Ferramentas para Sound Design

    Autor Mensagem
    titanix
    Veterano
    # mar/10


    Olá a todos, vou começar a participar de um projeto de criação de games e acabei ficando a cargo da parte de ambientação musical. Não entendo praticamente nada do assunto, por isso peço ajuda do pessoal mais experiente. Quero alguma indicação de software, ferramentas em geral, livros para que eu possa começar a aprender na area.
    Tambem quero dicas de como posso encontrar material para o trabalho, como samples, filtros e etc
    Desculpem as perguntas, mas é que esse assunto tem me tirado o sono a alguns dias e é muito importante que eu realize um bom trabalho.
    Continuo buscando informações no google e no orkut, agradeço a colaboração de todos!

    makumbator
    Moderador
    # mar/10 · Editado por: makumbator
    · votar


    titanix

    Assunto complexo e vasto...

    Aqui umas coisas para começar:

    Programas de gravação multipistas:

    Cubase
    Nuendo
    Reaper
    Sonar
    Adobe Audition
    Samplitube
    Ableton
    N'tracks
    Kristal (grátis)
    Audacity(grátis)


    Caso queira, pode-se masterizar em programas separados(que trabalham apenas com a mix pronta). Mas os programas multipista podem trabalhar com mix pronta também.

    Sound Forge 10
    Wavelab

    programas para sons de sintetizador:

    FM7
    FM8
    Absynth
    Kontakt


    Samplers de instrumentos:

    Bateria:
    Ezdrummer
    Addicted drums
    Superior 2.0
    Battery
    BFD



    B4II (órgão)


    piano:
    The Grand 2 e 3
    Ivory
    Akoustik piano
    Elektrik piano
    Pianoteq
    True pianos
    Viennagary Garritan
    Kontakt upright piano
    Vienna Concert Grand



    Orquestra:

    EWQL (silver, gold, Platinum, composer, etc...)
    Vienna Symphonic
    Gary Garritan Personal Orchestra
    Miroslav Philharmonik


    Jazz

    Gary Garritan Jazz Band


    Chris Hein Horns(metais)


    pacotes de efeitos sonoros(sonoplastia e afins, com ruídos diversos, gritos, tiros, essas coisas)

    Não me lembro o nome exato, mas tem um pacote com o nome do George Lucas, e outros da BBC

    Pacotes de efeitos em VST

    Waves Diamond
    Waves Mercury
    Roger Nichols


    Programas de partitura(que após se escrever, podem exportar midis para os programas de multipista, aonde pode-se substituir os timbres do midi pelos samplers):


    Sibelius 6
    Finale



    Mas já te adianto, que se vc não sabe nada sobre manipular tudo isso, vai levar BASTANTE tempo para aprender.

    Para encontrar esses samplers, programas e afins. Use bit torrent, blogs de áudio, etc...

    Mas já aviso de muitos deles tem dezenas de gigas.

    Aqui um material de leitura inicial:

    http://www.4shared.com/file/62884718/41c46bd6/livro__A_Arte_da_Mixagem _em_po.html?s=1



    Qualquer dúvida, basta perguntar.

    titanix
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Muito obrigado pela resposta Makumbator
    No caso o que eu vou estar fazendo no projeto que estou participando é cuidar dos sons alheios ao personagem, por exemplo, vento, quedas-d'água, passaros, e o ambiente em si, por exemplo, um corredor, ao ar livre, debaixo dagua (nesse caso usaria filtros) nao sei se deu pra explicar, na verdade nem eu entendi ainda, to achando que é muita coisa pra eu administrar sozinho, ainda mais sem saber nada de nada. Mas valeu a resposta cara!

    makumbator
    Moderador
    # mar/10
    · votar


    titanix

    Como é mais ambientação. Feche a busca na escolha de um programa multipista(para mixar os diversos sons)

    Um programa de masterização(para polir a mixagem feita)

    pacotes de efeitos em VST

    pacotes de efeitos de sonoplastia

    É útil também pegar um dos sintetizadores, para fazer uns efeitos" quase" musicais, criar climas, etc...

    Thiago Yoshiki
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    titanix
    Dê graças aos deuses por você ter toda essa tecnologia de hoje em dia, imagine só como deve ser compor músicas e sons para jogos de super nintendo, mega drive e etc. Tinha que ter muita criatividade!

    Prometherion
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    http://www.freesound.org/

    Milhares de samples sobre quase tudo, com licença Creative Commons.

    Prometherion
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    http://www.freesound.org/

    Milhares de samples sobre quase tudo, com licença Creative Commons.

    titanix
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Agradeço infinitamente ao apoio de todos
    E esse site freesounds é simplesmente demais, é tudo que eu precisava. Muito obrigado mesmo pela ajuda e apoio!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ferramentas para Sound Design