Captação de voz - locução (problema com silibancia)

    Autor Mensagem
    M.Melo
    Veterano
    # jun/09


    Bom dia amigos ! Sou novato aqui no forum e já preciso de ajuda, conto com a opinião de vocês no seguinte:

    Faço produção de áudio em meu Home-studio, pois sou locutor e sonoplasta a alguns anos. Em meus freela, atendo emissoras de Rádio com locução e Produção de chamadas. Esta é minha segunda atividade, já que sou locutor de rádio em SP. Como moro em apartamento e não tenho isolamento ideal, utilizava equipamento simples. Gravo com uma audigy live (com frontal), mixer gemini e um Shure SM7B (dinamico muito bom), pois me atendiam muito bem.
    Comecei a fazer um upgrade no meu equipamento e me deparei com um problema. Comprei um DBX286 pra alimentar meu Mic MXL 990, ambos vindos de fora. Então eis que surge uma Silibancia enorme, que não consigo amenizar de forma alguma. As vezes creio que seja a plaquinha, ora penso ser o Dbx e as vezes pensos ser o MXL.

    O que gera Silibancia ? Como sumir com ela ?

    Será que é a combinação o problema ? Alguem pode me ajudar com opiniões ? Valeu !!!

    zélo cardoso
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Cara existe um plugin no pacote da Waves que se chama DeEsser que corta a silibancia do que você determinar, com varios presets e parâmetros para serem ajustados de acordo com o graus de essssssssssssssssssssisssssss!!!

    SylvioLima
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # jun/09
    · votar


    M.Melo
    O que gera a simbilância é o impacto do ar - vindo da sua boca enquanto vc fala - batendo no diafragma do microfone condensador que você comprou.

    O Shure SM7, como você disse, é um excelente microfone dinâmico. Por ser dinâmico, ele tem menos 'sensibilidade' e esse modelo da Shure vem com um windscreen, que é um filtro anti-pop, ou seja, anti-simbilância. Esse filtro impede os impactos do ar no microfone, amenizando os efeitos da simbilância ou sumindo por completo com ela.