Posicionamento correto de caixas.

    Autor Mensagem
    teclado_mania
    Veterano
    # out/09 · Editado por: teclado_mania


    Pessoal venho hoje a esse fórum justificar minha "apagada" por aqui, é que to querendo gravar dois terços do cd da minha banda ao vivo, encontrei um problema, antes tinha um som fly p.a da jbl na igreja ,como é uma igreja grande não dava muitos problemas, ela tem muitos vidros e carpete com madeira nas paredes mais o piso normal de porcelanato e palco de carpete.

    Agora o pastor fez o favor de trocar esse sistema por uma da bose que na final da peso em nada ,nem bateria nem baixo e é 1600w nas caixas e somente 500w nos subs da leac's ,mas nem sempre atinge essa potência toda por causa de risco de distorções,ainda tem os monitores da bose, enfim bose yamaha behringer shure virou tudo uma mistura louca.

    O outro lado é que as caixas podem estar mal posicionadas em visto do fly vertical formado por 3 x9,cada fileira tem 3 caixas e cada andar de caixa tinha 3 caixas, o som era ótimo e bem posicionado, até colocar esse sistema da bose que estar dando mais microfonia, retorno nos microfones e reverberação excessiva, chegando a ser chato gravar , os microfones eles optaram por shure beta 87(por isso eu puxo tanto saco desse microfone) e beta 58 para os back vocal(as caixas da bose são especialistas em médio-agudo o que gera um retorno).

    Então a solução poderia ser eu alugar um sistema de som fly e colocar em um suporte de aço galvanizado ou eu posso solucionar( o que poderia ser melhor para a igreja) com o mesmo som acrescentando 2 caixas da mackie de 600w em cada lateral do palco e colocar 2 subs da ciclone (sobrou quando mudou o sistema) de 500w embaixo do palco ou em cima da estrutura de aço (amarrado).(posso colocar mais potências).

    teclado_mania
    Veterano
    # out/09 · Editado por: teclado_mania
    · votar


    Alguem?

    teclado_mania
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Da uma ajuda ae galera...

    teclado_mania
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Alguém para me ajudar?

    Casper
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Caro teclado-mania:

    Não entendi a relação do PA com a gravação.
    Toque dentro do limite do PA e grave tudo em pistas
    separadas. Depois mixe com calma.
    Ou vc iria simplesmente captar o som do PA?
    Não ficou claro.

    teclado_mania
    Veterano
    # out/09 · Editado por: teclado_mania
    · votar


    Cara é que o PA agora é da bose o que da muita repetição e deixa o som embolado(talvez por causa da posição que ficou),também essas caixas já percebi elas são especialistas em médio-agudo o que da muito retorno nos microfones,principalmente nos beta 58 e 87 e nos sm57 e nos akg c3000 da bateria,mais instalando um sistema de PA vertical que antes tinha não dava tanto retorno(posição novamente) poderia ser o viável ou colocar ao lado do palco 2 subs da ciclone de cada lado com 2 caixas de som da mackie em cima,deixando 2 caixas e 1 sub sobre as barras de ferro,tanto mandando o som para baixo como para a galeria.

    EDIT: tenho 3 fones(2 para mixer e 1 batera) Akg K514 ,3 porta koss pro para quando os musicos precisarem e os monitores de palco da jbl que posso colocar, e os rokit 6 que arrumei ontem e os ms50 da yamaha que arrumei ontem também com um amigo meu.

    teclado_mania
    Veterano
    # out/09 · Editado por: teclado_mania
    · votar


    Cara dei uma olhada aqui eu estou trabalhando com 95db no ponto central e na laterais com 88db e no placo com 70db em média o que não é muito com os bose, em igreja vazia, já com os mackie e sub's da ciclone e monitores de placo jbl e leac's estou conseguindo 90db no centro 95db nas laterais e 65db no palco (fiquei com medo que o sistema não suporte tanto em musicas altas).

    Dei uma olhada nos equipamentos estamos trabalhando com o seguinte equipamento, 2 beta 58 sem fio , 2 beta 87, 3 beta 58 com fio, para a batera que fica no aquário 2 akg c3000, 2 beta 52 ,3 beta 56 ,1 behringer c2 para o chimbal, ele usa uma behringer Xenyx 1832fx para controlar na base dele.

    Para os amplificadores de baixo uso o beta 52 e na guitarra um beta 87 e sm57 por usar muita guitarra, os amplificadores são ,o do baixo Ultrabass Bxl 4410a(mal usa 50w), o das 2 guitarra uma com o Cabeçote Marshall Avt 50 Hx Pré Valvulado e caixa Marshall Mc 412a , a outra guitarra usa Laney Tfx3 Twin Pré Valvulado .

    Os monitores de palco são 3 VTX300 ATIVO LEÁC'S , 2 JBL EON 10 G2, as caixas de som que uso são 2 mackie SA 1532z no centro e meio lateral e lateral mackie s 408 , conseguir um fly com 2 S 408 , os sub's são da ciclotron o centro de 18 e laterais de 15 da leac's, um sub da leac's é ativo e outro passivo mesma coisa com o ciclotron, já as caixas da mackie as centrais são ativas , já as laterais são amplificadas por um amplificador da mackie de 800w em estéreo (fora as do fly eu uso um amplificador de 800w da staner) assim eu posso fazer um controle de sinal , com um amplificador de fones da behringer p/8.

    A mesa é uma yamaha ls32 com a expanção pronta para 64 canais, Equalizador / Processador Behringer , 8 compressores MDX2600 , 2 Presonus Tube Pre , 5 direct box behringer (2 para os teclados 3 para os mics com fio), 3 fones porta koss pro ligados no amplificador , 2 akg k514 ligado no amplificador, mais um rokit 6 com o hs50 da yamaha, a gravação vai ser com uma fast track ultra, tanto em 5.1 como em 2.0.

    teclado_mania
    Veterano
    # out/09 · Editado por: teclado_mania
    · votar


    Vou fazer um mapinha da igreja mostrando do jeito que estar.

    teclado_mania
    Veterano
    # out/09 · Editado por: teclado_mania
    · votar


    Pronto fiz o mapa , coloquei até um relatorio de quantos db estamos trabalhando, o som estar muito confortavel apesar dos db altos, também percebi que depois que foi trocada a posição das caixas estão bem melhor o som:

    http://img32.imageshack.us/gal.php?g=arquivo1.jpg

    As caixas usadas no fly e lateral são as mackie s408 de 600w que estão funcionando a 400w, o sub lateral é um leác's de 500w vip 500w funcionando a 400w, as caixas da frente são as mackie sa1532z que estar funcionando nos meus calculos só com 850w , os monitores da leac's são os vip 800 de 500w funcionando nos meus calculos a 250w.

    A igreja é bem parecida com essa: http://img385.imageshack.us/i/indo5tw4.jpg/ , somente muda o palco que é um pouco maior , as laterais do templo e a presença de uma grande galeria, estrutura de ferro q25 , e pintura um pouco diferente.

    teclado_mania
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Os especialistas nessa area, pelo equipamento estar bom ou tem algum problema?

    teclado_mania
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Pow ninguém vai responder isso não?

    teclado_mania
    Veterano
    # out/09 · Editado por: teclado_mania
    · votar


    Pessoal conseguir resolver as microfonias e retornos apartir de um programa de computador, que mostra na verdade quais as frequências que estão sendo chatas , então vou no equalizador e mudo algumas coisas.

    Enquanto as bose que tanto falei vou tirar elas de linha definitivo na hora da apresentação( se o pastor quizer usar ele que as use), vou usar o mesmo esquema, as caixas aumentei um pouco o som das mackies ativas 950w e as das passivas troquei o amplificador, agora é 500w nas mackie s408 e 400w nos subs da leac's, os subs ativos é de 750w real mais uso somente 550w nos calculos.

    Tive que aumentar as potências pois os decibéis estavam baixos( 80db nos meios em media) depois do conserto na acústica e nas frequências e retornos, também no palco.

    Mas ainda ando achando que o problema de retorno pode ser nos microfones dos instrumentos de sopro ou dos amplificadores de guitarra e baixo.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Posicionamento correto de caixas.