Como Devo Gravar a Bateria acustica?

    Autor Mensagem
    yourock
    Veterano
    # out/09


    Eai Galera... Estou precisando muito da ajuda de vocês.
    Procurei nos tópicos mas não encontrei nenhum q resolveu meu problema.
    Bom a situação é a seguinte:
    Tenho um Condenser e um Mic Dinamico... Pensei em usar o Condenser pra gravar meio q o ambiente, tipo caixa, tons, chimbal etc... E o Dinamico para o Bumbo... Mas não sei se estou certo em fazer isso... Alguém tem ideia melhor? algumas dicas?
    E se alguém puder me dar umas dicas de e qualização tbm, tipo q equalização devo deixar pro condenser e qual pro dinamico.

    Desde já agradeço.

    Me ajudem Por favor!!!

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # out/09
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    olha não sou especialista no assunto . na verdade nunca gravei uma bateria acustica .
    mais pelo q eu li.eu suponho que pra qualidade ficar bacana foi vai ter q lembrar a bateria é um conjunto de instrumentos,ou seja vai prescisar de um microfone pra gravar cada instrumento um em cada pista e depois vc junta tudo. pra fazer essa gravação multipistas vc vai prescisar de uma placa de som multipistas.

    então é bem mais pratico usar o ezdrummer .

    BaNdAiD
    Veterano
    # out/09
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    yourock

    Como disse o rhoadsvsvai, é mais interessante ter um mic pra cada peça.
    Você pode adquirir um kit de microfones para bateria, que já é um bom começo!

    Abraços!

    shoyoninja
    Veterano
    # out/09
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    O melhor que você poderia fazer, com o que você tem, é captar o ambiente com o condenser, escutar o resultado e então decidir se é melhor reforçar o bumbo ou a caixa com o dinâmico. Não vai ficar bom, infelizmente.

    Para um resultado um pouco melhor, compre mais um condenser e mais um dinâmico. Os condensers captam o ambiente em estéreo e os dinâmicos captam o bumbo e a caixa. Aí você pode trabalhar o som dos condensers e só reforçar o bumbo e a caixa um pouco.

    Trabalhando assim (reforçando o som do ambiente), é melhor usar codensers de cápsula grande e colocá-los em pontos na sala onde você escute bem todas as peças.

    A outra opção é captar tudo separado e depois mixar. Para isso você vai precisar de 1 mic em cada peça, dinâmicos. 2 Overs acima dos pratos, melhor condensers de cápsula pequena.

    E paciência porque é um trampo do inferno heuiheiuheui. Sobre a eq, não tem nenhuma receita de bolo, infelizmente.

    Minow
    Veterano
    # out/09
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    Na pior das hipóteses, dá pra usar um par de condensadores como over e um dinâmico (que capte frequências graves) no bumbo.
    É extremamente simples e dá um resultado satisfatório, dependendo do estilo. Claro que se for pra gravar uma bateria de heavy metal, fica complicado.
    O problema é que dessa maneira você não tem muitas opções de mixagem depois.

    yourock
    Veterano
    # out/09
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    GAlera Muito Obrigado pela Ajuda... Vou fazer como vcs disseram, captar o ambiente com o condenser, e reforçar com o dinamico, alguma parte q precise...
    Por enquanto oq posso usar é só isso, porem mais pra frente vou comprar um kit de mics pra batera.
    Se o resultado for ao menos satisfatório, estah bom, pois quero gravar apenas algumas demos...

    Abraços...
    Grato.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # out/09
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    tive uma ideia pra vc .talves funcione .
    grave a musica tocando tudo . só que faça uma gravaçao pra cada componente dentro da bateria .por exemplo ,toque a musica só gravando o bumbo ,depois toque denovo só gravando os pratos de ataque e por ai vai .vai dar trabalho mais se vc conseguir sincronizar possivelmente vai ficar show.

    teclado_mania
    Veterano
    # out/09 · Editado por: teclado_mania
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    Cara gravar bateria é um bom trabalho para se fazer é meio complicado , eu te dou umas dicas aqui, estou fazendo uma gravação ao vivo e para não captar muita microfonia dos overs tive que colocar a bateria da banda em um aquario (meu baterista encheu de espuma sonex no teto, parede meio-traz e na trazeira.) que acho que o som não fica legal fica "morto" (tenho que colocar reverb virtual) ou o microfone de over (condensador) capta os surdos e tons além do chimbal (pouco de cada),pelo menos não espalhou para o palco o som dela , pelo menos o baterista da banda tem uma noção de mesa de som e estar com tudo conectado em uma mesinha xenyx da behringer.

    Indo a parte boa com 2 microfones fica bem dificil (um condensador e um dinamico), tinha que ser pelo menos com 2 dinamicos e 2 condensadores, porque os condensadores (a maioria o pessoal usa behringer c2 ou b1/b2), para captar o over 1 deles fica perto do chimbal e da caixa, outro capta os sons dos pratos, 1 dinamico para o bumbo , 1 você coloca entre os surdos e os tons.

    Se tiver duvidas entre a equalização é só me procurar....

    teclado_mania
    Veterano
    # out/09 · Editado por: teclado_mania
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    Se ele abrir muito o condensador pode correr o risco do som dar uma boa embolada, o do dinamico se tentar abrir muito o canal também pode correr o risco de não pegar o bumbo direito e pegar os pratos.

    http://www.musicaudio.net/dicas/microfonacao_de_bateria.htm

    No caso se você quizer montar um bom set e estiver com muita grana disponivel vou te dar uns conselhos:

    No bumbo: use um beta 52 com a capsula uns 5 cm dentro do bumbo, use um beta 56 fora do bumbo apontado para o meio a 20cm de distancia.

    Na caixa: use um sm-57 funciona bem.

    No chimbal: use behringer c-2 (não preciso de graves mesmo).

    Nos tons : use beta 56 funciona muito bem, mesma coisa nos surdos , se você tiver até 2 peças funciona bem colocando entre elas, caso você tenha 3 peças de uma certa distancia de 15cm de altura no minimo.

    Nos pratos: o mais comum é usar behringer c1/b1 ou c2/b2 e c3, além dos akg c3000b ou shure, sempre com a capsula virada para cima( capta melhor os agudos dos pratos).

    A mesa : pode usar xenyx 1204 (já acompanha interface usb) exatamente essa, http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-107627261-mesa-xenyx1204-fx-mix er-behringer-xenyx-1204fx-com-efeito-_JM .

    O retorno de gravação pode ser o http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-115970032-caixas-de-som-edifier -e3100-_JM ou um fone de ouvido http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-110709041-fone-de-ouvidos-headp hone-akg-k514-stereo-novo-_JM

    Pré amplificador ?,somente devo elogios a esse: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-109795171-pre-amplificador-pres onus-tube-pre-valvulado-r-390-_JM

    yourock
    Veterano
    # out/09
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    teclado_mania
    Eai Brother...
    Brigado pelas dicas.
    Mas num tem nenhum tustão no momento... kkk

    E referente as duvidas de equalização... Tenho muitaaas.
    Tem como tu me passar algumas dicas.

    Se precisar, aqui tah meu email...

    cristian.melo@hotmail.com

    yourock
    Veterano
    # out/09
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    rhoadsvsvai
    Grato pela dica... Mas isso vai dar um trabalhão né... Putz.
    é cruel gravar batera...

    O pior é q eu num sei usar o ezdrums...

    teclado_mania
    Veterano
    # out/09
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    yourock

    Cara é um baita trabalho mesmo que dar , caso seu eu acho que tem jeito sim.

    yourock
    Veterano
    # nov/09
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    teclado_mania
    Vou tentar gravar com essas dicas, se não der certo ou se der, Posto aqui....

    yourock
    Veterano
    # nov/09
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    Estava pensando... "Não seria mais vantajoso, comprar uma batera elétrica (sab aquelas pretinhas, q tem o formato de uma batera acustica... é q eu não sei se eh assim mesmo q se fala) do q gravar com a acustica, mesmo q eu possua os mics apropriados?"
    Oq vcs acham???

    Minow
    Veterano
    # nov/09
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    yourock
    Vantajoso não.
    É mais prático e mais barato, e você vai ter um ótimo resultado.

    Uma bateria eletrônica nunca irá substituir uma bateria acústica, se você tem condição de ter bons microfones e uma boa sala, uma acústica é o que há. Mas pra gravações básicas e de boa qualidade em casa, uma eletrônica se sai muito bem.

    teclado_mania
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: teclado_mania
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    No caso o baterista da banda que toco tem uma digital bem boa o chimbal parece bem real mesmo , ele usa principalmente quando vamos em igreja que não tem aquela acústica toda, ele teve que comprar um sistema 2.1 da edifier para usar como retorno , eu também tenho é a edifier x100 , é bom pois tem varios tipos de sons de bateria.

    A melhor mesmo é a acústica bem feita.

    Parece bem a roland kv 12 , ele apareceu com essa paradinha à umas 2 semanas e disse que era importado, somente não é da roland.

    yourock
    Veterano
    # nov/09
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    Minow
    Esse é o problema... Não temos uma acustica legal.
    Então acho q seria melhor gravar com a eletrônica...

    yourock
    Veterano
    # nov/09
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    teclado_mania
    O problema é q eh tudo caro... kkkkk
    Mas obrigado pelas dicas... Vou dar uma pesquisadas nos preços e posto aqui...

    Abraços.

    teclado_mania
    Veterano
    # nov/09
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    Basicamente sim, nem todos nos temos uma acústica legal, bem na minha casa eu transformei 2 quartos desocupados na casa de fundo em estúdio , e pode crer foi-se toda minha grana de aniversario com a acústica e eu ainda tenho que usar programas nas gravações para diminuir o reverb do local além de não usar condensadores na voz.

    O resto colocamos tapetes ou carpetes e resolve tudo , ainda não estamos gravando acho que a banda não tem muita experiência , mas que eu sei que reservamos uma sala somente para bateria eu sei.

    AINDA TENHO QUE AGUENTAR UM CALOR DO KCT LÁ.

    yourock
    Veterano
    # nov/09
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    teclado_mania
    Putz... Cruel heim brother...
    Mas de poco em poco dah pra fazer um home firmeza né.
    até um pro... uhull... rsrsrs

    teclado_mania
    Veterano
    # nov/09
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    Ok, AINDA TENS DUVIDA?

    Enquanto o ar até eu juntar grana pra comprar um para 2 ambientes e ainda conseguir fazer as instalações eu vou estar com meus 20 anos.

    yourock
    Veterano
    # nov/09
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    teclado_mania
    Por enquanto as duvidas acabaram.. kkk
    Mas isso não demora muito... kkk

    Abs

    yourock
    Veterano
    # mai/11
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    Então, voltei aqui pra dizer como estou gravando a batera acústica.
    Bom... Eu uso 4 Mics, sendo 3 dinâmicos e 1 condensador.
    Coloco o condensador para capitação dos pratos.
    Os dinâmicos, eu coloco um pra capitação da caixa/chimbal, outro pra capitação dos tons e o último pra capitação do bumbo.
    Consegui uns resultados legais fazendo assim...
    Não é um jeito muito profissional, mas está suprindo por enquanto minhas necessidades.
    Breve vou postar uma gravação minha aqui.

    Espero ter ajudado um pouquinho.

    Valew!!!

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