como gravar minha guitarra no sonar 8

Autor Mensagem
Je takahashi
Veterano
# fev/10


oi pessoal , como faço pra gravar minha guitarra nos sonar 8 ,eu uso a boss gt 10 q ta conectada no pc.

Edson Caetano
Veterano
# fev/10
· votar


Simplesmente abra um projeto, adicione uma trilha de audio wav, aperte o rec e manda bala, mais facil impossivel

Dessa forma imaginando que vai usar os efeitos da GT e nao plugins VST ou midi

Isso levando em consideraçao que sua boss gt esteja devidamente instalada e configurada

De outras maneiras imagio que sua pergunta teria que ser mais especifica

Até

Je takahashi
Veterano
# fev/10
· votar


mas ai q ta cara não sai som nenhum da minha guitarra

Edson Caetano
Veterano
# fev/10
· votar


Entra no Painel de controle e vai até Sons e Dispositivos de Audio
Confira em Audio se o seu controlodor MIDI (a GT) esta selecionada ou se pelo menos consta da lista

É capaz de ter que reinstalar ou instalar os drivers da sua pedaleira para o windows reconhecer

Confira tambem se as saidas de audio da sua placa estao funcionando

Je takahashi
Veterano
# fev/10
· votar


tipo
quando
eu coloco o session drummrs pega normal
sai som ,os graficos de som sobe ,mais o som da guitarra não sai

Endurance
Veterano
# fev/10
· votar


Je takahashi
Deve ser problema com a placa de som...Sonar tem essas veadagens mesmo

Je takahashi
Veterano
# fev/10
· votar


puts q raiva essa porcaria de programa

ricolb
Veterano
# fev/10
· votar


Je takahashi
eu coloco o session drummrs pega normal

Session Drummer é um instrumento virtual midi, quando vc abre ele, por padrão o Sonar cria uma pista midi. A sua guitarra vai ser gravada como audio, vc tem que checar se as suas entradas e saídas de audio estão configuradas corretamente na pista de audio do Sonar onde vc quiser gravar a guitarra, geralmente ele não faz isso.

Além disso vc tem ativar o "input echo" da pista para que vc possa monitorar o audio, eu sugiro, antes de tudo que vc plugue a guita diretamente no PC e abra e configure tudo no Sonar pra ver se funciona, depois, se estiver tudo ok, use a pedaleira.

JOSHH
Veterano
# abr/10
· votar


Eu to com o mesmo problema!

Eu uso uma ME 25 e elatem entrada USB pra gravar no PC com o Sonar 8.5, mas ta foda, eu instalei td bunitinhu, ajusto as bagaça la e coloco pra gravar. Daee aparece o bagulho mexendo dizendo que o som ta saindo la, mas soh q nao grava, nao sai nada depois --'

kyo_ryo
Veterano
# abr/10
· votar


Je takahashi
JOSHH

Com suas pedaleiras devidamente instaladas, no Sonar vão em Options>Audio..., na aba Drivers vejam se a GT-10/ME-25 está como dispositivo de saída e entrada. Ainda no Audio Options, na aba Advanced vejam se o ASIO da GT-10/ME-25 está selecionado como Record Latency Adjustment Device. Após fazer as modificações vocês devem reiniciar o Sonar.

Agora sua placa de som é sua pedaleira e portanto a monitoração da gravação deve ser feita por meio dela. Recomendo usarem fones de ouvido (na pedaleira).

Na GT-10, vá em System>USB e desative o Direct Monitor. Na ME-25 deve haver alguma opção semelhante.

Agora basta criar um novo projeto. A trilha de áudio onde desejam gravar deve ser marcada para gravação (um R) e monitoração em tempo real (um símbolo mais ou menos assim ")))", perto do R). Pronto. É só apertar no REC.

JOSHH
Veterano
# abr/10
· votar


Cara, valeu pela ajuda, fiz isso mas o bagulho aki ta bem foda, ainda ta do mesmo jeito ;/
Mas vlw aee =)

FUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

JOSHH
Veterano
# abr/10
· votar


AHHHH CARA, CONSEGUI \o

VLW AEE PELA AJUDA!!!

Rafael.Santificai
Veterano
# abr/10
· votar


galera me deem uma ajuda por favor, uso uma guitarra ligada na vamp2 tudo ligado certinhu entrada na vamp2 saida R entrando na line in, o pc reconhece tudo certinhu consigu tocar no guitar rig 4, grava audio da guitarra pelo windows, mas quando chego no sonar 8 clico no R aparece sinal de audio, porem nao escuto e quando aperto espaco pra gravar nao grava nem se mexe a barrinha na pista de gravacao, meu driver esta configurado no sonar 8 MME32bits creio q esta tudo ok jah conferi tudo porem nao grava de jeito nenhum! me ajudem!

ricolb
Veterano
# abr/10 · Editado por: ricolb
· votar


Rafael.Santificai
saida R entrando na line in
Quando o sinal enviado é mono, geralmente se usa o canal "L"

clico no R aparece sinal de audio, porem nao escuto
O "input echo" tá ativado? Algo com este símbolo do lado do "R": )))

quando aperto espaco pra gravar nao grava nem se mexe a barrinha na pista de gravacao
A barra de espaço na configuração padrão do Sonar não ativa a gravação, só reproduz o que foi gravado.

Para gravar: Clique com o mouse no "R" da pista que vc quer gravar, depois aperte a letra "R" no teclado do PC. ABÇS!

Edit: meu driver esta configurado no sonar 8 MME32bits
Veja se sua placa possui Driver "ASIO" ou tente o "ASIO4ALL", você vai precisar dele!

Slash_1989
Veterano
# set/10
· votar


.::UPANDO::.

estou com o mesmo problema... só que o drive da GT-10 aparece nas opções de drive do SONAR, mas naum da pra selecionar...
naum sai som nenhum no sonar, apesar de a GT-10 reproduziar todo audio que vem do pc

ricolb
Veterano
# set/10
· votar


Slash_1989
Deve ser o mesmo que acontece com o PODxt. Quando vc conecta ele via USB ao PC ele se torna o dispositivo padrão de reprodução de audio, pelo menos no Sonar e a monitoração do audio passa a ser feita pelas saídas de audio dele.
Por este motivo acabo sempre gravando com ele ligado na mesa. ABÇS!

kyo_ryo
Veterano
# set/10
· votar


Slash_1989
Já tentou desmarcar as outras opções (tanto de gravação como reprodução)?

Slash_1989
Veterano
# set/10
· votar


kyo_ryo
Já tentou desmarcar as outras opções (tanto de gravação como reprodução)?
como assim?

a outra opção que tem eh o asio4all... tem a da gt10 mas naum da pra selecionar ela.
ta td configurado certinho no pc. o input, output e midi estao pra GT10, creio que seja só uma configuração no sonar, mas naum sei oq falta!

Slash_1989
Veterano
# set/10
· votar


ninguem passou por isso nao?

Dguitar7
Veterano
# set/10
· votar


Slash_1989

talvez lah onde se escolhe os drivers vc tenha que selecionar a opçao WDM, é assim q eu faço com a minha placa fast track pro e funciona certinho e latencia zero

CRRocha_Guitar
Veterano
# jan/11
· votar


Edson Caetano arrasou com esta dica__não estava conseguindo
ouvir nada até então___obrigadão mesmo__continuo seguindo vcs__
Abraço forte
CRRochaGuitar

LuanCesar1
Veterano
# out/11
· votar


desculpa ressucitar o tópico... mas eu tenho uma duvida parecida.
No meu Sonar o botão REC não esta disponível, o botão fica apagado, o que da pra eu fazer ?

Br1t3
Veterano
# jun/12
· votar


up...

Galera eu tenho uma boss me 25 e instalei o sonar 8.5 le que veio junto dela. Eu fiz uma gravação mas o áudio do backingtrack que usei e da guitarra ficaram baixo, como faço para resolver isso?

Br1t3
Veterano
# jun/12
· votar


Só pra terminar... Eu tenho que criar duas pistas para gravar? Uma para backingtrack e outra pra guitarra? É que eu não entendo nada ainda...

sebber
Veterano
# out/12
· votar


Estou tendo algumas dificuldades com o Sonar 8, mas aos poucos vou aprendendo, porém tem uma coisa que não estou conseguindo fazer, que é selecionar um trecho de uma trilha e aumentar o volume dele, por exemplo.

Na verdade eu cheguei bem perto disso. Eu clico duas vezes na trilha e abre uma janela com um zoom, com a possibilidade de edições avançadas, porém não consigo selecionar um trecho e aplicar uma alteração. O que eu consigo é clicando na ferramenta "enable stretching" selecionar pequenas amostragens do trecho, mas eu quero pegar pedaços maiores.

Acredito que isso também resolve o problema do colega acima, se bem que para ele talvez resolva aumentando o volume geral da trilha.

Agradeço aquem puder ajudar.

makumbator
Moderador
# out/12
· votar


sebber

Você precisa aprender a acionar as automações do software, com ele você pode alterar volumes (e muitos outros parâmetros) de cada trecho de acordo com sua vontade. Há mudanças que podem ser abruptas (do tipo liga e desliga) e outras em que se pode ir alterando os valores ao longo do tempo (como ir mudando o pan, volume, etc...)

Infelizmente não posso te ajudar de maneira mais específica, pois utilizo o Cubase 6.5 e não o Sonar.

sebber
Veterano
# out/12
· votar


makumbator

Valeu cara, espero que seja uma coisa simples que eu ainda não tenha percebido, pois no Audacity é extramente simples de fazer isso. Na verdade só uso o sonar porque só com ele consigo gravar em linha através de miha pedaleira.

Assim mesmo obrigado!

Joe Hansen
Veterano
# out/12
· votar


Estou tendo algumas dificuldades com o Sonar 8, mas aos poucos vou aprendendo, porém tem uma coisa que não estou conseguindo fazer, que é selecionar um trecho de uma trilha e aumentar o volume dele, por exemplo.

Clique em cima da faixa c o botão direito do mouse, vá em envelopes, creat track envelope, e selecione vol, ou pan ou mute, daih aparecerá uma linha em toda a extenção do track. Você pode adicionar nós, e entre esses nós vc pode almentar ou diminuir o volume, de forma linear ou brusca.

Espero ter ajudado.


Uma pergunta, na hora de gravar a guitarra p rock, o que seria melhor fazer com relaçao ao pan, qual lado seria melhor p gravar? Ou melhor gravar em stereo?

Valew.

sebber
Veterano
# out/12
· votar


Joe Hansen

Valeu cara, vou fuçar agora com essas dicas que você deu. Muito obrigado!

Sobre o pan, eu tenho tido bons resultados colocando os instrumentos em intervalos de 20% para cada lado, por exemplo:

Bateria flat
Guitarra base 20% left
Guitarra solo 20% right

Não tentei ainda uma alteração mais radical.

Maycão
Veterano
# mai/14
· votar


Ressuscitando para não criar outro tópico.
Procurei nos fóruns do Brasil todo e não achei essa dúvida específica.

Eu tenho o sonar 8.5. Eu instalei o Asio4all certinho, arrumei tudo certo, ajustei a saída para a placa on board do meu pc. O problema é que quando abro o asio Panel, a saída do pc tá com um ''x'' , não sendo possível usá-las, mesmo essas saídas estando selecionadas.

Alguém tem uma ideia de como resolver?
Flw

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a como gravar minha guitarra no sonar 8