meio filosófico - Problemas de "psicoacústica"

    Autor Mensagem
    Música de Preto
    Veterano
    # mai/09


    Não sei se outros têm o mesmo problema, mas eu tenho sensações estranhas quanto ao que eu gravo.

    1º: Minhas gravações sempre parecem melhores no Nuendo antes de eu exportar a mix do que no Media Player. É estranho! Abro o projeto de novo, exatamente igual ao que exportei e parece diferente. Leva um tempo até eu me acostumar.

    2º: O som dos outros sempre parece melhor que o meu. Tipo, se eu gravo voz, por mais que esteja legal, eu sempre vejo defeitos. Se escuto alguma coisa que alguém fez num PSR e gravou pela placa onboard no Movie Maker sou capaz de achar melhor do que algo que eu fiz.

    Enfim, alguém mais tem sensações como essa ou isso tem sentido lógico - pelo menos a primeira.

    Dr.Pacheco
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: Dr.Pacheco
    · votar


    Música de Preto

    Sentido com certeza tem.

    É pq vc deve ser demasiadamente critico com vc mesmo.

    AndrewMcPherson
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    eu também sou assim auehauheahue

    quando eu me escuto acho um lixo...

    quando alguém me escuta fala "putz, tá ótimo"

    mas pode ser só pra agradar kkkkkk

    sei não, posso até concordar com o Dr. Pacheco em parte, mas que quem grava em geral não fica satisfeito com o resultado de si mesmo.

    I.Nosferatu
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Música de Preto
    1º: Minhas gravações sempre parecem melhores no Nuendo antes de eu exportar a mix do que no Media Player. É estranho! Abro o projeto de novo, exatamente igual ao que exportei e parece diferente. Leva um tempo até eu me acostumar.

    Soam mesmo, lembra que o nuendo trabalha com 32 bits??? Seus arquivos independente do formato que tenham são tratados como tendo 32 bits no processamento temporario do nuendo. Isso faz diferença, principalmente depois de exportar pra qualquer que seja o formato que voce preferir, por isso que os caras recomendam exportar em 32 bits o produto final do nuendo/cubase e mandar pra master com essa resolução, embora algumas pessoas confundiram esse lance de ter mais bits pra gravar com mais bits...

    2º: O som dos outros sempre parece melhor que o meu. Tipo, se eu gravo voz, por mais que esteja legal, eu sempre vejo defeitos. Se escuto alguma coisa que alguém fez num PSR e gravou pela placa onboard no Movie Maker sou capaz de achar melhor do que algo que eu fiz.

    É, me parece falta de confiança no que voce faz... porque a julgar pela comparação que voce fez, não é somente autocritica, mas de certa forma voce é que não se acha bom o suficiente, embora nesses casos é melhor ouvir o que outras pessoas possam te falar a respeito... até pra dar um "up" na autoestima ou realmente confirmar suas suspeitas.

    BaNdAiD
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Música de Preto

    É pq vc deve ser demasiadamente critico com vc mesmo.


    Eu diria o contrário. Diria que vc é muito pouco crítico com o que vc ouve.
    Tente perceber como é feito o som que vc ouve (sem ser o que vc grava). Com o tempo, vc passa a perceber que não é nada de outro mundo, que são técnicas simples até.

    Um exemplo que ocorreu comigo esse fim de semana foi o CD do Udora. Sempre achei o som dele meio cheio demais pro meu gosto. Ai fui ouvir no fone de ouvido e reparei que toda massa da musica é dada por dobras de guitarra. O panorama só é usado para detalhes na guitarra. As guitarras não tinham posição definida no pan, ou seja, a base tocava dos dois lados com o mesmo volume, ficando aquele som gordo!!

    Não é o meu tipo de mix, apesar de adorar o cd. Mas o importante é que eu percebi como foi feito aquele efeito!!

    Resumindo, ouça com mais atenção o que é produzido pelos outros!!

    Abraços!

    kiki
    Moderador
    # mai/09
    · votar


    Música de Preto
    1º: Minhas gravações sempre parecem melhores no Nuendo antes de eu exportar a mix do que no Media Player.

    Além das questões dos bits, que o I.Nosferatu falou, eu acho que tem outra coisa tambem. Até onde eu sei, cada software processa os dados um pouco diferente tambem. Outro dia eu ouvi a mesma musica (mp3) no windows media player e no real one player, achei que ficou melhor no real one. Mais nítido o som. Não tenho certeza, foi só uma impressão que eu tive.

    Música de Preto
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    voce é que não se acha bom o suficiente
    Deve ser! Apesar de eu ter a exata certeza da qualidade do que eu faço. Vai entender!


    BaNdAiD
    Isso é algo que eu faço sempre. Eu escuto bem atenta e detalhadamente toda música que escuto. Justamente pra perceber como tudo é feito.


    Soam mesmo, lembra que o nuendo trabalha com 32 bits???
    Sabia disso, mas não imaginava que isso fosse influenciar. E como eu deveria passar os arquivos para 16 bits? Afinal de contas, preciso ouvir, gravar em CD, divulgar na net...

    erico.ascencao
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Música de Preto
    O som dos outros sempre parece melhor que o meu. Tipo, se eu gravo voz, por mais que esteja legal, eu sempre vejo defeitos. Se escuto alguma coisa que alguém fez num PSR e gravou pela placa onboard no Movie Maker sou capaz de achar melhor do que algo que eu fiz.

    Eu já tive esta sensação várias vezes. Deve ser a síndrome de "a grama do vizinho é mais verde". Além disso, é natural que você fique mais crítico em relação às suas gravações; afinal, você deve ter feito um número razoável de takes, fora o tempo de pré-produção (tirar/compor a música, ensaiar, etc...).

    O problema, no fim das contas, é o seguinte: como selivrar desta neurose?

    BaNdAiD
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    erico.ascencao

    O problema, no fim das contas, é o seguinte: como selivrar desta neurose?

    Começando outro trabalho pra concentrar suas neuroses nele!! heueuheuhe

    Agora falando sério, mostra pra outras pessoas...se elas gostarem e não acharem que esta ruim, já ajuda bastante pra vc aceitar o seu trabalho!!

    Abraços!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a meio filosófico - Problemas de "psicoacústica"