barra de rolagem automatica repertório no notebook - by has4

Autor Mensagem
has4
Veterano
# fev/09


Bom gente, tenho visto por aí alguns sites com músicas cifradas e ainda a opção do usuário utilizar barra de rolagem automática, com a opção também de escolher a velocidade para a página rolar lenta ou rapidamente, conforme escolha do usuário e / ou andamento usado pelo músico para executá-la enquanto a ler (partitura ou cifras ou tablaturas, etc).

Acho interessantíssimo o referido recurso e gostaria de utilizá-lo em um notebook com as letras de músicas cifradas inseridas, pois será melhor utilizá-lo que as pastas contendo folhas impresssas do repertório de musicas cifradas. Então, no palco, é preferível o notebook às pastas.

Enfim, gostaria de saber se existe este programa acessível para os interessados e se ele permite que coloquemos os tamanhos das letras conforme desejarmos, isto é, maiores, para melhor visualização das letras no monitor do notebook, à certa distância.

Alguém poderia dizer onde posso encontrar tal programa ou recurso?

Fiz algumas pesquisas sobre o assunto e encontrei um link onde um interessado realizou uma pesquisa, creio eu, com o mesmo objetivo acima referido:

http://www.guj.com.br/posts/list/48395.java

.
.
.
.
.

Atenção senhores colegas administradores:

Postei este tópico no [u]fórum gravação e home studio[/i] pois não achei outro local mais adequado, caso não seja este o local mais indicado e acessível, gostaria que mudassem de local.

Obrigado. Aguardo contribuições!

has4
Veterano
# fev/09
· votar


Detalhe do referido link:

private void jButton4ActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {
// TODO add your handling code here:
speed = Double.parseDouble(jTextField1.getText())*1000;
timer = new Timer();
timer.schedule(new RemindTask(), 0, (int)speed);
}

class RemindTask extends TimerTask {
int i = 0;
JScrollBar vertical = jScrollPane1.getVerticalScrollBar();
public void run() {
if ( i < vertical.getMaximum() ){
vertical.setValue(i);
i++;
} else {
timer.cancel();
}
}
}

Música de Preto
Veterano
# fev/09
· votar


has4
Realmente! Um script básico em Jscript pode resolver o seu problema. Vc pode tb buscar na net algum programa de teleprompter, daqueles usado em TV. Acho que não deve ser nada do outro mundo.

has4
Veterano
# fev/09 · Editado por: has4
· votar


Música de Preto
\o/\0/\O/

Legais suas informações e o Acho que não deve ser nada do outro mundo foi interessante, pois estou crendo que vou ter este recurso em breve, pois é chatérrimo levarmos aquelas pastas pesadíssimas que colocamos sobre as frágeis estantes, e o pior, ficar folheando à procura das múscias rsrss.


programa de teleprompter, daqueles usado em TV - onde poderia encontrar um destes? (óbvio que tb vou pesquisar sobre esta dica, mas se alguém puder auxiliar e adiantar nesta busca, ficaria grandiosamente agradecido, considerando que, não entendo do assunto, muito menos daqueles códigos e termos de programação etc.)

ressalvas:
Os recursos são interessantes sim, mas gostaria de expor também que, o melhor mesmo é que tenhamos as canções, músicas, partituras, letras, etc, todas bem gravadas na 'cachola' para executá-las (pois tira o clima ficar lendo, além de não ser profisisonal), mas às vezes somos surpreendidos com pedidos de algumas destas que não a treinamos, mas não tememos encará-las a partir da melodia que conhecemos para executá-las de ouvido, ao vivo e em cores (na tora rsrss)... e até encaramos uma execução 'à primeira vista' (o que pode ser ainda mais temerário e arriscado rsrsrs). Enfim, ensaios são extremamente essenciais para uma boa performance em palcos.


Qualquer ajuda é muito importante! Alguém usa ou usou este recurso?

Vlw

BaiaSP2x
Veterano
# fev/09
· votar


Tópico interessante.... aproveitando o gancho, não sei se existem alguma função nesses programas de hj(Ableton LIve, Fl studio ou sonar), em que a troca de som (sample, vsts, intrumentos), seja feita de forma automática..... tipo configuro a linha de tempo pra no primeiro minuto tocar um piano e no 2 minuto um orgão.... nesse caso não precisaria colocar a mão no teclado. alguém acha que existem essa função??

has4
Veterano
# mar/09
· votar


Alguém entende de JAVA para a gente testar isso aí?

gwallner
Veterano
# mar/09 · Editado por: gwallner
· votar


Dá pra fazer isso bem facilmente em Flash.... bem melhor que java.
Na verdade utilizando o programa Swish Max fica bem mais fácil... ele grava em arquivo flash.
Colocando texto num arquivo novo, vc pode animá-lo fazendo com que o mesmo role de baixo pra cima ou na forma que quiser na velocidade desejada. Coloca-se a posição do texto no primeiro quadro e o final da posição to texto ultimo quadro e escolhe a velocidade da rolagem. Sem mistérios.

Birdcrazy
Veterano
# mar/09
· votar


Acho que dá pra fazer no power Point tranquilamente.

has4
Veterano
# mar/09
· votar


gwallner
Birdcrazy
vlw pelas dicas e participações!

Abner Correa
Veterano
# mar/09
· votar


Ola meus caros,

Bem achei um site na net que simula um teleprompter, sao limitados (2000 caracteres), mas acho que da pra catar o codigo fonte e fazer brincar com eles, vou deixar o site, catei o fonte e vou ver se consigo manipula-lo.



CuePrompter

has4
Veterano
# abr/09
· votar


Abner Correa
Legal esta página de teleprompter online, aí!

Abner Correa
Brincando mesmo, eu testei este aí, do link que vc passou, e eu testei só pra ver como funcionaria o pretendido protótipo de teleprompter rsrs. Eu colei o texto de uma música cifrada para analisar a velocidade para a leitura da letra e das cifas, porém, ao colar ali, as cifras ficaram separadas das letras e não sobre as frases da letra, como está o texto original que tenho no formato word.

Obviamente, no que busco, cada letra cifrada deverá ter a sua respectiva e individualizada velocidade, e as velocidades terão que ser automáticas, isto é, assim que inciar a próxima letra cifrada (música), a velocidade terá que se ajustar automaticamente à específica música (isto já sendo estipulado quando da inserção do repertório, e para não pecisar o usuário se dirigir ao teclado para ajustar a velocidade pretendida).

As músicas com letras cifradas e seus refrões deverão ser digitadas do início ao fim, pois serão corridas, de cima em baixo, sem voltar para partes anteriores.

Não sei como os experts no assunto farão o programa específico para tal, só sei que tem que ser assim rsrss

gwallner
Veterano
# abr/09
· votar


has4
Isso é fácil fazer em flash brother.
O programa "swish" ajuda bastante.
Abraço.

makumbator
Veterano
# abr/09
· votar


has4

Só a título de curiosidade, aqui um equipamento que faz exatamente isso que vc quer, mas que no Brasil sairia ao custo de um rim:

http://www.freehandsystems.com/


P.S. O Jordan Rudess, tecladista do Dream Theater usa um desses ao vivo para mostrar e ir passando as partituras e lembretes. Nos extras do DVD em Budokan ele comenta e demonstra o aparelho, e é bem legal. Pode-se não apenas carregar texto e imagem nele, como fazer anotações, marcações(estilo caneta marca texto) e outras edições no que estiver armazenado no equipamento.

has4
Veterano
# abr/09 · Editado por: has4
· votar


gwallner
obrigado por mais uma dica!

makumbator
Interessante o referido equipamento, assisti ao demo sobre o produto, realmente, U$900 é uma cassetada de salgado, mas é um produto feito por músico e era exatamente assim que pensei... vi apenas partituras nas exibições, não vi letras cifradas na demonstração, mas acredito que possam ser inseridas. Interessante é que havia pensado na existência de um pedial, logo no início do vídeo, e gostei do pedal que vi e que deve acompanhar o produto para as mudanças de páginas. E também a possiblidade de scanear páginas e utlizar outros softwares como sibellius, finale e office word. Pô, ainda dá pra rodar uns BTs nele, e ainda, usar metrônomo! Pura tecnologia!

Contras (bom... meu English é horrível, mas pelo que pude perceber, meu parecer - apesar de que gostaria de ouvir outras opiniões, de quem sabe English para explicar melhor o que possivelmente tenha entenddo errado no demo aí):

1º - o preço salgado.
2º - Só achei que o visor (tela) deveria ser maior, tipo 19" rsrsrs, pra fechar bonito o produto rsrsrs mas... pode também acoplar no produto um monitor de 19", legal se ele mesmo já o fosse de 19" ha-ha-ha-ha;
3º - dependência - também ficar tendo que comprar partituras e outros produtos (partituras e outros) no site do fabriante é muita dependência para montar uma biblioteca pessoal. Mas acho que o modo scanner salva do word as letras cifradas pretendidas, daí, não é tão dependente assim, né?
4º - Esperei uma letra cifrada, mas acho que é possível inseri-la para visualizá-la, certamente!
5º - Oh, pobreza de $$$$ rsrsrsrs

makumbator, como sempre vc está ligadíssimo, hein?!? Obrigado por proporcionar-me em conhecer mais essa portabilidade. Brigadooo
Mas.... e o brazuca, hein? Quando sairá? Aguardemo-lo? rsrs

MauricioBahia
Moderador
# abr/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


has4

Usa o Firefox.

No Firefox tem a auto-rolagem. Basta clicar com o botão "scroll wheel" do mouse em qualquer parte da página e escolher a velocidade da rolagem direcionando o cursor do mouse para cima ou para baixo no íconezinho redondo que aparecerá na tela.

Enfim, gostaria de saber se existe este programa acessível para os interessados e se ele permite que coloquemos os tamanhos das letras conforme desejarmos, isto é, maiores, para melhor visualização das letras no monitor do notebook, à certa distância.

No Firefox, pressinando CTRL + Botão Wheel do mouse vc reduz a página ou amplia:
http://img19.imageshack.us/img19/4507/pagreduz.gif
http://img245.imageshack.us/img245/7396/pagamplia.gif

Vc pode fazer o repertório no Word por exemplo e salvar em HTML ou TXT (TXT fica sem formatação definida) ou moesmo em imagem (GIF ou JPG) e abrir o arquivo no Firefox direto.

Acho que pode ser um alternativa...

Aliás o Firefox é muito mais rápido para carregar as páginas que o IE...

Abs

has4
Veterano
# abr/09
· votar


MauricioBahia

Eu penso assim: pegar as músicas cifradas que tenho, no formato word (elas estão todas numa mesma página documento word), na sequência do meu repertório (como pretendo tocar o repertório).

Gostaria que, o recurso a ser usado (o que pretendo), apenas rolasse música por música, na velocidade que quero para cada página (leia-se música), mas isto, já estando tudo programado, sem ter que eu clicar em mouse etc (no teclado PC) para mudar velocidade. Entendeu?

Agora, não entendo nada de programação, hein?! (liso leigo louco nada de nadica eu entendo! rsrs).

Abrax, man das madrugas (tamus aí) rsrs

MauricioBahia
Moderador
# abr/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


has4
mas isto, já estando tudo programado, sem ter que eu clicar em mouse etc (no teclado PC) para mudar velocidade. Entendeu?
Entendi... Mas e se houver uma pausa não programada entre uma música e outra?
Abs

makumbator
Veterano
# abr/09
· votar


has4
vi apenas partituras nas exibições, não vi letras cifradas na demonstração, mas acredito que possam ser inseridas.

Sim, qualquer arquivo de imagem comum pode ser inserido, texto e até uma foto!(além de importações diretas de softwares de música).

Interessante é que havia pensado na existência de um pedial, logo no início do vídeo, e gostei do pedal que vi e que deve acompanhar o produto para as mudanças de páginas

Pode-se mudar com o pedal, ou apenas tocando a tela levemente com a ponta do dedo(o cara mostra isso no vídeo). Isso é legal, pois possibilita tanto o uso do hábito físico da mudança de página com a mão, mas com muito mais rapidez e sem erros, quanto o uso do pé, liberando totalmente as mãos para se tocar.

ainda dá pra rodar uns BTs nele, e ainda, usar metrônomo! Pura tecnologia!

Só faltou um afinador! Hehheeh!!!!

no site do fabriante é muita dependência para montar uma biblioteca pessoal. Mas acho que o modo scanner salva do word as letras cifradas pretendidas, daí, não é tão dependente assim, né?

As músicas do site deles são apenas um extra. Pode-se ter o aparelho e inserir no mesmo apenas música escaneada pelo próprio usuário, utilizando um scanner comum, ou colocando direto partituras/tablaturas/cifras em PDF, ou arquivos de imagem, baixados diretamente da internet, por exemplo.

Esperei uma letra cifrada, mas acho que é possível inseri-la para visualizá-la, certamente!

Sim, pode-se colocar letra cifrada. Achei MUITO legal o lance de se inserir marcações, escrever livremente sobre a imagem na tela, circular, sublinhar, colocar dedilhado...enfim, é como se fosse no papel.

Outra coisa legal é o controle de iluminação e propriedades anti-reflexivas da tela(o que é muito importante). Pode-se deixar com a luz bem leve, ou bem forte, para usar a noite em um palco. Não sei se vc observou também, que o aparelho pode ser encaixado na base de uma estante de música.




O único porém é o preço...se não fosse isso, eu com certeza compraria um...é muito prático. Imagine poder ir a diferentes ensaios(com vários repertórios), sem levar pastas pesadas. Para ensaio de banda de baile então é excelente!


Mas.... e o brazuca, hein? Quando sairá? Aguardemo-lo? rsrs

Monta um aí que eu compro!!!! Hhsaashh!

has4
Veterano
# abr/09 · Editado por: has4
· votar


Entendi... Mas e se houver uma pausa não programada entre uma música e outra?
MauricioBahia

Bom, neste caso, a barra de espaço deveria funcionar como uma espécie de pausa, como ocorre nos media players da vida, que, quando teclamos na barra de espaço, dá pause, e quando voltamos a tocá-la, continua. É... acho que seria assim! Dependerá muito do programmer lol

Acho que vou ter que comçar a ler algum: 'how to be a programmer' rsrs vixi, vai demorar d+ rsrsrs

MauricioBahia
Moderador
# abr/09
· votar


has4
Eu trabalho com programação. O que posso dizer é isso deve existir em alguma canto da Web pq me parece muito fácil desenvolver. É uma questão de procurar mesmo.
Abs

gwallner
Veterano
# abr/09
· votar


MauricioBahia
Eu também programo......... flash é a solução mais fácil.

Abraço.

has4
Veterano
# abr/09
· votar


MauricioBahia
gwallner

Hey, programmers men, let's go to start one?

MauricioBahia
Moderador
# abr/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


gwallner
Actionscript é a minha praia! Se é a solução mais fácil aí eu não sei....
Abs

has4
Pra começar, lista tudo o que vc gostaria que programa fizesse. Pode viajar geral. Abstração. Imagina o programa perfeito. Pena que não tenho tempo agora pra pensar nisso. Mas quem sabe dentro de 1 ou 2 meses...
Abs

has4
Veterano
# mai/09
· votar


has4
Pra começar, lista tudo o que vc gostaria que programa fizesse. Pode viajar geral. Abstração. Imagina o programa perfeito. Pena que não tenho tempo agora pra pensar nisso. Mas quem sabe dentro de 1 ou 2 meses...
Abs

MauricioBahia


Pô... legal MauricioBahia... eu diria tudo o que já dissemos acima, considerando que os arquivos são do próprio word mesmo, e que se pudesse determinar que da página 'x' até a 'y' a velocidade fosse 'z' (dentre várias opções).

Que pudesse ser conservado do word, todos os formatos de letras, espaços, etc... o que quer que nele digitássemos.

Que fosse fácil de ser manuseado o tal programa;

Que caso necessitássemos de pause, apenas clicássemos a barra de espaço para parara e novamente para continuar;

Que por ficar algum tempo sem teclar ou utilizar um mouse, a tela nao 'descansasse' (não sei o termo técnico, enfim, para não ficar negra sem nada vermos rsrsrs);


Que assim que inciar a próxima letra cifrada (música), a velocidade se ajuste automaticamente à específica música (isto, já tendo sido estipulada a velocidade previamente para aquela determinada música/página, e para não pecisar o usuário se dirigir ao teclado para ajustar a velocidade pretendida, já que o determinou previamente). Enfim, gostaria que, o recurso a ser usado (o que pretendo), apenas rolasse música por música, na velocidade que quero para cada página (leia-se música), mas isto, já estando tudo programado, sem ter que eu clicar em mouse etc (no teclado PC) para mudar velocidade. Entendeu?

À princípio seria isso aí, basicamente, mas alguém mais aí para 'viajar' dando dicas para a projetável idéia? Aproveitando também o que há de bom por aí? Inclusive, será que o pessoal do CIFRACLUB.COM.BR não participaria com o conhecimento e idéias, hein?!? Acho difícil, mas, tá aí... Sam e/ou Cia ou quem quer que seja, help us!!!

has4
Veterano
# mai/09 · Editado por: has4
· votar


Hey, programmers men
has4

or women - lol

has4
Veterano
# dez/09 · Editado por: has4
· votar


É... ainda espero obter isso aí... quem sabe um dia, né? Ainda não consegui, mas logo, logo, creio, teremos algum protótipo ou o próprio. Ah se eu soubesse programar...

Só para rever um preview do acima comentado:





has4
Veterano
# mai/10
· votar


Oh gente, na boa mesmo, é q eu ainda tô procurando o programa aí, mas, até agora, nada! Alguém aí? Brigado.

has4
Veterano
# out/10
· votar


sim, alguém no FCC já viu ou usou pessoamente estas estantes digitais para partituras e cifras? Destas, citadas nos links e vídeos acima?
Qual seria o preço delas no Brasil, hein??

http://corporate.freehandmusic.com/

Abrax, galera!

terence
Veterano
# jul/11
· votar


Na questão "nao ser profissional" q o amigo "veterano se refere: Então o REI ROBERTO CARLOS não é profissional porque ele le as proprias canções? é isso?
humm

ricolb
Veterano
# jul/11 · Editado por: ricolb
· votar


has4
Opa, não li tudo, mas se ninguém falou te dou uma idéia que talvez sirva:

Abra o doc do Word e utilize esses softwares que usam pra gravar tudo o que se faz no PC, tipo Camtasia, se não me engano. São os softs que são usados pra se gravar video-aulas destas que postam no YouTube.

Aí é só dimensionar a fonte no Word e ir rolando a barra no andamento que vc quiser e gravar estes movimentos em vídeo. ABÇS!

edit: "Nem vi a data".

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a barra de rolagem automatica repertório no notebook - by has4