Dicas para diminuir LatenciA! (Ajudaaa)

    Autor Mensagem
    Lucas Levita
    Veterano
    # mar/10


    Olá Pessoal, ontem consegui ligar meu teclado no meu note (finalmente) via USB. Entao comecei a ler topicos aqui sobre latencia e consegui tirar muitas duvidas, mais ainda tenho algumas que estao encomodando ;X.

    Seguinte eu tenho um Notebook Dual Core 2.0 Ghz, 1GB Ram, Placa de Audio Onboard, baxei o Asio e o Kx Driver e minha latencia baixou muito mais mesmo assim a latencia ainda é notavel.

    Uso o programa "VSTHost" para usar os VSTs, gostaria de saber se o programa influencia em algo (ouvi dizer muito do SONAR, vcs me aconselham ele???). Outra coisa ouvi tmb alguns dizerem q placa de som externa (ex: fast track) nao influencia em ligação USB, isso procede??? e ela melhora mesmo na latencia??? me aconselhariam outra visando conexao USB e custo/beneficio???

    Agradeço Desde já Galera!

    teclado_mania
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Bom cara apesar de já ter varios topicos vou responder esse.

    Bom primeiramente abaixar latencia de placa on board é complicado e recomendaria pelo menos uma placa de som off board, já nisso tudo você poderia usar o asio all, lembrando que pra ter latencia baixa tem que abaixar os samples...

    bom tenho um notebook e uso uma behringer UCA 202, final do ano programo comprar uma fast track pro, ams por enquanto essa plaaquinha de 129R$ ta me suprindo...

    Man só tente aumentar a memoria tipo 4 gb melhora muito a latencia....

    Lucas Levita
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Hummm sakei maninho, VLW!!!

    só nao entendi essa parte "lembrando que pra ter latencia baixa tem que abaixar os samples" ;X

    que samples?? Agradeço desde ja!!

    teclado_mania
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    lembrando que pra ter latencia baixa tem que abaixar os samples

    É tipo o carregamento,quanto ocupa na memoria, se você baixar o asio vai saber...

    Lucas Levita
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    teclado_mania

    A sakei, sim eu baxei o asio e notei muita diferença. Eu acabo de formatar o Note e tmb obtive grande resultado (pc tava muito pesado). Gostaria de saber de sua opniao se com essa placa UCA 202 vc sentiu diferença pq andei pesquisando dela e em relação a preço a diferença é absurda, entao gostaria de saber se pra tocar ao vivo ela satisfaz para vsti's nao tao gigantes.

    Agradeço desde já!!

    Michael_Nsc
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Lucas Levita

    Como que vc está ligando o teclado no PC? Vc está usando aqueles cabos USB to MIDI?

    Sobre as placas U-Control da Behringer, a UCA202 possui somente 1 canal estereo (ou 2 monos). Se for pra ligar o teclado, o procedimento seria ligar as saídas Line Out do teclado com cabos adaptados P10 - RCA.

    A latência dessas interfaces realmente é muito baixa, em torno de 5 ms. Mas ela só serve para audio. Pra usar o teclado com VSTi's, vc precisa de conexão MIDI mesmo.

    Se sua intenção é montar o audio de outros instrumentos, para acompanhar com o teclado ao vivo, monte os backing tracks em casa, com mais tranquilidade. Não tente controlar tudo ao vivo, prque as vezes essa interface te larga na mão.

    Abçs!

    Lucas Levita
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Michael_Nsc

    Olá amigo, bom estou ligando o teclado com cabo USB X USB (o teclado é saida usb)

    Eu toco na igreja entao kero usar os vsti's apenas para emular para meu teclado nao vou usar para outros instrumentos. Para essa intenção vc acha q essa placa vai me ajudar para abaixar a latencia???

    Vlw... Agradeço desde já!!

    Edson Caetano
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    A placa off-board ao meu ver, nao vai melhorar em nada teu esquema, porque na verdade o seu teclado é que está fazendo a vez de interface de audio, troca de informaçoes entre PC e Controlador, para baixar ainda mais a latencia que conseguiu com o Asio4all seria obter os drivers atuais do seu teclado

    Drivers dedicados e especificos do equipamento, quando disponiveis é a melhor opçao, o resto é liberar memória do PC e deixar ele enxuto

    Usei minha interface Audiobox, por muito tempo com o Asio4All e apresentava ligeira latencia em grandes polifonias e vsts mais pesados, quando decidi tentar instalar com o Driver do fabricante Presonus Audiobox, a melhora foi muito mais intensa, hj rodando Cubase 4LE e Sonar 8 como hosts de VSTis nao noto nenhum problema com Latencia

    E detalhe, mesmo quando uso o meuNotebook que é um antigo centrino com 1gb de ram, vsts leves como True Pianos, B4, entre outros é tranquilo, roda liso

    Até
    Pergunta, que teclado é o seu

    Lucas Levita
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Edson Caetano

    Oww amigo, cara eu tenho um Psr-413 (saida USB). Entao pelo que eu entendi nesse caso nao a placa de som off nao ia muda em nada o que interfere aqui na latencia é as configuraçoes do meu Note (memoria, drivers)????

    Pergunta, o programa tmb influencia??? Pq eu uso akeles vsts que vc toca direto dele mesmo (EX: pianista) ou entao em caso de plugin eu uso o VSTHost (ainda nao consegui colocar VST no cubase). Vc me indica outro programa para oq eu pretendo fazer ou acha q isso nao ira influenciar???

    Agradeço Desde já!!!

    teclado_mania
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Gostaria de saber de sua opniao se com essa placa UCA 202 vc sentiu diferença pq andei pesquisando dela e em relação a preço a diferença é absurda, entao gostaria de saber se pra tocar ao vivo ela satisfaz para vsti's nao tao gigantes.

    Bom cara meu problema era mesmo com a placa, queria usar vsti pois meu psr 403 é muito fraquinho e comprei essa placa na taigo eletro, a minha latência ronda entorno de 5ms 4ms,muito pouco,rodando com asio claro ....

    Lucas Levita
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    teclado_mania

    Opa brother, entao cara eu kero usar ela creio q para mesma finalidade que vc, tenho um psr-413. Mas depois que vc comprou essa placa foi percebivel a diferença de tempo??? e com 5 ms 4 ms de latencia é possivel tocar ao vivo numa boa???

    Agradeço desde já!!

    teclado_mania
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Mas depois que vc comprou essa placa foi percebivel a diferença de tempo??? e com 5 ms 4 ms de latencia é possivel tocar ao vivo numa boa???

    Bom foi bem grande, mas não toco com vsti ao vivo e mal to usando vsti no momento pois meu sonar é fake e trava direto,to só gravando com qualidade melhor que a on board, e também escutando melhor que a on board...

    Edson Caetano
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Lucas

    Basicamente isso, seu teclado já tem um cabo Midi-USB imbutido

    http://www.yamahamusical.com.br/paginas/sac/downloads_teclados.htm

    Tem o driver aí em cima

    Configurando a conexao midi-usb, ai sim vai ter que configurar este dispositivo com algum DAW, coisa que já conseguiu com o Asio4all nao é mesmo

    Acredito que otimizando o seu pc, vai rodar com latencia minima a sua configuraçao

    Lucas Levita
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    teclado_mania

    Sakei Manin, mas vc tocando sozinho vc consegue tocar de boa com essa latencia sem atropela o som???

    Edson Caetano

    DAW seria cubase, sonar??? o VSTHost é considerado DAW??, é pq eu uso ele vc me indicaria outro?? (sonar, cubase ou outro), é pq eu ja baxei o cubase mais por enquanto só sei mecher no VSTHost mais ainda nao consegui configura-lo para rodar com o Asio4all.

    Agradeço Desde já!!!

    Edson Caetano
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    DAW ´é uma DIGITAL AUDIO WORKSTATION, dentro suas muiitas funcionalidades, uma delas é ser VSThost

    Cubase é considerado uma DAW, e pode usar ele tranquilamente, nao fique viajando muito, tentando baixar trocentos programas, vai te complicar ainda mais, neste momento limite-se a aprender sobre o Cubase e aplicar seus VSTis corretamente

    O seu teclado dentro do cubase deve ser configurado em Midi Devices, e o Asio4all já deve estar previamente instalado

    É chatinho para quem nao tem pratica, vai muito na tentativa e erro para acertar todos os ins, outs

    Boa liçao de casa para o FDS

    Até

    Lucas Levita
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Edson Caetano

    Sakei manin, velinho será que voce nao poderia me passar seu MSN para me passar umas dicas basicas só da funcionalidade do Cubase, pq como eu disse la no começo sou leigo no assunto ou entao me falar por aqui mesmo, pq um EX, nao consegui ainda rodar vsti plugins nele.

    Agradeço desde já!!! Abraço.

    Lucas Levita
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Pessoal Aproveitando aqui, gostaria de saber se alguem poderia me indicar algum Piano, E.Piano, string, synth lead, organ. Que nao seja mega pesado.

    PS: consegui usar os VSTi aqui agradeço a galera que me ajudo aqui, agora só preciso de VSTi bons. ^^

    Agradeço desde já

    JJEAN
    Membro Novato
    # abr/14
    · votar


    teclado_mania
    Bom dia amigo, acabei de adquirir o UMX490 da behringer, e junto veio o UCA 202, mas não entendi como utilizar ele como intermediario do controlador ao notebook.....você, pode me dar uma dica???

    grato

    Joaoalen
    Membro Novato
    # mai/20
    · votar


    Então, o tópico é meio antigo, mas gostaria de saber se tem alguém aí pra me ajudar...
    Tenha uma placa off board e ele da tipo aquelas travadas em meu notebook. Aumentando os samples só aumentar o intervalo entre uma travada e outra, mas continua tendo... Problema é que se aumentar muito, o ms fica alto, e horrível de tocar a guitarra.
    Existe algum outro método para eliminar essas travadas, sem mexer muito nos samples?

    Ningen
    Veterano
    # mai/20
    · votar


    Joaoalen

    https://support.focusrite.com/hc/en-gb/articles/207355205-Optimising-y our-PC-for-Audio-on-Windows-10

    Além disso, o que faço aqui é desativar o leitor de cartões (por algum motivo ele prejudica minhas gravações) e fecho todos os programas não essenciais.

    Joaoalen
    Membro Novato
    # jul/20
    · votar


    Além disso, o que faço aqui é desativar o leitor de cartões (por algum motivo ele prejudica minhas gravações) e fecho todos os programas não essenciais.

    vlw amigo, vou testar aqui

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dicas para diminuir LatenciA! (Ajudaaa)