Autor |
Mensagem |
pedroalmodora Veterano |
# fev/10
Caros amigos, principalmente o colega Deji, De acordo com as dicas que li em várias postagens no fórum Comprei a placa presonuns audiobox,e 2 microfones(shure sm58 e behringer 8500).Bom, usei o shure nas gravações que postarei.A questão é a seguinte, não consegui a mesma qualidade na gravação que a maioria aqui consegue, O colega Deji nesta gravação que postarei abaixo com o nome dele, usando a mesma placa que eu(e usa o mic samson q8), conseguiu um som muito melhor.Fiquei na dúvida se é diferença do microfone, coisa do meu computador, ou é questão de edição, ou seja, a maioria daqui do fórum sabe como editar as músicas de forma correta( achei que mesmo sem editar, as gravações ficassem boas, usando-se bom equipamento, que a edição só melhorava dava "efeitos").Pensei que a diferença fosse por eu estar usando um microfone dinâmico e muitas gravações que ouvi os caras usam condensador, mas o deji também usou dinâmico e está muito melhor que a minha.Minha namorada definiu de forma correta a diferença" embora o equipamento deste cara seja igual ao seu, a gravação dele parece feita em um estúdio, enquanto a sua nota-se ser uma gravação caseira".Alguém sabe me dar maiores esclarecimentos?Estou aprendendo a gravar e sobre quais equipamentos usar e como usar, aliás, sei que a menina da gravação tem mais habilidade no canto que eu, mas não é isso que quero discutir, mas a qualidade da gravação dela e da minha.
gravação do DEJI http://www.4shared.com/file/157304090/96edda09/demo-01.html
Minha gravação amplificada, com delay, reverb e eco.(os efeitos deram uma melhorada, mas nada perto da gravação do colega) http://www.4shared.com/file/231511484/cf47bd6a/testando_placa__nova__c om_reve.html
Minha gravação sem efeito nenhum( para saber se é assim que fica mesmo,sem mexer em nada) http://www.4shared.com/file/231494527/6191063b/testando_placa_nova__2_ copia.html
|
ogner Veterano
|
# fev/10 · Editado por: ogner
· votar
pedroalmodora
Cara, ouvi sua gravação crua e a do Deji. Minha opinião é a seguinte!!
Equalização e Masterização!!!! Essa é a diferença!!!
Pra ter um bom resultado de cara, sem pós produção só um equipo TOP mesmo!!! Bons mics, bons prés, boa sala!!
Pra melhorar a sua captação, e consequentemente melhorara a pós produção, somente com um BOM préamp!! No mais, minha opinião é essa.
Dica: Mexa e leia bastante sobre masterização programas adequados e etc....E faça testes na captação de voz tb, controle de ganho na entrada da placa é bem importante. Tenho uma Fast Track Pro..Que é bem parecida com a sua! Com seu equipo e suor da pra ter bons resultados.
Abço.
|
pedroalmodora Veterano |
# fev/10
· votar
Obrigado Ogner! Pelo que vc me explicou, eu tinha uma idéia errada sofre a equalização,edição,ect ( achei que fosse apenas para "dar brilho", "melhorar" percebo então que é mais que isso: é algo necessário, não achei que toda esta diferença entre a minha gravação e a do Deji fosse apenas isso.SE vc der uma olhada na minha gravação com efeitos perceberá que está melhor(se puder dê uma ouvida) que a crua, porém inferior que a do deji.Vc falou sobre prés? Me disseram que como a audiobox tem bons prés, não precisaria de mais prés.Qual vc recomenda? Eu ligo o mic no pre e o pre na placa?Uso os 2, ou desabilito o pré da placa?
|
ogner Veterano
|
# fev/10
· votar
pedroalmodora
Olha, como eu disse vc tem um equipo que da pra tirar um som legal!! Se vc quiser algo profissional, nao acho que seja o caso, ae tem que investir mais pesado um pouco. Eu tenho um Art V3, mas esta com problemas, não recomendo...Um que testei e vi alguns resultados bem notáveis e que realmente melhoraram bastante as gravaçoes foi esse pre amp aqui!!!.
A própria presonus tem Pre Amp, nunca testei, mas tem bons reviews nos foruns gringos
http://www.presonus.com/products/Detail.aspx?ProductId=11
Vc ligaria ele antes da placa...Mic > Pré > Présonus > Pc
Massss, acho que vc deveria fazer mais testes e gravaçoes com o equipo que vc tem....Pode nem precisar dele!!! Procure na internet por programas de masterização. Recomendo 2 que são fáceis de usar e certamente vão dar um UP na sua pós-gravação
Izotope Ozone e o Wave Arts Power Suite.
Onde vc esta gravando? Qual soft esta usando?
|
pedroalmodora Veterano |
# fev/10
· votar
Tô usando o sound Forge e o cool edit, sei que falam mal do cool edit,rs.Mas como foi o primeiro que mexi, sei mexer um pouco melhor nele.Vou tentar aprender a mexer nestes que vc indicou, o que mais me incomoda nas gravações caseiras de voz é este aspecto de "abafado", "som de concha" sei lá, não sei como evitar que isto aconteça, mas como vc me indicou vou fazer vários testes e usar vários programas, até aprender!Percebi uma melhorada entre minha gravação crua e a editada da mesma gravação,talvez eu consiga melhorar mais.
|