sei. Estou apenas começando e penso realmente em fazer um curso de Produção aqui no Rio.

    Parece bem intuitivo e vi que existe claro uma receita de bola maaaaas 80% é criatividade e bom gosto pois quem configura o timbre dos efeitos é o produtor.

    O mais engraçado é que 90% dos videos que vejo com exemplos de utilização de controladores e etc... são voltados para musica eletrônica.. dificil ver um produtor usando isso pra compor um album acustico ou rock.

    abcS!

    T-Rodman
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Guga, em tese a aplicação inicial é música eletrônica, mas pensando bem - o que é aquele monte de barulhinho que o Pink Floyd usava em seus discos?
    - eu vejo que essa aplicação que mostrei de exemplo, não é nada diferente daquelas caixas de som analógicas usadas em estúdio naquela época.

    Se você gosta de produção, tem aquela série de DVD's que contam como foram gravados os "Albuns Clássicos" do Rock. O Dark Side of The Moon é um deles.

    Pra fazer trilha de acompanhamento, pelo menos no Logic, ele vai mostrando que nota significa um conjunto de teclas que você está pressionando. Então dá até pra fazer um acompanhamentozinho sem tocar nada de teclado. Entretanto, antes do curso de produção, estou fazendo exatamente aulas de teclado, há uns 2 meses já.
    Produção aplicada a um determinado software, geralmente o curso é de 1 semana. Eu quero fazer a do Live, pois eu comprei o controlador da Akai e tenho o Live 8 Full. Um outro curso interessante é de produção de trilhas 5.1 em Logic Studio. Em SP e RJ é fácil fazer um curso desses. Eu preciso de 4 finais de semana, por morar no interior.

    amplexos

    T.

    Guga Hartz
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    É... é por aí mesmo.

    Muita gente não consegue falar a mesma lingua pq o midi TEORICAMENTE ou por cultura é utilizado com notas separadas apenas seguindo a harmonia de uma musica, mas quando se trata de utilizálo para VSTi´s a possibilidade de usar para realmente criar uma melodia é possivel com aplicações de notas e escalas.

    Não sei se você já é musico ou toca algum instrumento, mas seu curso de teclado vai abrir muito seu campo de visão, tudo se torna mais facil quando entendo qual o próximo passo.

    Muita gente acha que criar musica é 100% criatividade... mas existem regras igual matematica que se vc não estiver em um dia inspirado pode usar regras de solfejos e arpejos que fatalmente irá solucionar seu problema.

    Seguirei seu conselho e vou com calma... acho que vou investir em algum curso focado em algum software e a partir daí seguir em frente.

    T-Rodman
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    minha formação de escola é no máximo: violão popular. O resto foi tudo de comprar e ir tocando, como guitarra. Na verdade, tudo começou porque eu gostava de cantar, mas sem um violão pelo menos, não dava pra cantar, certo (nem existia karaokê na época, rs).
    Depois veio a internet, os sites de tablaturas, pouco antes, várias caixas de Guitar Player USA, e assim foi, tudo fora da escola.
    Agora com o teclado eu, apesar de ter ritmo e, conforme o professor, uma técnica bem apurada pra acertar o acorde no ritmo, depois que eu errei alguma coisa na execução, estou me atentando mais ao compasso, coisa que violão não te dá muito - só aquele 'clock interno', sem obedecer o resto dos instrumentos, o que não é uma boa percepção para a gravação em estúdio, que de regra obedece o metrônomo, que, eu confesso que não o utilizava no começo, e por isso mesmo, eu tenho lá as primeiras gravações, com várias delas perdendo o compasso no meio da música.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a [Duvida] - Controlador Midi x Oitavas