Ajuda em gravação de workshop

    Autor Mensagem
    darrel
    Veterano
    # mar/10


    Bom glr, usei a busca, mas n achei nada explicando minha duvida!
    Queria saber, como gravar o audio de um workshop com uma qualidade boa.
    O motivo disso é para colocar videos dos workshops da escola de guitarra onde trampo no youtube, mas com um som massa, só q eu n sei q equipamento iria precisar!
    Digamos q seria um workshop com bandas tocando, oq eu iria precisar!
    Até onde eu sei, iria precisar de um notbook, uma placa de som externa, mas a minha duvida é se eu iria precisar microfonar ou se eu iria gravar em linha mesmo?!
    Espero q tenham entendido oq quiz dizer!!!
    vlw glr

    Michael_Nsc
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Amigo, "microfonar" e "gravar em linha" não são antônimos!

    Depende muito de como vc quer fazer. Eu gravei uns shows da minha banda aqui em casa utilizando só mesa de som e interface da Behringer. Dá uma olhada de como ficou:



    Se vc quer qualidade de gravação, sim, terá que microfonar. Só que não precisa ser nada complexo. A bateria vc pode usar 2 microfones condensadores de overall, um no bumbo e um na caixa.

    Na caixa de guitarra mais um. O baixo eu recomendo vc ter um direct box e ligar ele direto na mesa de som. Pra entender como funciona o direct box, da uma olhada aqui: Sobre Direct Insert Box

    Microfones de voz nem preciso dizer que é só ligar na mesa! rs

    No meu caso, utilizei a saída REC OUT da mesa para ligar à interface da Behringer, que tem somente 1 canal estéreo de gravação. A regulagem é feita com a banda tocando e vc com um fone de ouvido, ajustando os volumes.

    Uma opção mais legal seria ter uma interface de audio que gravasse tudo separadamente. Assim vc não precisaria de mesa de som. Uma boa idéia é a PreSonus Firestudio Tube.

    http://www.presonus.com/products/Detail.aspx?ProductId=51

    Veja um diagrama de como ligar uma banda direto na interface:

    http://www.presonus.com/media/diagrams/tubehookup--web-rev2.pdf

    Espero ter ajudado!

    Abçs

    darrel
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: darrel
    · votar


    Michael_Nsc

    Ajudo sim kra, e bastante!!!!
    gostei bastante da pagina no orkut e do blog!
    Só n entendi essa parte:

    "Amigo, "microfonar" e "gravar em linha" não são antônimos!"

    vlw

    Michael_Nsc
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Fala darrel!

    É que vc disse "minha dúvida é se eu iria precisar microfonar ou se iria gravar em linha mesmo".

    Gravar em linha, na minha concepção, é gravar cada instrumento em uma pista de gravação, separadamente.

    Acredito que vc quis dizer "ligar os instrumentos nas entradas de linha da mesa de som".

    No mais, é isso aí que eu expliquei!
    Abçs!

    darrel
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Michael_Nsc

    A bom, agora eu entendi!!!!
    intaum, no caso, gravar em linha seria a opção mais barata né!!!!

    Michael_Nsc
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Darrel

    Pra gravar guitarra, baixo, violão em linha, vc precisaria comprar direct boxes.

    Eu acho que microfonar os amplificadores deixa o som mais legal. Por outro lado, há o problema de utilizar muitos microfones, causar microfonia e vazamentos de som.

    Se a idéia sua é ter uma qualidade razável/boa, compre um DI pra cada instrumento de corda, a interface/mesa e seja feliz!

    Abçs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda em gravação de workshop