PAZ Analyzer - O que é e para que serve

    Autor Mensagem
    AndrewMcPherson
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: AndrewMcPherson


    Vi muitos leitores curiosos a respeito do PAZ Analyzer então segue abaixo a Parte I de informações sobre ele.

    PAZ ANALYZER – COMPÊNDIO

    A função básica do PAZ Analyzer (PsicoAchoustic Analyzer) é a de fornecer o resultado visual de como a música ou pista está se comportando no momento em que está sendo ouvida, em tempo real.

    Os componentes do PAZ Analyzer são compatíveis com mono e estéreo e não alteram o áudio em nenhum estágio, sendo compatíveis com os formatos de 24 bit e 32 bit ponto flutuante.

    Os componentes do PAZ Analyzer são os seguintes:

    01) PAZ Frequency => exibe em tempo real o espectro de freqüências, oferecendo ao usuário a oportunidade de visualizar o áudio no estado em que se encontra.
    02) PAZ Position => exibe apenas as posições estéreo dos controles a ele relacionados
    03) PAZ Meters => exibe os medidores left (esquerdo) e right (direito) bem como a soma dos dois. A soma pode ser obtida das formas PEAK ou RMS.

    PAZ Frequency

    A análise do gráfico do PAZ Frequency é feita de forma bem semelhante ao que nossos ouvidos estão acostumados a escutar, em bandas.

    A configuração padrão da LF Resolution, em que nos dá o padrão de 40 Hz e 52 bandas, que é o mais aproximado do que o ouvido humano é capaz de escutar. Isso nos dá uma certeza de que o que a correlação do que nós ouvimos é similar ao que podemos visualizar.
    O controle Peak/RMS e Response lhe permite selecionar o tipo de análise e o tempo de resposta. No modo Peak, são exibidos picos em cada banda de freqüências e o Response simplesmente controla o tempo de release.

    No modo RMS, a energia é calculada em média ao longo do tempo, e o Response neste caso controle o tamanho deste tempo.

    A análise de freqüências em tempo real pode ser usada em mono, estéreo ou energia total pelo uso do botão LR, que alterna entre o canal estéreo (L/R independentes) e o estéreo total (L+R).

    O modo L+R não a soma simples dos sinais L e R, mas sim das energias de L e R.
    Este modelo de resposta são mais próximos assemelhados aos nossos ouvidos. A intensidade das freqüências, como o ganho e a posição de panorama de um som são independentes.

    O modo estéreo pode ser selecionado para análise de precisão ou para solucionar problemas. A tela de resposta pode ser definida em três tipos de curvas, dBA, dBB e dBC ou não ponderada.

    Quando selecionar não ponderada (Unweighted) os valores da energia elétrica absoluta são exibidos. Como os medidores de intensidade (loudness) padrão, as curvas de ponderação podem ser utilizadas para aplicações de medição de ruído ou intensidade que assim sejam necessários.

    Definições precisas dos níveis de monitoração para estas curvas de ponderação estão acima dos limites destas explicações, o que demandaria detalhamentos maiores, porém, em resumo, baixas freqüências oferecem pequenas contribuições para o volume global quando monitoramos sons graves. Em outras palavras, somos pouco sensíveis a estas baixas freqüências.

    Assim, quando uma análise ponderada em "dBA" é usada reduz-se a contribuição dessa LF (baixa freqüência) para a leitura do medidor.

    Já a "dBB" é um ponto intermediário e "dBC" é o mais aproximado do som FLAT (plano) para alto nível de monitoração de intensidades.

    Option-Draggin na janela PAZ Frequency lhe dá a oportunidade de aproximação (zoom) da área selecionada. Clicar no botão Reset-Zoom irá cancelar as aproximações de todas as freqüências e valores dinâmicos.

    Em qualquer instante você poderá paralizar a tela de análise do PAZ Frequency clicando no botão Freeze. Para voltar ao normal simplesmente aperte o botão novamente.

    O valor máximo do gráfico exibido na análise das freqüências pode ser obtido clicando no botão Show/Hide. Valores máximos são detectados mesmo usando-se o modo Hide (esconder). Para limpar os valores máximos do gráfico, clique no botão Clear.


    Stereo Position Display (SPD)

    A janela SPD exibe a energia estéreo do mix, limpa e de forma intuitiva. Este medidor de áudio único analisa a distribuição da intensidade (loud) através do estado estéreo, e também realiza a detecção do componentes fora de fase.

    Se diferencia do comum "display de fase" onde os canais L e R são mostrados um contra o outro numa tela de osciloscópio.

    Para os familiarizados com o Stereo Imager da Waves, a posição Stereo Display irá soar familiar, pois ambos utilizam gráficos de coordenadas polares. O Loudness é mostrado pelo tamanho da linha e a posição estéreo é exibida pelo ângulo (direção).

    As linhas concêntricas são indicações divididas em 20dB de intervalo.

    Em outras palavras, um sinal mono vai em linha reta (como irá qualquer sinal no centro do mix estéreo). Um sinal forte esquerdo ou direito irá para 45 graus dos respectivos lados. A maioria dos mixes estéreo terão uma forma de leque centralizada em torno da linha vertical com alguns pequenos distúrbios laterais.

    Sinais fora de fase são mostrados entre 45 e 90 graus em cada lado.

    Na área além dos 60 graus em cada lado temos uma cor vermelha no fundo que indica que os sinais neste alcance podem incomodar os ouvidos.

    Semana que vem continuo o Artigo...irei viajar agora e fiquei atropelado pela falta de tempo.

    Minow
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: Minow
    · votar


    AndrewMcPherson
    Excelente tópico, parabéns!


    Sempre usei o PAZ e acho o melhor analisador que já usei.
    Porém, atualmente não estou usando nada da Waves (eu usava o Mercury). Um analisador bom está me fazendo falta. Eu estou usando o do EQ do Logic e raramente o do Ozone, que são bons no que se propõe, mas são mais simples que o PAZ.
    Alguém sabe me indicar um analisador similar ao PAZ, que mantenha o espectro geral mesmo depois de pausar a música, mostre a imagem stereo, fase e etc? Não é possível que eu tenha que instalar o Mercury inteiro só por causa de um analisador de espectro.
    De preferência free e em AU, mas como nada é perfeito, pode ser proprietário que eu dou aquele jeitinho de comprar (dependendo do preço eu compro de verdade mesmo!).
    Valeu!

    Fagulha
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    cara, excelenteee topico...eu tava me batendo pra usar o analisador de phase...se em um futuro voce puder dar mais detalhes a respeito dele (se houver), ficariamos muito grato!

    stick no topico!

    AndrewMcPherson
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Parte II

    Os Controles

    São os mesmos para o SPD quanto para a tela de Freqüência, exceto quando usando o componente "Frequency Plugin", somente os controles a ela relacionados irão ser exibidos.

    Sobre o Anti-Fase

    É um pouco complicado para definir quando um sinal mostrado pelo SPD ou escutado por nós é "fora de fase".

    Não é simplesmente quando os canais esquerdo e direito possuem polaridades opostas em um dado instante. Tal situação pode ocorrer, por exemplo, se instrumentos independentes são panoramizados para posições estéreo diferentes, e simplesmente acontece, estatisticamente, o sinal de cada canal tem polaridades opostas.

    O medidor irá mostrar rápidos picos na área de "anti-phase".

    Também pode ocorrer se um delay estéreo ou reverb estéreo é aplicado a um instrumento e o delay/reverb chegam a cada canal em tempos diferentes.

    Nestes exemplos, os ouvidos não conseguem escutar distúrbios sonoros de "fora de fase".

    Para nossos ouvidos "humanos" conseguirem escutar um som "fora de fase", geralmente precisa ser uma polaridade oposta consistente ao longo de um período de tempo grande, que o medidor mostrará.

    O analisador SPD leva isso em consideração. Ainda haverão rápidos picos ocasionais na região de "anti-phase", e você pode simplesmente ignorá-los se não forem consistentes ao ponto de incomodar aos ouvidos, especialmente se você tem consciência de estar usando delay ou reverb estéreo ou efeitos similares a estes.

    Você poderá ficar realmente perturbado se a energia na região de "fora de fase" é consistentemente significante comparada com a energia na região de "fase'.

    É aconselhável que você reserve um tempo para explorar como o SPD parece quando você intencionalmente inverter a fase em um canal de sinal em estéreo. (Você pode fazer isso usando o Q1 ou um dos componentes S1 no SPD)

    Medidores de Nível

    Medidores de Peak (picos) e Loudness (intensidade) são mostrados um ao lado do outro; quando em estéreo, os canais esquerdo "L" e o direito "R" possuem medidores de pico separados, com a medida das intensidades somadas que tem 6dB subtraídas dele (L+R-6dB).

    Entretanto a verdadeira energia exposta aos nossos ouvidos por sinais estéreo é de fato a soma das energias dos canais esquerdo e direito, subtraindo-se 6dB do medidor de intensidade "loudness", é fácil avaliar as relações de sinal do pico/RMS.
    Isso ocorre porque os sinais somados L e R podem ter picos de 6dB mais altos do que cada canal separadamente.

    Você pode selecionar medição Peak ou RMS para o medidor de intensidade "Loudness", que também é afetado pela curva de ponderação (sem ponderação, dBA, dBB, dBC)



    Para quem possui o plugin L1-Ultramaximizer ou L2-Ultramaximizer, será surpreendente de ver o que pode fazer nas medições Peak-to-RMS do seu áudio.

    Cada um dos 3 medidores tem valores peak-hold na parte inferior do medidor. Eles possuem resets independentes apenas clicando diretamente no valor de pico.

    Clip Lights são fornecidos apenas no plugin versão Full, não no componente medidor. E podem também ser resetados clicando em cima diretamente na luz.

    Dica Rápida (Gráfico)

    Diminua o número de cores do seu monitor no painel de controle para 256 ao invés de milhões de cores.

    Comece a usar o componente do Analisador que realmente você precisa no momento. Por exemplo, se tudo o que você necessita é uma análise de freqüência, então use o plugin "PAZ-frequency". O plugin cheio (full) com os 3 medidores implicará numa maior demanda de CPU do seu computador.

    Iversonfr
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    AndrewMcPherson

    Nossa, excelente iniciativa! parabens!

    zélo cardoso
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: zélo cardoso
    · votar


    AndrewMcPherson
    Parabéns!!!
    Concordo com o Fagulha:"stick no topico!"
    Valeu AndrewMcPherson,um abraço do amigo, Zélo Cardoso

    Fagulha
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    novamente, muito bom o topico!

    todo mundo usa esses plugins, sao os mais populares e o pessoal sempre tem duvidas quanto a eles.

    resumindo no medidor de fase quando há problema de fase ele é mostrado por picos "horizontais" digamos assim, e quando aparecem riscos vermelhos nestes picos horizontais significa que devemos nos preocupar (exceto quando usando reverb ou delays stereo), correto?


    outra coisa, sinto falta de definiçao nas frequencias quando utilizando o analisador de frequencias da waves, vi algumas pessoas utilizando o Pinguin, ele é melhor para essa finalidade ou seria perda de tempo procurar por ele ja possuindo o da waves?

    AndrewMcPherson
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    a precisão do Pinguin é melhor que o da waves ^^

    só acho ele bem carinho xD

    AndrewMcPherson
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: AndrewMcPherson
    · votar


    Minow, eu sei de um analisador muito bom....só esqueci o nome dele...chegando em casa eu vejo e te falo...
    ele tem precisão de 1/3 de oitava....já da pro gasto.
    abs

    Marcky Basshred
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Excelente topico!
    Já usei bastante o PAZ Analyser,é um otimo analisador.Ja usei tbm o Pinguim para mim o melhor,porém para ter uma otima funcionalidade precisa de 2 placa,ou um PC só para ele.E fazer a ligação via SPdif,de uma placa para outra.Agora o que eu mais uso é o da NuGen Audio,e a precisão dele é excelente, e ele é muito completo!

    http://nugenaudio.com/visualizer.php

    AndrewMcPherson
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Minow

    o nome do analisador é IXL Spectrum Analyzer, da empresa Roger Nichols Digital.
    O IXL Level Meter também é muito bom.
    E o IXL Stereo Analyzer também...

    Considero indispensáveis ^^

    Abraço!

    Desculpe pelo atraso....simplesmente esqueci de postar (Mea Culpa)

    Minow
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    AndrewMcPherson
    Valeu!
    Eu achei um legal também, e grátis. Tem bastante coisa, só é feio. Não lembro o nome. Haha
    Obrigado pela dica, vou dar uma olhada nesses!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a PAZ Analyzer - O que é e para que serve