como fazer automação do metronomo no cubase?

    Autor Mensagem
    horacio.jo
    Veterano
    # mar/10


    Não consegui descobrir como mandar o metronomo para um canal para fazer automação de volume.

    profissa
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Se eu entendi bem o que você está querendo, você terá que gravar um metronomo manualmente, do mesmo jeito que você grava qualquer outro instrumento.

    Aí você poderá regular o volume dele.

    makumbator
    Moderador
    # mar/10 · Editado por: makumbator
    · votar


    horacio.jo

    Use o tempo track e escreva no compasso o tempo(além de se poder mudar a fórmula de compasso no mesmo lugar). Mas tem que selecionar antes na janela do tempo para "tempo track" ao invés de "tempo fixed"

    Mas não entendi, o título diz uma coisa e sua postagem outra, vc quer saber como arruma o tempo de metrônomo ou como se grava o mesmo no formato de áudio?

    Minow
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    makumbator
    Se não me engano, ele tá querendo automatizar o volume da trilha do click.


    Bom, não uso o Cubase, mas provavelmente dá pra fazer dessa maneira:

    1- No Cubase tem uma trilha de click? Se não tiver, crie-a, dá pra fazer isso, né?
    2- No out do click, ponha o bus 1 (ou qualquer outro).
    3- Abra uma trilha de áudio e ponha no in dela o bus 1.
    4-Habilite a trilha pra gravação e grave. Pode gravar uns 3 compassos, depois é só loopar o negócio na música inteira.
    5- Faça a automação de volume.

    Era isso?

    makumbator
    Moderador
    # mar/10
    · votar


    Minow

    Se não me engano, ele tá querendo automatizar o volume da trilha do click.

    Sei lá se é isso que ele quer...hashashas!

    Quando preciso fazer uma trilha de metrônomo em áudio(não usando o metrônomo interno do Cubase), eu faço diferente:

    Ajusto o tempo da sessão. caso existam tempos diferentes e fórmulas que também mudam, já arrumo tudo.

    Crio um pista midi e escrevo um compasso da batida. Copio e colo esse compasso até ter o tamanho que eu quero.

    Carrego o VSTi "fuleiro" de bateria que vem no Cubase (LM-7), ele é super leve.

    Escolho um click(tem a baquetinha e o chimbal fechado)

    Ligo a saída da pista midi para o LM-7

    faço mixdown(nem precisa gravar antes, pois é um VSti)

    Pronto!

    caso precise aumentar para um músico "surdo", coloco um compressor no talo(em insert no VSTi), deixo o VSTi no máximo do volume e ainda coloco a velocity em 127. Fica um tiro na zoreia.

    Foi a única maneira de fazer uma guia com metrônomo para um baterista"surdo" aqui da minha cidade...

    horacio.jo
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Minow
    Era isso?
    exatamente isso, mas no cubase não tem como fazer assim.
    profissa
    valeu pela ajuda.
    makumbator
    como o minow falou a necessidade é automação de volume não de tempo, muito obrigado por sua explicação detalhada.
    como no cubase não tem como usar uma trilha do proprio metronomo vou usar a ideia do vsti.
    valeu gente!
    abraço!

    makumbator
    Moderador
    # mar/10
    · votar


    horacio.jo

    Beleza! Caso queira liberar memória, depois de fazer mixdown do VSTi para áudio, e importá-la para a sessão(faz o mixdown já pedindo para o programa jogar a mix em uma pista da própria sessão). Pode-se descarregar o LM-7, e deletar a pista midi que havia criado para ele.

    No LM-7 os clicks ficam bons com o C#2 ou o G#2(se me lembro bem).

    I.Nosferatu
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: I.Nosferatu
    · votar


    wwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwww

    I.Nosferatu
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Bom primeiro desculpe pelo post anterior, não tenho tido muito tempo pra postar e já tinha visto este topico desde a postagem, mas nunca pude completar a resposta... e da ultima vez como achei que tava meio confuso o que escrevi e não se pode apagar somente, então acabei fazendo essa merda ai encima... então resumindo MauricioBahia e os outros moderas do forum, principalmente aqueles que não sabem relevar algumas brincadeiras dos membros deste não estou de sacanagem... vlws

    Agora vamos ao topico
    horacio.jo
    Bom, primeiro vamos usar o LM-7 e o LoopBe, além do proprio cubase claro! Então se não tem o Loopbe instalado baixe logo e instale-o antes de qualquer coisa...

    http://nerds.de/en/download.html

    Agora abra o cubase e vá até VST Instruments

    Cubase/001.JPG

    Então adicione o LM-7 como instrumento virtual, ele perguntará se voce quer criar uma pista midi associada ao LM-7 clique em create como segue:

    Cubase/002.JPG

    Deixe os controles de velocity em 90~100 % e o volume em 0.0 db, então vá em Transport, Metronome Setup... como segue:

    Cubase/003.JPG

    Então marque o activate midi click na guia de configuração do metronomo, selecione a porta midi para Loopbe internal midi, deixe no canal 10 mesmo, coloque duas notas para especificar a batida do LM-7, o padrão é C3, coloque um E1 para Hi e F#1 para Lo como segue no exemplo e clique em OK. Essas notas podem ser diferentes de acordo com o seu gosto, basta experimentar.

    Cubase/004.JPG

    Certifique-se dos controles do LM-7 estarem como falei anteriormente, marque o auto-falante (monitoramento) da pista midi referente ao LM-7 e certifique-se de que na entrada desta pista midi esteja setado o Loopbe Internal MIDI, para que ela receba os dados de entrada do metronomo, como segue:

    Cubase/005.JPG

    Agora no canal de saida de audio do LM-7 é que vai acontecer toda a automatização que voce pretende, basta voce marcar para gravar a automatização de volume e deixar tocar a parte que voce quer que isso ocorra, depois basta deixar marcado o botão de leitura de automatização pra que isso ocorra normalmente, segue exemplo:

    Cubase/006.JPG

    Cubase/007.JPG

    Por fim, nesta mesma voce ainda pode ir além, como por exemplo, o que é uma duvida vira e mexe presente por aqui, enviar o som do metronomo para o fone de outros musicos no estudio através do send desta pista, controlando o volume do que chega a eles pelo proprio controle do send... como segue abaixo todos então poderão receber devidamente o sinal de acordo com o volume que voce programou na automatização e o resto é tempo track do cubase que acredito voce já deva dominar bem...

    Cubase/008.JPG

    Espero ter ajudado, nesta coisinha tão simples que voces tão fazendo uma salada total... abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a como fazer automação do metronomo no cubase?