Autor |
Mensagem |
titanix Veterano |
# mar/10
Olá a todos, vou começar a participar de um projeto de criação de games e acabei ficando a cargo da parte de ambientação musical. Não entendo praticamente nada do assunto, por isso peço ajuda do pessoal mais experiente. Quero alguma indicação de software, ferramentas em geral, livros para que eu possa começar a aprender na area. Tambem quero dicas de como posso encontrar material para o trabalho, como samples, filtros e etc Desculpem as perguntas, mas é que esse assunto tem me tirado o sono a alguns dias e é muito importante que eu realize um bom trabalho. Continuo buscando informações no google e no orkut, agradeço a colaboração de todos!
|
makumbator Moderador
|
# mar/10 · Editado por: makumbator
· votar
titanix
Assunto complexo e vasto...
Aqui umas coisas para começar:
Programas de gravação multipistas:
Cubase Nuendo Reaper Sonar Adobe Audition Samplitube Ableton N'tracks Kristal (grátis) Audacity(grátis)
Caso queira, pode-se masterizar em programas separados(que trabalham apenas com a mix pronta). Mas os programas multipista podem trabalhar com mix pronta também.
Sound Forge 10 Wavelab
programas para sons de sintetizador:
FM7 FM8 Absynth Kontakt
Samplers de instrumentos:
Bateria: Ezdrummer Addicted drums Superior 2.0 Battery BFD
B4II (órgão)
piano: The Grand 2 e 3 Ivory Akoustik piano Elektrik piano Pianoteq True pianos Viennagary Garritan Kontakt upright piano Vienna Concert Grand
Orquestra:
EWQL (silver, gold, Platinum, composer, etc...) Vienna Symphonic Gary Garritan Personal Orchestra Miroslav Philharmonik
Jazz
Gary Garritan Jazz Band
Chris Hein Horns(metais)
pacotes de efeitos sonoros(sonoplastia e afins, com ruídos diversos, gritos, tiros, essas coisas)
Não me lembro o nome exato, mas tem um pacote com o nome do George Lucas, e outros da BBC
Pacotes de efeitos em VST
Waves Diamond Waves Mercury Roger Nichols
Programas de partitura(que após se escrever, podem exportar midis para os programas de multipista, aonde pode-se substituir os timbres do midi pelos samplers):
Sibelius 6 Finale
Mas já te adianto, que se vc não sabe nada sobre manipular tudo isso, vai levar BASTANTE tempo para aprender.
Para encontrar esses samplers, programas e afins. Use bit torrent, blogs de áudio, etc...
Mas já aviso de muitos deles tem dezenas de gigas.
Aqui um material de leitura inicial:
http://www.4shared.com/file/62884718/41c46bd6/livro__A_Arte_da_Mixagem _em_po.html?s=1
Qualquer dúvida, basta perguntar.
|
titanix Veterano |
# mar/10
· votar
Muito obrigado pela resposta Makumbator No caso o que eu vou estar fazendo no projeto que estou participando é cuidar dos sons alheios ao personagem, por exemplo, vento, quedas-d'água, passaros, e o ambiente em si, por exemplo, um corredor, ao ar livre, debaixo dagua (nesse caso usaria filtros) nao sei se deu pra explicar, na verdade nem eu entendi ainda, to achando que é muita coisa pra eu administrar sozinho, ainda mais sem saber nada de nada. Mas valeu a resposta cara!
|
makumbator Moderador
|
# mar/10
· votar
titanix
Como é mais ambientação. Feche a busca na escolha de um programa multipista(para mixar os diversos sons)
Um programa de masterização(para polir a mixagem feita)
pacotes de efeitos em VST
pacotes de efeitos de sonoplastia
É útil também pegar um dos sintetizadores, para fazer uns efeitos" quase" musicais, criar climas, etc...
|
Thiago Yoshiki Veterano |
# mar/10
· votar
titanix Dê graças aos deuses por você ter toda essa tecnologia de hoje em dia, imagine só como deve ser compor músicas e sons para jogos de super nintendo, mega drive e etc. Tinha que ter muita criatividade!
|
Prometherion Veterano |
# mar/10
· votar
http://www.freesound.org/
Milhares de samples sobre quase tudo, com licença Creative Commons.
|
Prometherion Veterano |
# mar/10
· votar
http://www.freesound.org/
Milhares de samples sobre quase tudo, com licença Creative Commons.
|
titanix Veterano |
# mar/10
· votar
Agradeço infinitamente ao apoio de todos E esse site freesounds é simplesmente demais, é tudo que eu precisava. Muito obrigado mesmo pela ajuda e apoio!
|