Captação de voz - locução (problema com silibancia)

    Autor Mensagem
    M.Melo
    Veterano
    # jun/09


    Bom dia amigos ! Sou novato aqui no forum e já preciso de ajuda, conto com a opinião de vocês no seguinte:

    Faço produção de áudio em meu Home-studio, pois sou locutor e sonoplasta a alguns anos. Em meus freela, atendo emissoras de Rádio com locução e Produção de chamadas. Esta é minha segunda atividade, já que sou locutor de rádio em SP. Como moro em apartamento e não tenho isolamento ideal, utilizava equipamento simples. Gravo com uma audigy live (com frontal), mixer gemini e um Shure SM7B (dinamico muito bom), pois me atendiam muito bem.
    Comecei a fazer um upgrade no meu equipamento e me deparei com um problema. Comprei um DBX286 pra alimentar meu Mic MXL 990, ambos vindos de fora. Então eis que surge uma Silibancia enorme, que não consigo amenizar de forma alguma. As vezes creio que seja a plaquinha, ora penso ser o Dbx e as vezes pensos ser o MXL.

    O que gera Silibancia ? Como sumir com ela ?

    Será que é a combinação o problema ? Alguem pode me ajudar com opiniões ? Valeu !!!

    zélo cardoso
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Cara existe um plugin no pacote da Waves que se chama DeEsser que corta a silibancia do que você determinar, com varios presets e parâmetros para serem ajustados de acordo com o graus de essssssssssssssssssssisssssss!!!

    SylvioLima
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # jun/09
    · votar


    M.Melo
    O que gera a simbilância é o impacto do ar - vindo da sua boca enquanto vc fala - batendo no diafragma do microfone condensador que você comprou.

    O Shure SM7, como você disse, é um excelente microfone dinâmico. Por ser dinâmico, ele tem menos 'sensibilidade' e esse modelo da Shure vem com um windscreen, que é um filtro anti-pop, ou seja, anti-simbilância. Esse filtro impede os impactos do ar no microfone, amenizando os efeitos da simbilância ou sumindo por completo com ela.

    O MXL 990 é um excelente microfone condensador. Por ser condensador, ele tem mais sensibilidade. Esse modelo não vem com nenhum tipo de filtro anti-pop. Por isso ocorrem as simbilâncias: ele é um tipo mais sensível e não tem nenhum filtro anti-pop, que deve ser adquirido separadamente.

    Aliás, para ele não perder o brilho e não ter sua faixa de frequências alterada, você deve comprar um filtro anti-pop deste tipo.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jun/09 · Editado por: Christhian
    · votar


    SylvioLima
    O que gera a simbilância é o impacto do ar - vindo da sua boca enquanto vc fala

    Isso é o pop, velho.

    A sibilância é causada pela saturação de algumas freqüências. Pode, paliativamente, ser corrigida com equalização, mas o ideal é que haja um trabalho de articulação vocal para que se evite essa situação.

    Um filtro também pode ajudar, mas não vai resolver. Um deesser (plugin) é normalmente mais eficaz.

    M.Melo
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Então galera, já tentei plug-ins De-Esser, ja tentei mudar posição, coloquei um pop filter e nada.

    Atuo com locução a cerca de 10 anos, diariamente utilizo o B2, Eletrovoice e MXL V 67 para executar meu trabalho e nunca tive esse tipo de problema. Conheci essa dificuldade ao adquirir esse equipamento, MXL 990 + dbx286 + Audigy Live.

    Conforme falei, poderia ser alguma limitação sistemica ? Algo como se a placa não conseguisse ler as frequencias captadas por ele de forma correta. Aguardo mais opiniões. Valeu !!!


    horacio.jo
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    M.Melo
    acredito que o elo fraco de teu equipo é essa placa audigy, eu possuo o mxl 990 e é um bom microfone, o meu pré é o bluetube presonus, não conheço o DBX286 mas me parece um pre profissional então valeria a pena você investir numa placa profissional, se você grava apenas um canal, no maximo dois a m-audio 2496 atenderia tua necessidade.
    faço minhas gravações com o mxl 990, o rode nt1A, pre presonus e a 2496 e não tenho o que reclamar.

    espero ter ajudado!

    BaNdAiD
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    M.Melo

    Acho dificil que a limitação esteja na placa, mas sugiro que vc teste os componentes separadamente para ver se alguma parte do sistema está com defeito.

    As vezes o microfone não "casa" bem com sua voz, acentuando a sibiliação da sua voz. Testa outros mics pra ver se o problema é o 990!!

    horacio.jo
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    BaNdAiD
    eu apenas quis dizer que o elo mais fraco da corrente é a placa, como ele falou que fez um upgrade, apenas estranho de não atualizar uma das peças mais importantes que é a placa de áudio, substituir mic dinamico por condensador, investir num pré com compressor, desser e outras funções e continuar com uma placa que não tem finalidade especifica para gravação!
    mesmo que não seja esse o problema agora, poderá ser no futuro!

    SylvioLima
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # jun/09
    · votar


    Christhian
    É mesmo... acho que confundi geral hehe...

    M.Melo
    Bom, de qualquer forma a causa é o bom equipamento de capitação que você tem... Você pode resolver isso com aquele plug-in mesmo... Acho que seria o jeito que eu faria...

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jun/09
    · votar


    M.Melo
    O que gera Silibancia ?
    A sibilância é causada pela saturação de algumas freqüências.

    Como sumir com ela ?
    Pode, paliativamente, ser corrigida com equalização, mas o ideal é que haja um trabalho de articulação vocal para que se evite essa situação.

    Um filtro também pode ajudar, mas não vai resolver. Um deesser (plugin) é normalmente mais eficaz.



    Os mics tem evidentes diferenças de captação e alguns realçam mais determinadas regiões do espectro vocal. As sibilâncias, entretanto, podem variar de acordo com a maneira que você articula as consoantes fricativas, mas em geral estão localizadas nas faixas entre 3,3khz ~ 5khz para homens e 5khz ~ 7khz para mulheres, variando de acordo com a classificação vocal de cada pessoa.

    Eu tentaria um corte sensível na faixa dos 7khz para todas as consoantes fricativas.

    rafael_kl
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    É realmente silibância ou pop??
    Aconteceu a algum tempo comigo, quando investi em uma placa de som, que praticamente tudo que eu gravação ficava com um "pop", como se estivesse saturando o som. Depois de muito tempo testando peças individuais, e outros pcs, fui descobrir que o problema estava no estabilizador, a última coisa que eu iria imaginar. Ele não tinha potência suficiente para minha placa de som nova.
    Se o problemqa for isso dê uma olhada no seu estabilizador.
    Abraço...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Captação de voz - locução (problema com silibancia)